18 de maio de 2013

Os Segredos dos... Professores

Coelho da Páscoa, Sandman (Sonho), Papei Noel, Fada do Dente e Jack Frost (Garoto da Neve)


Coelho da Páscoa, Sandman (Sonho), Papai Noel, Fada do Dente e Jack Frost (Garoto da Neve), facilmente substituídos por Professor de Português, professor de Matemática, Professor de Educação Física, Professor de Geografia, etc.. Substituídos por PROFESSORES. No trailer do filme diz "Nossa missão é proteger as crianças do mundo, circulamos de diversas formas e sobre diversas circunstâncias, trazemos maravilhas e esperanças, alegrias e sonhos, e nossos poderes são maiores do que você pode imaginar desde que acreditem em NÓS".

Ao longo do filme, os guardiões entram em um debate "faz tempo que não brinco ou chego perto de uma criança" e então Papai Noel diz: "Estão tão preocupados em dar alegria para as crianças, em fazer o melhor todo ano, que não sei o que é ser... CRIANÇA". No caso aqui seria os alunos.


Muitas vezes, nós, professores, estamos tão preocupados em assuntos secundários até terciários que nos esquecemos do objetivo de qualquer escola, que é o bem do aluno, não sabemos o que é SER ALUNO.

Problemas pequenos que não estão em nossa alçada, que direção, coordenação e supervisão deveriam resolver e não resolvem, que acabamos nos esquecendo dos alunos, esquecemos da segunda coisa mais importante dentro da escola (primeira sãoos  professores), o debate fica tão amplo que não conseguimos fazer o mais fácil, resolver o mais fácil, não conseguimos transferir 10% do que aprendemos na faculdade para nossa realidade, o que esta errado? A faculdade por nos ensinar o que não se faz ou a realidade por ser tão "jeitinho brasileiro"? O que desestimula um professor não é apenas salário baixo, o pior que ser desvalorizado é ser DESMORALIZADO. Muitas vezes a criança é o menor ponto de estresse de um professor, a desorganização do estabelecimento, a falta de transparência entre gestão e professor, são aspectos que podem causar muito mais transtornos. A que ponto chegamos quando uma chuva como a de hoje "espanta" os alunos da escola e todos os professores comemoram?

A que ponto chegamos onde um aluno, de 11 anos, está em seu nível regular (sem reprovação) alegar que não sabe ler...?!

A que ponto chegamos onde um aluno, de 13 anos, em seu nível regular (sem reprovação), diz que capital de Mato Grosso é Mato Fino...

Não está "fassio", e a Fé na Humanidade, fica aonde?


Texto escrito por
Rômulo Cesar Gonçalves
@romulocesar_
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário