10 de janeiro de 2013

Death Note - Episódio 3: Negociações





Ao fim do segundo episódio, perguntei a mim mesmo se seria possível o terceiro me surpreender. Certo de que isso iria acontecer, assisti e cheguei à conclusão que a surpresa foi maior do que eu esperava.

No episódio anterior, a figura de um policial e seu assistente aparece fazendo comentários, como, quando “L” supostamente expõe seu rosto pela primeira vez e em rede nacional ou quando chega um pouco atrasado à conferência que decidiu pedir auxílio a “L”. Esse mesmo personagem cuja relevância antes não era algo tão expressivo surge nesse episódio e existe uma ligação dele com Light e “L”. Ele é pai de Light, estudante brilhante, responsável pelas mortes, e trabalha com “L”, embora não saiba seu verdadeiro nome, nem sua face. Isso é realmente interessante para a construção da trama.

Vários relatórios chegam até “L” e seguindo os horários das mortes, o investigador chega ao indício de que as mortes são provocadas por um estudante. No entanto, Light ou Kira tem acesso aos arquivos sigilosos do pai e, então, começa a programar as mortes dos bandidos. Assassinatos ocorrem quase um a cada hora.

Mais do que um confronto entre um assassino e um investigador, há um duelo intelectual em que cada ato tomado por um, implica em uma reação do outro e prever essa reação pode ser um trunfo.

Kira, primeiramente, afirma que essa mudança de horário nas mortes irá fazer com que “L” tenha mais trabalhos, mas, alerta que se o investigador for realmente bom, irá imaginar que ele tem acesso às informações policiais, o que de fato ocorre. Ryuk, confuso com essa atitude lhe pergunta, se assim não seria mais fácil de “L” o encontrar. Então, o estudante responde que isso colocaria uns contra os outros dentro da própria polícia e, assim, seria mais fácil descobrir a identidade e o rosto do investigador.



Segue o episódio e Ryuk decide deixar claro a Kira de que não tomou partido no duelo e que há alguém lhe seguindo. Além disso, o Shinigami propõe um acordo, explicando as diferenças entre um Shinigami que faz uso do Death Note e um humano. Um humano que tem o destino de morrer com sessenta anos, caso tenha o nome escrito no caderno por um deus da Morte quando tenha quarenta anos, os vinte anos de diferença são repassados ao Shinigami, isso não ocorre com o humano que usa o caderno. Além disso, o deus da morte não precisa saber o nome do humano pois quando visualiza sua face, pode ler o nome e o tempo de vida que resta à pessoa. O acordo proposto por Ryuk é entregar o seu olho à Kira em troca da metade do tempo de vida que resta ao estudante. Essa é uma atitude possível apenas para aqueles que tiveram a posse do caderno da morte. A resposta de Kira? Fica para o próximo episódio.

2 comentários:

  1. Já assisti death note inteiro e adorei. Foi um dos melhores animes que assisti até agora ^^

    Gostei também de Code Geass, se você puder assista tbm ;)

    Beijos
    Marta
    As Palavras Fugiram

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marta, eu assisti ele uma vez e achei fascinante.. por isso, resolvi fazer um série com guia episódios do anime.. Logo logo, pretendo dar uma olhada em Code Geass.. Obrigado pela Sugestão. =D

    ResponderExcluir