21 de fevereiro de 2013

O Homem de La Mancha






O Homem de La Mancha é um musical escrito por Dale Wasserman e com músicas de Mitch Leigh e letras de Joe Darion. A obra foi baseada no livro "Don Quijote", de Miguel de Cervantes.

O músical foi apresentado pela Broadway, pela primeira vez, em 1965. Foi reapresentado várias vezes e se tornou um dos espetáculos mais vistos e uma das esolhas mais populares das companhias teatrais.

Para averiguarmos o motivo de tanto sucesso, ai vai um pequeno resumo da obra, que, a meu ver, é realmente encantadora.


Miguel de Cervantes está preso, acusado de heresia, fica junto com ladrões e assassinos. Acontece o julgamento de um poeta no calabouço onde eles estão presos. Questiona-se o porquê dele estar lá. Assim, começa a narração de Cervantes, obrigando os “júris” a lhe escutar.

Conta-se a história de Alonso Quijana, homem muito dedicado aos livros e que torna-se um cavalheiro errante, saindo em busca de aventuras; recrutando seu vizinho, Sancho Panza, para acompanhá-lo. Os homens escolhem um velho cavalo, chamando-o de Rocinante.

Alonso converte-se em “Don Quijote de La Mancha”, que ilude Sancho, fazendo-o esperar maravilhas da viagem. Quixote enfrenta moinhos de vento, dizendo ser gigantes. Ao avistar um vilarejo pobre, diz ter chegado no Castelo, onde aparece Aldonza, que, para ele, é Dulcineia. Chega nesse vilarejo um viajante e, Quixote pensa que o pobre usa um “casco dourado” na cabeça, acusando-o de tê-lo roubado.

Don Quixote pede, então, que o dono do “Castelo” o declare cavalheiro, pois isso não havia acontecido antes. O cavalheiro errante declara-se para Aldonza, que pensa ser Dulcineia. Aldonza havia marcado encontro com Pedro e, quando este vai lhe procurar, a agride e acaba sendo machucado por Quixote. Pedro, então, chama seus companheiros e o velho luta com todos, contando com a ajuda de Sancho e Aldonza.

Devido a confusão, Quixote e seu amigo prometem partir no dia seguinte, mas não sem antes ser declarado cavalheiro, pois provou coragem e dignidade. Depois da cerimônia, o novo cavalheiro oferece-se para ir cuidar dos feridos pela luta, em nome da honra, mas, Aldonza prefere ir em seu lugar e é agarrada por Pedro e seus amigos.

Enquanto isso, no calabouço onde Cervantes está, um homem é levado.

Quixote e Sancho partem, no caminho encontram Aldonza, quando a tropa dos “Cavalheiros os espelhos” os cercam, procurando Don Quixote de La Mancha e dizendo-lhe que ele é uma farsa.

Miguel de Cervantes é chamado, falta pouco para os juízes da inquisição decidirem seu caso. Seus companheiros pedem que ele termine a história.

Don Quixote é levado para a casa de sua sobrinha, onde o observam. Sancho vai conversar co ele e Alonso de Quijana reage, conta o que “sonhou” e pede para fazer um testamento. Aldonza invade a casa para conversar com Quijana, que não se recorda dela, Dulcineia conta e Quixote lembra-se que “não foi um sonho”, levanta-se e pede sua armadura para Sancho, após relembrar as aventuras e cantar, Don Quixote morre.

Miguel de Cervantes é levado pelo Tribunal da Inquisição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário