28 de junho de 2013

Henry VIII and His Six Wives

I thought his blue eyes were watching me


Henry VIII foi um dos Monarcas mais marcantes da história da Europa. Governou a Inglaterra de 1509 a 1547. Membro da dinastia Tudor, ele foi herdeiro de Henrique VII, este conquistou o direito à coroa por derrotar o exército do Rei Ricardo III, último da dinastia Plantageneta, e garantindo seus direitos ao casar com a filha de Eduardo IV, irmão mais velho de Ricardo III, que também havia sido Rei.


Enfim, Henrique VIII é conhecido por ter sido um dos mais rígidos reis da Inglaterra e a condenar à morte sem o mínimo de misericórdia quem se colocava contrário aos seus ideais. Ele foi responsável pelo rompimento da Inglaterra com a religião Católica e a criação da Igreja Anglicana cujo líder máximo era o Rei. 

Além disso, ele também ficou conhecido pela assinatura de diversas(os) leis/tratados importantes, como, “Union Acts” (Atos de União, tradução livre), que selava a união da Inglaterra e Gales, “Buggery Act” (Ato de Sodomia, tradução livre), essa lei condenava ao enforcamento quem praticasse sodomia, ou seja, atos sexuais considerados não naturais, que fossem contra a vontade de Deus e do homem, e o “Witchcraft Act” (Ato de Bruxaria, tradução livre), essa lei castigava com a morte quem fosse pego fazendo algo que fosse caracterizado como bruxaria.

Entre esses e outros eventos, outro aspecto interessante em relação a vida desse monarca foi a sua vida conjugal. Henrique se casou seis vezes. Foram Rainhas, Katherine of Aragon, Anne Boleyn, Jane Seymour, Anne of Cleves, Katherine Howard e Catherine Parr. É esse aspecto da vida do Rei que o livro em questão, “Henry VIII and His Six Wives” (Henrique VIII e Suas Seis Esposas, tradução livre), tem foco.

O livro é escrito por Janet Hardy-Gould, professora experiente e interessada em História Europeia. A narrativa traz três personagens: Catherine Parr, Margaret e o Tio Willian. A história acontece depois da morte de Henrique VIII. Catherine, até então, Rainha, encontra uma caixa de madeira com algumas cartas, estas foram escritas pelas Rainhas anteriores.

No primeiro capítulo, temos a construção desse cenário. Henrique morto, a caixa encontrada, uma rápida conversa entre Catherine e a sua criada, Margaret. A Rainha decide, então, contar a respeito da vida amorosa de seu marido.

Katherine of Aragon foi sua primeira esposa. Ela era noiva do irmão mais velho de Henry, Arthur, que era o herdeiro ao trono, os dois chegaram a se casar, mas a união não chegou a ser consumada, pois o então herdeiro falecera. Aos dezessete anos de idade, Henry VIII se casa com Katherine of Aragon. Os dois tiveram uma filha, Mary. Os dois foram casados durante vinte e quatro anos. Katherine era católica e possuía origem espanhola. Henry, insatisfeito com o casamento e pela falta de sorte em ter um filho homem para manter o governo sob o brasão da Dinastia Tudor, decide se divorciar. Parta tanto, foi necessário o rompimento com a Igreja Católica e a criação da Igreja Anglicana. Katherine demonstrou-se ser sempre devota do marido e muitos ingleses, sobretudo os católicos, continuavam a considerá-la Rainha da Inglaterra.

A sua segunda esposa foi Anne Boleyn, uma mulher astuta e linda. Ela conquistou o coração do Rei. O processo de divórcio de Henrique levou sete anos e o seu segundo casamento durou três anos e meio. Nesse tempo, eles tiveram mais uma filha, agora a Princesa Elizabeth. Anne Boleyn não era simplesmente uma Rainha, submissa ao Rei. Ela possuía uma visão política e não era totalmente passiva. Isso fez com que ela tivesse alguns inimigos, que plantaram a ideia de que ela tinha amantes. A história apregoa que ela realmente traiu o Rei. Resultado final, ela foi mandada para uma torre e condenada à morte, decapitada.

Jane Seymour foi a terceira esposa do Rei e, aparentemente, uma das que ele mais amou. Com ela, teve um filho, Edward. Finalmente, Henry teria um herdeiro homem, que seria responsável por levar o nome da família adiante. A personalidade de Jane era completamente diferente da de Anne Boleyn, ela era mais cuidadosa e atenciosa, mais mãe. O casamento deles aconteceu dez dias depois da morte de Anne Boleyn e, nesse momento, Henry começava a ficar gordo e perdia um pouco da sua beleza. A Rainha morreu cerca de doze dias após o parto e marcou profundamente o Rei. O corpo dele foi enterrado ao lado do dela.

O quarto casamento do Rei se deu de maneira curiosa. Anne of Cleves é conhecida como a esposa feia de Henry. Depois da morte de Jane, o monarca ficou sozinho e triste, por isso, procurava por uma nova esposa. Alguém lhe falou a respeito de uma jovem princesa alemã. Uma visita à Alemanha era impossibilitada. Então, Henrique pediu para que fosse feita uma pintura da princesa. Ao ver a pintura, ele ficou apaixonado instantaneamente por ela. Contudo, quando a viu pessoalmente, a beleza da pintura não correspondia com a pessoa que a inspirou. Henrique, infeliz, manteve a palavra de casamento, mas esse durou seis meses e então se divorciou. Aparentemente, ela aceitou a separação tranquilamente e decidiu ficar na Inglaterra, com a sua herança, evidentemente.

Lembrem-se, o Rei nessa altura já não é um galã. Sua quinta esposa foi Katherine Howard. O monarca queria ter mais um filho, pois, uma criança podia morrer a qualquer momento. Como antes citado, Henrique não é mais um galã, ele possui quarenta e nove anos e tem uma perna machucada. Katherine tinha apenas dezoito anos, ou seja, trinta e um anos mais nova. Em relação à esposa anterior, Howard era muito diferente, ela era bonita, atraente e excitante. Provavelmente ela não amasse o Rei, mas não é fácil recusar um pedido do maior chefe do reino, além da pressão familiar, antiga e tradicional. Durante o casamento, Katherine teve casos amorosos com outros homens, um deles foi Thomas Culpeper. Resultado, ela foi mandada para torre e decapitada.

Por fim, a Rainha personagem da história, Catherine Parr. Você, leitor(a) atento, percebeu que Henry tinha uma queda por Annes e (C)Katherines. Enfim, nesse momento da vida, Henrique está mais interessado não em uma esposa, mas em alguém que cuide dele e de seus filhos. O rei se mostra em certos momentos, rabugento. Antes do casamento com o Rei, Catherine havia sido casada outras duas vezes e tinha um romance com Thomas Seymour, irmão da terceira esposa do Rei, Jane. E após a morte do Rei, ela retomou esse amor cujo fruto foi uma filha, Mary. Catherine morreu seis dias após parto.

Numa espécie do posfacio, revela-se que o casamento entre Catherine Parr e Thomas Seymour aconteceu alguns meses após a morte do Rei. Depois da morte de Catherine, Thomas tentou se tornar amante (no sentido clássico da palavra, não enquanto sinônimo de adúltero) de Elizabeth e acabou sendo decapitado por isso. Edward constantemente adoecia e aos dezesseis anos, veio a falecer. Mary, filha de Katherine of Aragon, foi Rainha durante cinco anos quando então se casou com Philip of Spain. Manteve-se católica e matou muita gente por motivos religiosos. Então, Elizabeth herdou o trono, que foi seu durante quarenta e cinco anos. Esse é o período do tão conhecido Teatro Elizabethano em que se destaca Shakespeare. Ela não se casou e não teve filhos. Assim, acabou a era Tudor no poder da Inglaterra. Olhando sob esse prisma, parece que Henry sabia do perigo que corria a sua família. James Stuart foi o herdeiro. Rei James I, Rei protestante, quase foi morto em um atentado, resultado de uma conspiração, a Conspiração da Pólvora e que originou o feriado de “Bonfire Night”, mas aí já é outra história.

O livro está totalmente em inglês e é produzido pela Editora Oxford. Segue o segundo estágio de leitura, ou seja, não é um livro de leitura avançada, excelente para quem deseja praticar a leitura em inglês. Rápido e com muitas ilustrações, é uma ótima indicação de leitura.


Em suma, aborda-se esse aspecto da vida de Henrique VIII, um importante monarca inglês e marcante, assim como foi citado anteriormente, não só pelas suas seis esposas, mas também por mudanças significativas na Inglaterra.


**Nota: Os nomes das esposas utilizados no texto foram mantidos conforme o livro, em inglês. Lembremos sempre que cada uma possui uma origem, por exemplo, Katherine of Aragon é oriunda da Espanha e Anne of Cleves, da Alemanha. Além disso, a imagem das esposas, na postagem, é ilustrativa e a escrita de seus nomes, em alguns casos, não condizem com os do livro.

Um comentário:

  1. Oi José Luiz,

    desculpaí a demora em responder seu comentário e também por perder diversas atualizações do blog (comecei a voltar as páginas aqui e vi que perdi bastante coisa...) Tem vezes que me bate um desânimo implacável e não consigo nem mesmo responder as pessoas queridas que tiram tempo pra ler as bobeiras que eu escrevo, rs. A respeito das manifestações, continuo bastante assustada, embora por um lado esteja orgulhosa. Mas no meio disso tudo ainda vejo muita coisa que não se encaixa, entende? Há muita distorção da mídia, e o poder que ela tem é imenso. Qualquer coisa mal dita pode afetar milhões... também recebi algumas notícias desagradáveis do Brasil, como alguns conhecidos que foram pegos. Gente, que mundo é esse? Quase não sei mais o que pensar e fico, sinceramente, na paz de Coimbra, mas à espera de uma mudança maior, de um novo pronunciamento da Dilma... que seja pra melhor.

    Quanto a esse post em particular, bom, eu não sabia desse tanto de esposa dele, hahaha! Mas, como boa feminista, já pensei que poderia dar um bom estudo a respeito, rs...

    Um abraço e obrigada pelo apoio, mesmo à distância acho que conta muito :)

    ResponderExcluir