6 de janeiro de 2013

Capital Inicial



"Mas só chove, chove, chove, chove..." Fãs de Capital Inicial que nunca lembraram desse trecho em um dia chuvoso que atirem a primeira pedra. Capital Inicial é uma das melhores bandas de rock do Brasil, criada em 1982 no Distrito Federal. A banda é formada por Dinho Ouro Preto nos vocais e guitarra, Flávio Lemos no baixo, Fê Lemos na bateria, Yves Passarell na guitarra e por Robledo Silva e Fabiano Carelli como músico de apoio, no teclado, guitarra e violão.

Capital Inicial surgiu com o fim da banda Aborto Elétrico, que tinha como integrantes Fê Lemos, Flávio Lemos e o saudoso Renato Russo. Imaginem agora a qualidade dessa banda que deu origem para duas das melhores bandas de rock ouvidas até hoje. Para confundir um pouquinho mais as mentes dos roqueiros nacionais: Fê Lemos e Flávio Lemos tocavam no Aborto Elétrico junto com Renato Russo e Loro Jones, oriundo da banda Blitz. Dinho Ouro Preto era baixista na banda "dado e o reino animal", onde tocavam também Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, que formaram, junto com Renato Russo, a banda Legião Urbana.

Estreiam em julho de 83 em Brasília, tocando em seguida em São Paulo e no Rio de Janeiro. Uma das características da banda era tocar em grandes palcos no início da carreira. Em 1985 mudam para São Paulo e em seguida lançam seu primeiro registro em vinil, "Descendo o Rio Nilo/Leve Desespero", um compacto duplo. No mesmo ano participam da trilha sonora do primeiro "filme-rock" brasileiro, "Areias Escaldantes", de Francisco de Paula; outras bandas participantes foram: Ultraje a Rigor, Titãs, Lobão e os Ronaldos, Ira!, Metrô, Lulu Santos e May East.

  "Um rock limpo, vigoroso, dançante e sobretudo competente, a quilômetros de distância da mesmice que assaltou a música pop brasileira nos últimos tempos", essa foi a crítica do jornalista Mário Nery para o primeiro LP da banda, pela Polygram. O álbum trazia "Música Urbana", "Psicopata", "Fátima", "Veraneio Vascaína", que foi censurada pela Polícia Federal, "Leve Desespero" etc., levando Capital a ganhar seu primeiro disco de ouro em 1986. Em 1991, participam da segunda edição do Rock in Rio.

Em 1993 divergências musicais e pessoais levam Dinho Ouro Preto a seguir carreira solo. O novo vocalista é Murilo Lima, com ele a banda lança "Rua 47", em 95. Em 1996 é lançado "Capital Inicial Ao Vivo", primeiro album pela Qualé Cumpadi Records, gravadora independente montada pela banda. Durante os cinco anos seguintes a banda tem menos aparições, fazendo com que o público pensasse que ela tivesse acabado.

Em março de 1998, devido ao respaldo do lançamento do álbum "O Melhor do Capital Inicial", das execuções nas rádios e do apoio dos fãs, os quatro integrantes que originaram a Capital decidem voltar aos palcos. Dinho, Fê, Flávio e Loro Jones voltam com um show em comemoração aos 15 anos da banda e aos 20 anos do nascimento do rock candango.

 Em 1999, a banda faz uma turnê no Brasil e, além dos antigos fãs, encontra um publico adolescente que não conhecia seus primeiros discos. Surge a ideia de fazer um disco ao vivo juntando novos e antigos sucessos. Em parceria com a MTV, o disco é lançado em 26 de maio e é sucesso de vendas.

Em 2007 venceu o Prêmio Multishow de Música Brasileira.

A banda conta com 13 álbuns de estúdio: (1986) Capital Inicial; (1987) Independência, que foi lançado estrategicamente no dia 07 de Setembro; (1988) Você Não Precisa Entender; (1989) Todos os Lados; (1991) Eletricidade; (1995) Rua 47; (1998) Atrás dos Olhos; (2002) Rosas e Vinho Tinto; (2004) Gigante!; (2005) MTV Especial: Aborto Elétrico; (2007) Eu Nunca Disse Adeus; (2010) Das Kapital e (2012) Saturno.

A banda possui um grande repertório, dentre ele estão as músicas: Primeiros Erros, Natasha, Quatro vezes você, O Lado Escuro da Lua, Fogo, Não Olhe para Trás, Vivendo e Aprendendo, À Sua Maneira, Depois da Meia Noite, Como se Sente, Eu Nunca Disse Adeus etc.

Para deixar saudades, nada melhor que terminar o post com a música que ele foi iniciado, “Primeiros Erros”.

Meu caminho é cada manhã
Não procure saber onde estou
Meu destino não é de ninguém
E eu não deixo os meus passos no chão
Se você não entende não vê
Se não me vê não entende
Não procure saber onde estou
Se o meu jeito te surpreende
Se o meu corpo virasse sol
Se a minha mente virasse ar
Mas só chove, chove
Chove, chove
Se um dia eu pudesse ver
Meu passado inteiro
E fizesse parar de chover
Nos primeiros erros
Meu corpo viraria sol
Minha mente viraria ar
Mas só chove, chove
Chove, chove (2x)


Nenhum comentário:

Postar um comentário