15 de janeiro de 2013

Doug Funnie





Sabe aquela época em que se criavam bons desenhos, com personagens terrestres e peles coloridas? Super herois que usavam cuecas por cima da calça e capa? Cachorros com nomes interessantes e viciantes? Abertura com assobios, páginas folhadas...? Se você sabe do que estou falando é sinal de que os momentos que passou na frente da televisão em sua infância valeram a pena.

Doug é uma série americana do canal Nickelodeon originada de um livro não publicado, "Doug Got a New Pair of Shoes. Criado por Jim Jinkins em 1990, foi produzido pela Jumbo Pictures de 1991 até 1995. Em 1996, a Disney produziu novos episódios. No Brasil, o desenho era transmitido pelas Emissoras SBT, TV Cultura e, mais tarde, Band; os produzidos pela Disney foram transmitidos pela Disney Channel e pela SBT. Em 2009, a TV Cultura voltou a exibir os episódios da primeira fase, época da Jumbo.


O personagem principal recebeu o nome de Doug devido ao afilhado de Jim, Doug Eckhardt, que se tornou reitor de Arte Histórica na Universidade da Pensilvânia. Já o ilustre "Homem Codorna" foi baseado em um super heroi inventado por Jinkins quando era mais novo.

Doug Funnie tem também algumas mercadorias, além de uma série de livros, um longa-metragem lançado em 1999, um videogame lançado em 2000 e um musical que foi apresentado de 1999 até 2001.

 Ok, já sabemos a origem desse desenho, mas, quem é Doug?

Douglas Yancey Funnie é um menino de 11 anos (e meio) que mora com os pais e com a irmã na rua Jumbo, 21, cidade fictícia de Bluffington. Dono de Costelinha, um cachorro cativante, e de uma imaginação muito criativa, sempre imagina ser um super herói, o Homem Codorna, além do agente secreto Smash Adams, do espião secreto Camaleão ou do aventureiro Race Canyon.

Costelinha é um personagem muito importante da série, acompanha Doug em todas suas enrascadas, seja na vida real ou na imaginação, em que se torna o Cãodorna ou o Costelinha Adams. Algumas vezes tem atitudes de humano, mas não fala e é azul. Costelinha tem habilidade em jogar e dançar e mora em uma casinha com a aparência de um iglu.

 Além de Costelinha, Doug é amigo de Skeeter, que lhe apresenta tudo quando ele chega em Bluffington. Há também Pattie Maionese, melhor amiga de Doug e por quem ele é secretamente apaixonado. Uma garota inteligente e alegre, esportista e as vezes parece corresponder ao amor do menino. Sr. Dink é o amigo adulto que vê Doug como um filho, mora com sua esposa e gosta de comprar produtos caros para inpressionar os outros.

 Seu rival é Roger, que o atormenta junto com alguns amigos, porém suas armações acabam se virando contra ele. Judy, sua irmã, tem talento para a dramaturgia, agindo, às vezes, como uma atriz dramática e poética. Beebe é amiga de Pattie, Doug e Skeeter, filha do homem mais rico da cidade.

 A mãe do garoto é encarregada do depósito de reciclagem da cidade e seu pai é especialista em fotografia e um grande pensador que em algumas vezes tem a mania de falar tudo em rimas.

 Sr. Bone é o vice-diretor da escola onde Doug estuda com seus amigos, tem um olhar desconfiado do menino e não gosta de indisciplina. Robert é o diretor da escola, foi o primeiro prefeito de Bluffington. Sra Wingo, uma senhora gentil, é sua professora e Shepal é o orientador da escola.

Na série, aparecem outros personagens, como, Connie Benger, amiga de Pattie, e Beebe que tem uma quedinha por Doug. Os gêmeos Al e Moo, que são inteligentes e se comunicam por códigos de números. Fentruck, um aluno de intercâmbio que se tornou amigo de Doug após ele ajudá-lo a escrever uma carta. Os episódios geralmente se iniciam com o garoto escrevendo em seu diário.

 Com produção da Disney de novos episódios veio também várias mudanças nos personagens. Mudanças nas roupas, características, situação financeira, escola e, o mais trágico, na imaginação de Doug, que também passou a ter 12 anos (e meio). Muitos fãs não aprovaram a nova versão do desenho, que teve também sua estrutura modificada e deu menos importância ao diário do garoto.

O desenho teve 117 episódios, 52 produzidos na primeira fase para o Nickelodeon, divididos em 4 temporadas e 65 produzidos pela Disney, divididos em 3 temporadas. Um fato curioso é que o episódio piloto na Nickelodeos, número 0, nunca foi exibido.

Com muita imaginação e palavras, Doug Funnie conseguia prender agradavelmente muitas crianças na frente da televisão durante os minutos de seus episódios, que também foram apresentados na TV Cruj.


Um comentário:

  1. OI !TUDO BEM?
    RECENTEMENTE CRIAMOS UMA PAGINA DO DOUG FUNIE E TODO DIA ATUALIZAMOS COM EPISODIOS DIFERENTES
    SE QUIZER VISITAR ACESSE:
    https://www.facebook.com/DouglasYF?ref=aymt_homepage_panel

    ResponderExcluir