1 de setembro de 2013

O Labirinto do Fauno




Título Original: El Laberinto del Fauno;
Lançamento: 2006;
Direção: Guillermo Del Toro;
Principais atores: Ivana Baquero, Doug Jones, Sergi López, Maribel Verdú, Ariadna Gil, Álex Angulo;
Gênero: Fantasia.







O Labirinto do Fauno é um filme de fantasia dirigido por Guillermo Del Toro. Eu, admirador desse gênero nas telas, tinha vontade de assisti-lo há muito tempo. Foi lançado em 2006, indicado a seis estatuetas do Oscar, concorrendo à melhor direção de arte, melhor fotografia, melhor maquiagem os quais ganhou. Para roteiro original, trilha sonora e melhor filme estrangeiro, não ganhou.

Convenhamos, para um filme fora do eixo “hollywoodiano”, um grande feito. Vamos lá. Em relação ao enredo, notamos um ciclo, um círculo. O filme começa com uma cena em momentos finais e faz um retorno a um ponto anterior, a história se desenvolve até chegar ao ponto em que começou e, então, acabar.

28 de julho de 2013

Giro de Notícias: Final de Julho



Kate, George e William
No dia 22 de julho, segunda-feira, nasceu George, o primeiro filho de príncipe William e Kate Middleton. A espera por essa criança foi tão grande que os britânicos jogaram em casa de apostas, tentando acertar qual seria o nome do pequeno. Os principais nomes eram George, James, Alexander, Richard e Louis. Uma notícia legal para os estudiosos sobre monarquia e simpatizantes do assunto, mas nada que exija tanto dos telejornais. Um aspecto interessante para além da futilidade do assunto, George é o nome do padroeiro da Inglaterra (Saint George). Próxima.

<http://br.mulher.yahoo.com/beb%C3%AA-real-se-chama-george-alexander-louis-174827569.html>.

13 de julho de 2013

Guerra Mundial Z







Confesso que nunca fui muito fã de Zumbis. Por que? Porque dentre todas as criaturas assustadoras, essa é a que a explicação menos me convence. Fantasmas são aparições de pessoas que morreram, tudo bem, muita gente morre, fato comprovado cientificamente. Zumbis são mortos-vivos, só conheço uma história de quem morreu e ressuscitou e, ainda assim, não é a mesma coisa. Mas os Zumbis podem ficar assim por vários motivos: radiação, vírus, universidade e... mais alguns.

Um dia desses fui ao cinema com uma amiga, preparada e esperançosa para assistir um filme. Chegando lá, o mesmo não estava mais em cartaz. Escondendo a frustração, optamos por outro, que começava em um bom horário e era dublado e em 3D, praticamente a situação perfeita. "Guerra Mundial Z", parece legal. Compramos as pipocas, os refrigerantes, pegamos os óculos e entramos. 

29 de junho de 2013

Acadêmia Brasileira de Letras: Há algumas Pedras no Caminho.


Perto de completar 116 anos, fato que se comemora em 20 de julho, a Acadêmia Brasileira de Letras (ABL), sedeada na Cidade Maravilhosa, elege o sociólogo, professor e ex-presidente da republica, Fernando Henrique Cardoso, para suceder um membro, o jornalista João de Scantimburgo, que faleceu em março desse ano.

O fato, infelizmente, não gerou polêmicas. Digo infelizmente, pois esperava, assim como demais pessoas das Letras, que a ABL fosse ocupada por quem fizesse jus à cadeira.


Fundada em 1897, seguindo os moldes da Acadêmia Francesa, por escritores como Machado de Assis, Lúcio de Mendonça, Inglês de Souza, Olavo Bilac, Afonso Celso, Graça Aranha, Medeiros e Albuquerque, Joaquim Nabuco, Teixeira de Melo, Visconde de Tauanay e Rui Barbosa, é composta por 40 membros efetivos e perpétuos e por 20 sócios estrangeiros. Sua finalidade é cultivar o português brasileiro e sua literatura. Atualmente é presidida pela escritora Ana Maria Machado, ela que diz que "Só se chega por acaso, pois é impossível encontrar o caminho sem se perder".

28 de junho de 2013

Henry VIII and His Six Wives

I thought his blue eyes were watching me


Henry VIII foi um dos Monarcas mais marcantes da história da Europa. Governou a Inglaterra de 1509 a 1547. Membro da dinastia Tudor, ele foi herdeiro de Henrique VII, este conquistou o direito à coroa por derrotar o exército do Rei Ricardo III, último da dinastia Plantageneta, e garantindo seus direitos ao casar com a filha de Eduardo IV, irmão mais velho de Ricardo III, que também havia sido Rei.


Enfim, Henrique VIII é conhecido por ter sido um dos mais rígidos reis da Inglaterra e a condenar à morte sem o mínimo de misericórdia quem se colocava contrário aos seus ideais. Ele foi responsável pelo rompimento da Inglaterra com a religião Católica e a criação da Igreja Anglicana cujo líder máximo era o Rei. 

24 de junho de 2013

Ao Vento



Palavras, vento
Palavras ao vento
Lançadas ao solo
Revertidas em sementes
Cultivadas como sonhos
Broto verde
Surgi
Urgi
A questão
Arrancá-lo como erva daninha
Ou ampará-lo
Sabedor de que seus frutos
Alimentar-nos-ão em presente-futuro
Por toda uma eterna vida
Levada não mais em vão?

Paula Junior

2 de junho de 2013

As Aventuras de Pi




Título Original: Life of Pi;
Lançamento: 2012;
Direção: Aang Lee;
Principais Atores: Suraj Sharma, Irrfan Khan, Rafe Spall, Adill Hussain;
Gênero: Aventura.





Uma bela produção cinematográfica, vencedora de 4 estatuetas do Oscar em 2013, “As Aventuras de Pi”, no original “Life of Pi”, traz uma excelente história para o espectador e um conteúdo muito rico.

Certa vez, em algum momento chegou uma informação até a mim de que uma obra artística tem seu valor cada vez maior de acordo com as inúmeras interpretações que ela permite ao seu observador. Em outras palavras, quanto mais interpretações plausíveis uma obra de arte ter, mais valiosa ela é.

18 de maio de 2013

Os Segredos dos... Professores

Coelho da Páscoa, Sandman (Sonho), Papei Noel, Fada do Dente e Jack Frost (Garoto da Neve)


Coelho da Páscoa, Sandman (Sonho), Papai Noel, Fada do Dente e Jack Frost (Garoto da Neve), facilmente substituídos por Professor de Português, professor de Matemática, Professor de Educação Física, Professor de Geografia, etc.. Substituídos por PROFESSORES. No trailer do filme diz "Nossa missão é proteger as crianças do mundo, circulamos de diversas formas e sobre diversas circunstâncias, trazemos maravilhas e esperanças, alegrias e sonhos, e nossos poderes são maiores do que você pode imaginar desde que acreditem em NÓS".

Ao longo do filme, os guardiões entram em um debate "faz tempo que não brinco ou chego perto de uma criança" e então Papai Noel diz: "Estão tão preocupados em dar alegria para as crianças, em fazer o melhor todo ano, que não sei o que é ser... CRIANÇA". No caso aqui seria os alunos.

23 de abril de 2013

Palavras na Sombra



Procurei no dicionário
A classificação do advérbio lá
Não olhei na gramática
Por não tê-la por cá
Suscitou-se uma dúvida
A me incomodar
Qual seria a diferença de lá pra cá
Por se tratar de poesia
Uma confusão parece se instaurar
Afinal... do que eu estaria a questionar?

21 de abril de 2013

Tiradentes




Era dia 21 de abril de 1792.

221 anos depois e cá estamos nós para falar de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

O quarto filho de Domingos da Silva Xavier e Maria Paula da Encarnação Xavier foi batizado em 12 de novembro de 1746. Dentista (deve ser daí que surge o 'Tiradentes'), tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuava nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro, na época do Brasil colonial, esse foi o mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil, bem como das Polícias Militares do Estado. Sim, um Herói Nacional.

Em 1757, órfão de pai e mãe, Joaquim José fica sob a tutela de um primo, que era dentista. Sua família perdeu propriedades devido a dividas e, talvez por isso, Joaquim não pode fazer estudos regulares. O menino trabalhou como mascate e minerador, além de se dedicar a praticas farmacêuticas e à profissão e dentista (Sim, daí que surge 'Tiradentes').

29 de março de 2013

O Guardião de Memórias




O livro “Guardião de Memórias” foi escrito por Kim Edwards e é um dos livros mais vendidos do ano de 2008. Um Best-seller e esse é um dos motivos pelos quais você provavelmente não lembre desse livro.

Trata-se da história de David Henry, um médico cuja preocupação sempre foi ajudar as outras pessoas, da melhor maneira possível. Crescido em uma família humilde e de poucas condições econômicas, lida com a grande tristeza de ter perdido uma irmã quando era adolescente. Nesse momento que decide ser médico.

2 de março de 2013

Mamonas Assassinas

Tem gente que ainda tem a fita da banda. Imagem mandada por Thiago Fernando.



Eu tenho 19 anos. Hoje faz 17 anos que os Mamonas Assassinas voaram para o “inesquecimento”. Se eu gosto, gostava ou gostei dessa banda que mal conheci? Só de pensar que nós dois éramos dois... A resposta é sim.

Difícil entender como alguém não riria de tantas músicas cômicas como aquelas, não é?

Mamonas Assassinas, ou apenas Mamonas, para os íntimos, foi uma banda brasileira de rock cômico, tinha uma mistura de punk rock com alguns gêneros populares, como, o forro, o brega, o heavy metal, o pagode, Rap, reggae e até música mexicana.

Com uma carreira curta, bem curta, que durou de julho de 1995 até março de 1996, a banda conquistou multidões de fãs, tinham muito sucesso e apenas um álbum de estúdio, “Mamonas Assassinas”, lançado em junho de 1995. O álbum vendeu mais de 3 milhões de cópias no Brasil e ganhou o “Disco de Diamante”.

21 de fevereiro de 2013

O Homem de La Mancha






O Homem de La Mancha é um musical escrito por Dale Wasserman e com músicas de Mitch Leigh e letras de Joe Darion. A obra foi baseada no livro "Don Quijote", de Miguel de Cervantes.

O músical foi apresentado pela Broadway, pela primeira vez, em 1965. Foi reapresentado várias vezes e se tornou um dos espetáculos mais vistos e uma das esolhas mais populares das companhias teatrais.

Para averiguarmos o motivo de tanto sucesso, ai vai um pequeno resumo da obra, que, a meu ver, é realmente encantadora.

15 de fevereiro de 2013

NCIS





Pois é, leitores, nunca escondi de vocês minha admiração pelos romances policiais, pela quantidade de resenhas da rainha do crime Agatha Christie que se encontram nesse blog, é possível comprovar isso. O que realmente me encanta é a investigação, o suspense, a surpresa... Sendo assim, também sou fã dos seriados de investigação criminal. Recentemente meu horário de almoço tem sido na companhia de minha nova descoberta: NCIS.

NCIS, no bom e velho inglês significa "Naval Criminal Investigative Service". É uma série estadunidense que investiga todos os tipos de crimes relacionados à Marinha dos EUA, ao Corpo de Fuzileiros Navais e suas famílias. Começou a ser produzida pelo canal CBS em setembro de 2003, estando hoje em sua décima temporada, iniciada em 25 de setembro de 2012. Foi criado por Donald Bellisario e McGill Don.

13 de fevereiro de 2013

Pimentinha




Caro leitor, se você sobreviveu à sétima série do ensino fundamental, deve-se lembrar que é o atual oitavo ano --', essa garota pode ter lhe ajudado, de alguma forma.

Confesso que imaginei haver mais materiais sobre esse desenho, o que também me surpreendeu foi o curto tempo que o mesmo foi transmitido, que, juntando os três canais que tinham seus direitos, foi exibido apenas entre 1999 e 2003.

12 de fevereiro de 2013

Death Note - Episódio 5: Tática





O quinto episódio de Death Note é intitulado “Diplomacia”. Ao fim do capítulo anterior, Light consegue descobrir o nome de seu seguidor, o Agente Raye Penber e decide matá-lo.

De certa forma, o espectador cria uma pequena simpatia por esse personagem e não leva tão a sério a possibilidade de morte do investigador. Uma personagem é inserida na trama, a mulher do agente. Raye Penber descarta a possibilidade de responsabilidade das mortes por Light no encontro que eles tiveram no ônibus sequestrado e pede para que o estudante não comente nada com ninguém, pois sua presença no Japão concerne a uma investigação ultra-secreta.

10 de fevereiro de 2013

O Retrato Oval





Edgar Allan Poe, 1842
 
O château em que meu criado se arriscara a forçar entrada, em vez de me deixar, em minha desesperadora condição de ferido, passar uma noite ao relento, era uma daquelas construções mesclando melancolia e grandeza que por muito tempo carranquearam entre os Apeninos, tanto na realidade quanto na imaginação da Sra. Radcliffe. Ao que tudo indicava, fora abandonado havia pouco e temporariamente. Acomodamo-nos num dos quartos menores e menos suntuosamente mobiliados, que ficava num remoto torreão do edifício. Sua decoração era rica, porém esfarrapada e antiga. As paredes estavam forradas com tapeçarias e ornadas com diversos e multiformes troféus heráldicos, juntamente com um número inusual de espirituosas pinturas modernas em molduras de ricos arabescos dourados. Por essas pinturas, que pendiam das paredes não só de suas principais superfícies, mas de muitos recessos que a arquitetura bizarra do château fez necessários; por essas pinturas meu delírio incipiente, talvez, fizera-me tomar interesse profundo; de modo que ordenei a Pedro fechar os pesados postigos do quarto – visto que já era noite – acender as chamas de um alto candelabro que se encontrava à cabeceira de minha cama e abrir amplamente as cortinas franjadas de veludo negro que a envolviam. Desejei que tudo isso fosse feito para que pudesse abandonar-me, ao menos alternativamente, se não adormecesse, à contemplação das pinturas e à leitura atenta de um pequeno volume encontrado sobre o travesseiro, que se propunha a criticá-las e descrevê-las.

2 de fevereiro de 2013

Um Brinde de Cianureto



"Rosemary, significa rosmaninho, recordar."

Com a citação de "Um Brinde de Cianureto", inicio essa postagem, recordando.

Originalmente entitulado "Sparkling Cyanide", o livro foi escrito pela Rainha do Crime Agatha Christie e publicado em 1944, em inglês, o que faz sentido, já que nossa escritora é britânica. Assim como a maioria de suas obras que eu já li, "Um Brinde de Cianureto" surpreende o leitor, mostra o imaginável a cada página para que, no final, possamos ficar admirados com a astúcia e criatividade da autora. Posso dizer que funciona.

Como fã antiga da romancista, aprendi a ler cada frase como se nela estivesse a solução de tudo, cada palavra narrada poderia ser retomada posteriormente, mais ou menos como aquele dito "tudo o que você disser pode ser usado contra você [no tribunal]". Assim, quem sabe, eu poderia estar perto de dizer "Áh, você não me enganou dessa vez!".

31 de janeiro de 2013

Prêmios de Literatura: Jabuti e Nobel




Existem algumas formas de se entender Literatura, que são tidas a partir da função que o texto literário pretende alcançar ao ser produzido. Não, não estou tratando de conceitos, pois esse campo diz respeito a estudiosos da literatura. De forma superficial, pode-se adiantar que para alguns, seguidores da linha de Antônio Cândido, literatura é a formação de um sistema em que deve haver a trinca escritor-obra-leitor mais a tradição. Outros afirmam que a literatura entendida como clássica não pode ser vista como tal no tempo em que é produzida. Enfim, as duas visões que podemos colocar sobre uma obra literária correspondem à finalidade que ela possui: constituir-se produto comercial ou obra de arte.

Meu envolvimento em outras pesquisas não permite desbravar a possibilidade de conciliar a obra de arte ao apelo comercial de modo que uma obra que seja considerada boa literatura, seja bom produto de comércio. Ainda assim, arrisco afirmar que seja possível uma aproximação, embora, qualquer apelo comercial faça com que a academia suspeite da qualidade literária de alguns títulos. Por exemplo, Saramago, Nobel de Literatura, em 1998, sofreu alguma resistência em algumas de suas últimas obras, a razão principal se deve ao fato de Pilar Del Rio, sua esposa, promovê-lo incansavelmente.

30 de janeiro de 2013

Os Álbuns do Iron Maiden - Parte 3




Fala sério, tá dando um trabalho sentido essa série de posts sobre os álbuns do Maiden, mas como um fã cujo sonho é ver um show, não paramos por aqui e, por isso, vamos adiante. Uma curiosidade para dar uma esquentadinha na postagem. Você sabia que Bruce Dickinson, entre as muitas coisas que ele sabe fazer, é um esgrimista que já foi capitão da seleção inglesa de esgrima e por pouco não participou de uma olimpíadas?

27 de janeiro de 2013

Death Note - Episódio 4: Perseguição




Todo o suspense deixado no episódio anterior se acaba ainda no início do quarto episódio. Kira responde com desdém que não aceita a oferta de Ryuk, afinal, seu plano é tornar o mundo melhor e a ideia de ter menos tempo de vida para estar nele não lhe agrada.

Ryuk diz que pelo menos Kira não vai poder dizer que não foi avisado da possibilidade desse negócio. A preocupação do garoto agora é de descobrir quem está lhe seguindo. Então, decide fazer alguns testes com os bandidos presos e chega a conclusão que tudo que escreve no Death Note acontece, claro, dentro das possibilidades. Com esse conhecimento, bola um plano para descobrir quem lhe segue.

23 de janeiro de 2013

As Artes das Palavras - Palavrão





Palavrão, segundo o Dicionário:  Palavra grande e que se pronuncia dificilmente. Termo empolado. Palavrada. Palavra obscena ou grosseira. = Nome Feio, Obscenidade, Tabuísmo.

Então vamos lá: Otorrinolaringologista. Onomatopeia. Paralelepípedo. Não, não é disso que estou falando.

17 de janeiro de 2013

Desmundo





Não é fácil aceitar, entender o porquê da vida. Viver para tudo acabar dessa forma. Talvez Deus ou o responsável por toda a criação não tenha pensado em como nos sentiríamos ao chegar esse dia.

Uma questão de crenças.

O desespero é tanto que a depressão cresce significativamente na população.

Uns se culpam por não terem sido a pessoa que seus pais sonharam. Outros, por não ter vivido com eles.

Pais não sabem como proteger seus filhos, aliás, se deram conta disso há pouco, deixaram a criação por conta da tecnologia e agora se veem presos num beco sem saída, pacientes estão sós em hospitais, pois os funcionários correm contra o tempo em busca de uma salvação que acreditam existir, o trabalho é desgastante e sair mais cedo uma vez não faria diferença. A família os esquece como quem compra uma roupa nova e aposenta as antigas.

O Hobbit


Numa toca no chão vivia um hobbit

Isso mesmo: “Numa toca no chão vivia um hobbit”. Assim começa a história do nosso protagonista Bilbo Bolseiro, um hobbit acomodado e comilão. Claro, essas são características comuns aos hobbits e se você não sabe que tipo de criatura é essa, saiba que eles possuem um formato humanoide, menor que um anão, com pelos nos pés.

O livro de John Ronald Reuel Tolkien foi publicado pela primeira vez em setembro de 1937. Ele traz alguns temas universais, como, o companheirismo, amizade e guerra. Muitos críticos acreditam que há influências de contos de fadas, da mitologia (sobretudo, nórdica) que contribuiu para a criação dessa nova; e da primeira guerra mundial.

15 de janeiro de 2013

Doug Funnie





Sabe aquela época em que se criavam bons desenhos, com personagens terrestres e peles coloridas? Super herois que usavam cuecas por cima da calça e capa? Cachorros com nomes interessantes e viciantes? Abertura com assobios, páginas folhadas...? Se você sabe do que estou falando é sinal de que os momentos que passou na frente da televisão em sua infância valeram a pena.

Doug é uma série americana do canal Nickelodeon originada de um livro não publicado, "Doug Got a New Pair of Shoes. Criado por Jim Jinkins em 1990, foi produzido pela Jumbo Pictures de 1991 até 1995. Em 1996, a Disney produziu novos episódios. No Brasil, o desenho era transmitido pelas Emissoras SBT, TV Cultura e, mais tarde, Band; os produzidos pela Disney foram transmitidos pela Disney Channel e pela SBT. Em 2009, a TV Cultura voltou a exibir os episódios da primeira fase, época da Jumbo.

10 de janeiro de 2013

Os Caracóis e a Ditadura Militar




Debaixo dos caracóis dos seus cabelos
-Roberto Carlos

Um dia a areia branca
Seus pés irão tocar
E vai molhar seus cabelos
A água azul do mar
Janelas e portas vão se abrir
Pra ver você chegar
E ao se sentir em casa
Sorrindo vai chorar
Debaixo dos caracóis dos seus cabelos
Uma história pra contar de um mundo tão distante
Debaixo dos caracóis dos seus cabelos
Um soluço e a vontade de ficar mais um instante