15 de fevereiro de 2013

NCIS





Pois é, leitores, nunca escondi de vocês minha admiração pelos romances policiais, pela quantidade de resenhas da rainha do crime Agatha Christie que se encontram nesse blog, é possível comprovar isso. O que realmente me encanta é a investigação, o suspense, a surpresa... Sendo assim, também sou fã dos seriados de investigação criminal. Recentemente meu horário de almoço tem sido na companhia de minha nova descoberta: NCIS.

NCIS, no bom e velho inglês significa "Naval Criminal Investigative Service". É uma série estadunidense que investiga todos os tipos de crimes relacionados à Marinha dos EUA, ao Corpo de Fuzileiros Navais e suas famílias. Começou a ser produzida pelo canal CBS em setembro de 2003, estando hoje em sua décima temporada, iniciada em 25 de setembro de 2012. Foi criado por Donald Bellisario e McGill Don.

Um dado relevante marcou o décimo terceiro episódio de sua oitava temporada, que marcou recorde de audiência, sendo exibido em 01 de fevereiro de 2011 e assistido por 22, 85 milhões de telespectadores. Em sua quinta temporada entrou para o Top 10 de séries de audiência e é atualmente o seriado mais visto nos Estados Unidos. De seu sucesso derivou o NCIS: Los Angeles, estreado em 22 de setembro de 2009. Aqui no Brasil essa série é transmitida pelo canal AXN.

A equipe do NCIS é liderada pelo Agente Especial Sênior Leroy Jethro Gibbs, ou apenas Gibbs se você é fã da série. Gibbs tem como auxiliares os Agentes Especiais Anthony Dinozzo, Ziva David e Timothu McGee, além de contar com a especialista forense Abigail Sciuto, a gótica Abby e com o médico legista Dr. Donald Ducky Mallard, o Ducky e, é claro, seu estagiário Jimmy Palmer.

Além desses personagens, a série conta também com Jenny Shepard, diretora do NCIS e, até pouco tempo tinha a Agente Especial Caitlin Todd.

O seriado já teve várias indicações para prêmios, vencendo em 2004 e 2006 o de Melhor Série de Tv, além de outras premiações por Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Atriz de Drama, ambos foram vencido por Cote de Pablo, a Ziva.

Um dos fatos que me chamou a atenção para essa série de televisão é referente às características dos personagens, que misturam a competência, o humor, a intuição, a inteligência, a ironia e, algumas vezes o romance e distribuem tudo isso nas peculiaridades de cada um, tornando assim algo marcante e não encontrado em outras séries policiais.

Um exemplo é Abby, a cientista forense, uma figura doce, gótica e que é viciada em cafeína, todos os episódios é possível vê-la com algo que parece um copo de Milk Shake. A personagem mais sentimental da equipe, que também é especialista em informática, química, física, genética e joga boliche com freiras.

Outro exemplo é do legista Ducky, que gosta de conversar com seus mortos e sempre acha que eles tem mais coisas a dizer, quem também tem sempre mais coisas a dizer é o próprio Dr., que  possui várias histórias para contar, vindas de algumas vítimas por ele já examinadas.

Continuando a descrição dos personagens, vou agora para o mais inexperiente, o "novato" Timothy McGee, um Agente eficiente e craque em informática, ao que tudo indica tem uma paquera com a cientista Abby. Outro Agente que entra em minha lista de preferências é o Tony Dinozzo, uma espécie de galã que vive em apuros, é um expert em filmes e sempre tem um para relacionar à investigação do momento, Tony nutriu uma paixão pela Agente Todd, que morre na segunda temporada e, assim como McGee, tem uma paquera, mas com a Agente Ziva. A Agente Ziva, por sua vez, é israelita e tem sérios problemas com o inglês. Irmã do terrorista que matou Todd e que é enviada por seu pai para matá-lo (o irmão, aquele que matou Todd). É a personagem que melhor luta na série.

Concluindo a parte de personagens importantes e marcantes, escrevo agora sobre o líder da equipe do NCIS, Gibbs. Casado quatro vezes, ambas com mulheres ruivas, é sempre lembrado por seus divórcios, exceto no primeiro casamento, em que sua esposa e filha foram assassinadas, Gibbs mata o assassino e, posteriormente, entra para o NCIS. Tem como hobby construir barcos em seu porão e demonstra ser amigo particular de Ducky. Além desse hobby, adora dar tapas nas cabeças de seus Agentes e mencionar algumas "Regras da Vida", como "Nunca deixe dois suspeitos juntos" e "Limpe sua própria sujeira". Gibbs se afasta um tempo do NCIS, deixando Dinozzo em seu lugar, porém esse afastamento dura aproximadamente meio episódio e, quando retorna, está um pouco diferente, de cabelos compridos e bigode. O uso do bigode é referido por sua equipe como algo que o deixa mais "humano".

Com aproximadamente 220 episódios, o seriado não deixa a desejar a cada dia. É claro que eu ainda não tive a oportunidade de assistir a todos, o que é só questão de tempo, mas indico a série aos fãs, assim como eu, de uma boa e surpreendente investigação criminal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário