12 de fevereiro de 2013

Death Note - Episódio 5: Tática





O quinto episódio de Death Note é intitulado “Diplomacia”. Ao fim do capítulo anterior, Light consegue descobrir o nome de seu seguidor, o Agente Raye Penber e decide matá-lo.

De certa forma, o espectador cria uma pequena simpatia por esse personagem e não leva tão a sério a possibilidade de morte do investigador. Uma personagem é inserida na trama, a mulher do agente. Raye Penber descarta a possibilidade de responsabilidade das mortes por Light no encontro que eles tiveram no ônibus sequestrado e pede para que o estudante não comente nada com ninguém, pois sua presença no Japão concerne a uma investigação ultra-secreta.


Em casa, Raye explica a sua mulher o que aconteceu na ocasião do ônibus sequestrado. Ela, então, faz alguns apontamentos, mas é cortada pelo marido, pois não quer que ela se envolva nessa investigação, pois, embora ela tenha sido uma agente do FBI, não está em atividade e não a quer envolvida. Essa conversa é o suficiente para entendermos que, a qualquer momento, ela pode entrar de forma mais expressiva na trama.

No metrô, enquanto caminha, o agente é abordado por um jovem encapuzado que se diz ser Kira. O rapaz diz que um homem varrendo irá morrer com um ataque cardíaco, o que de fato acontece, assim, comprovando a sua identidade. Kira passa ao agente um transmissor com uma escuta e pede que quando o metrô chegar, o agente se sente em determinado banco. Além disso, também passa para Raye algumas folhas dentro de um envelope.

No metrô, Kira pergunta quantos agentes foram enviados para a investigação no Japão. Raye responde que foram mandados quatro grupos compostos por três agentes. O jovem pede para que ele pegue a imagem de cada agente e escreva nas folhas do envelope os nomes dos onze agentes. Raye, sem saber, estava pondo fim à vida de seus colegas, aquelas páginas era parte do Death Note.

Ao fim da viagem, Kira mata Raye e este finalmente consegue lembrar de quem era a voz de Kira que soava tão familiar, morre dizendo “Light Yagami”.
Após a morte de doze agentes, o FBI decide deixar o caso de Kira. Outros detetives dentro da polícia japonesa também abandonam o caso, restando apenas seis homens que escolheram levar a investigação até o fim. Estes são convidados por “L” a se encontrar com ele em um hotel.

Inconformada com a morte do marido, a ex-agente do FBI, mulher de Raye Penber, faz suas primeiras perguntas a respeito de Kira e chega a conclusão de que ele estava com o marido, na ocasião do sequestro do ônibus. Essas e outras atitudes fazem com que a saga em apenas seu quinto episódio tenha cara de final, ou seja, a trama é interessantíssima desde o início.

Nenhum comentário:

Postar um comentário