23 de janeiro de 2013

As Artes das Palavras - Palavrão





Palavrão, segundo o Dicionário:  Palavra grande e que se pronuncia dificilmente. Termo empolado. Palavrada. Palavra obscena ou grosseira. = Nome Feio, Obscenidade, Tabuísmo.

Então vamos lá: Otorrinolaringologista. Onomatopeia. Paralelepípedo. Não, não é disso que estou falando.


Qual a primeira frase que lhe vem a mente quando você sai correndo atrás de um ônibus? "Áh, que pena". Não, posso apostar que você imagina um "Caralho, que droga, motorista filho da p***".

E quando você se machuca? Puta que pariu. Mas, para isso você conta com um bom argumento. Segundo estudos de uma universidade inglesa, Keele University, quem fala pouco palavrão aguenta a dor por mais tempo quando xinga. Sendo assim, manere na quantidade de pessoas que você manda ir tomar no cu.

Se bem que a expressão "Tomar no Cu" já está se tornando um cumprimento, um agradecimento.


O uso de palavrões não é aconselhado, nunca. Mas, existem expressões que já não são consideradas tão vulgares quanto outras, como é o caso de: Caralho, Merda, Caramba, o nosso Vai Tomar no Cu, Fudeu...

Outras palavras, por sua vez, temos a vergonha de pronunciar e julgamos quem às mencionam, é o caso de: @%#*, @&#**@(, *#)@($%¨¨& e, é claro, +_!#(*(**.
 
A utilização de palavrões é tão antiga quanto a linguagem. Já imaginaram os portugueses chagando aqui e falando "Puta que Pariu"? Pois é, por que não?

Mas o que será que essas ofensas realmente significam ou significavam?

IDIOTA: Para nós, sinônimo de ignorância. Mas o termo era usado por psiquiatras para nomear um tipo de deficiência que atrasa o desenvolvimento mental.

 OTÁRIO: Palavra que se originou do Lunfardo, uma língua não oficial de Buenos Aires, significa algo do tipo "homem ingênuo".

 PUTA QUE PARIU: Essa expressão significava literalmente "volte ao corpo de sua mãe, que é uma prostituta", hoje ela foi abreviada para PQP e já não é tão agressiva.

 IMBECIL: Essa palavra vem do latim imbecillis e significava fraco, frágil. Tudo, inclusive a saúde de alguém, a situação financeira, poderia ser assim chamada.

E hoje, quais os palavrões que deixaremos para nossos netos? Quem sabe palavras do tipo: Vergonha na Cara, Silêncio.

Imaginem substituirmos o termo "Vai Tomar no Cu" por um "Vai Trabalhar" e esse último ofender alguém.

É, só falta usarmos palavras "inofencivas" como palavras de baixo calão, já que as próprias palavras ofencivas estão perdendo o poder, de tantas utilizações.

Então, gostou do post? Ele te ajudou em algo?
Não? Então vai Tomar no Cu, fica na sua.
Sim? Então vai Tomar no Cu, que bom.

4 comentários:

  1. Realmente muitos palavrões já viraram virgula, força de expressão até.
    Tem quem diga que isso é uma coisa boa, liberdade de expressão e tal, mas daqui a pouco vamos ficar sem o que falar quando a situação realmente necessita de um palavrão kkkk
    Então vai tomar no cu, seu post foi muito legal xD

    Beijos
    Marta
    As Palavras Fugiram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marta, vamos então economizar na nossa liberdade de expressão antes que seja necessário crias novas ofensas para desestressas =D.

      Excluir
  2. Bom post, Shirley. Engraçado que a língua reflete um pouco da cultura do País. Por exemplo, no Japão, não há palavrões. Aconteceu num jogo de futebol, o técnico era brasileiro e a torcida começou a reclamar. Ele perguntou pro tradutor o que eles estavam falando e o tradutor respondeu: "eles estão gritando 'mau juiz'". Aqui, seria algo um pouco mais ríspido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui quem seria chingado nem seria o juiz, mas sua mãe, coitada.

      Excluir