1 de janeiro de 2013

O Fantástico Mundo de Bobby





Se você, caro leitor, foi criança durante os anos da década de 90 e possuia televisão em casa, já deve ter alguma vez passado pelo SBT e visto "O Fantástico Mundo de Bobby", ou Bob, um desenho animado que estreou em 08 de setembro de 1990 nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em 1991, para a alegria de muitos "pequenos heróis".

O desenho teve 7 temporadas, com 80 episódios, sendo apresentado até o ano de 1998. Seu criador, Howie Mandel, era quem dublava a voz de Bobby e também fazia o personagem, em desenho, de seu pai, Howard. Os episódios se iniciavam com Mandel humano contracenando com Bobby desenho, falavam sobre o tema do episódio até que Mandel passava a ser Howard.

O Fantástico Mundo de Bobby surgiu quando, em 1989, a Fox estava criando uma divisão de TV e convidou Mandel, então apresentador de um programa chamado "Deal or No Deal", para fazer um show baseado em seu personagem Bob, com o qual fazia stand up. Para elaborar o roteiro, Howie se juntou com dois amigos e começaram a lembrar fatos reais de suas infâncias ou histórias de outras pessoas.

No desenho, o garoto Bob, de quatro anos, é de classe média e possui uma imaginação muito fértil e muitas vezes não é entendido pela familia. Filho de Howard Generic, um empresário sério mas com bom senso de humor, e Martha Generic, uma mãe calma e atenciosa. O menino tem dois irmãos no início do desenho, Derek, esportista de dez anos e Kelly, de quatorze anos, adolescente preocupada com reconhecimento social e compras. Vale lembrar que no final da última temporada a familia aumenta com o nascimento dos gêmeos, irmãos de Bob. Tio Ted é irmão de Martha, o vendedor é, junto com o Capitão Squash, o "herói" do garoto, sempre usando camisas chamativas aparece para brincar com o sobrinho, fortalecendo um vínculo com ele. Tia Ruth era a tia chata que adorava encher Bob de carinhos exagerados. Além desses, outros personagens importantes era seu confidente e melhor amigo, o cachorro Roger e sua amiga imaginária, uma aranha de pelúcia chamava Webbly.

O Fantástico Mundo de Bobby é um desenho que, com certeza, deixa saudades em boa parte do público infantil dos anos 90 que, como o protagonista, gostavam de imaginar diversas situações no mínimo absurdas e entender literalmente o que ouviam, como no episódio em que o garoto escutou seu pai falando que agora sua mãe teria mais uma boca par alimentar e ele a imagina dando comida para duas bocas em seu rosto.

Deu saudades?
 

2 comentários:

  1. Sabe que horas são?? Hora do Cafunéee hahaha o tio dele era da hora (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O tio dos sonhos", em contrapartida havia a tia Ruth... sempre tem que ter alguém para atrapalhar, hehe.

      Excluir