31 de janeiro de 2013

Prêmios de Literatura: Jabuti e Nobel




Existem algumas formas de se entender Literatura, que são tidas a partir da função que o texto literário pretende alcançar ao ser produzido. Não, não estou tratando de conceitos, pois esse campo diz respeito a estudiosos da literatura. De forma superficial, pode-se adiantar que para alguns, seguidores da linha de Antônio Cândido, literatura é a formação de um sistema em que deve haver a trinca escritor-obra-leitor mais a tradição. Outros afirmam que a literatura entendida como clássica não pode ser vista como tal no tempo em que é produzida. Enfim, as duas visões que podemos colocar sobre uma obra literária correspondem à finalidade que ela possui: constituir-se produto comercial ou obra de arte.

Meu envolvimento em outras pesquisas não permite desbravar a possibilidade de conciliar a obra de arte ao apelo comercial de modo que uma obra que seja considerada boa literatura, seja bom produto de comércio. Ainda assim, arrisco afirmar que seja possível uma aproximação, embora, qualquer apelo comercial faça com que a academia suspeite da qualidade literária de alguns títulos. Por exemplo, Saramago, Nobel de Literatura, em 1998, sofreu alguma resistência em algumas de suas últimas obras, a razão principal se deve ao fato de Pilar Del Rio, sua esposa, promovê-lo incansavelmente.

30 de janeiro de 2013

Os Álbuns do Iron Maiden - Parte 3




Fala sério, tá dando um trabalho sentido essa série de posts sobre os álbuns do Maiden, mas como um fã cujo sonho é ver um show, não paramos por aqui e, por isso, vamos adiante. Uma curiosidade para dar uma esquentadinha na postagem. Você sabia que Bruce Dickinson, entre as muitas coisas que ele sabe fazer, é um esgrimista que já foi capitão da seleção inglesa de esgrima e por pouco não participou de uma olimpíadas?

27 de janeiro de 2013

Death Note - Episódio 4: Perseguição




Todo o suspense deixado no episódio anterior se acaba ainda no início do quarto episódio. Kira responde com desdém que não aceita a oferta de Ryuk, afinal, seu plano é tornar o mundo melhor e a ideia de ter menos tempo de vida para estar nele não lhe agrada.

Ryuk diz que pelo menos Kira não vai poder dizer que não foi avisado da possibilidade desse negócio. A preocupação do garoto agora é de descobrir quem está lhe seguindo. Então, decide fazer alguns testes com os bandidos presos e chega a conclusão que tudo que escreve no Death Note acontece, claro, dentro das possibilidades. Com esse conhecimento, bola um plano para descobrir quem lhe segue.

23 de janeiro de 2013

As Artes das Palavras - Palavrão





Palavrão, segundo o Dicionário:  Palavra grande e que se pronuncia dificilmente. Termo empolado. Palavrada. Palavra obscena ou grosseira. = Nome Feio, Obscenidade, Tabuísmo.

Então vamos lá: Otorrinolaringologista. Onomatopeia. Paralelepípedo. Não, não é disso que estou falando.

17 de janeiro de 2013

Desmundo





Não é fácil aceitar, entender o porquê da vida. Viver para tudo acabar dessa forma. Talvez Deus ou o responsável por toda a criação não tenha pensado em como nos sentiríamos ao chegar esse dia.

Uma questão de crenças.

O desespero é tanto que a depressão cresce significativamente na população.

Uns se culpam por não terem sido a pessoa que seus pais sonharam. Outros, por não ter vivido com eles.

Pais não sabem como proteger seus filhos, aliás, se deram conta disso há pouco, deixaram a criação por conta da tecnologia e agora se veem presos num beco sem saída, pacientes estão sós em hospitais, pois os funcionários correm contra o tempo em busca de uma salvação que acreditam existir, o trabalho é desgastante e sair mais cedo uma vez não faria diferença. A família os esquece como quem compra uma roupa nova e aposenta as antigas.

O Hobbit


Numa toca no chão vivia um hobbit

Isso mesmo: “Numa toca no chão vivia um hobbit”. Assim começa a história do nosso protagonista Bilbo Bolseiro, um hobbit acomodado e comilão. Claro, essas são características comuns aos hobbits e se você não sabe que tipo de criatura é essa, saiba que eles possuem um formato humanoide, menor que um anão, com pelos nos pés.

O livro de John Ronald Reuel Tolkien foi publicado pela primeira vez em setembro de 1937. Ele traz alguns temas universais, como, o companheirismo, amizade e guerra. Muitos críticos acreditam que há influências de contos de fadas, da mitologia (sobretudo, nórdica) que contribuiu para a criação dessa nova; e da primeira guerra mundial.

15 de janeiro de 2013

Doug Funnie





Sabe aquela época em que se criavam bons desenhos, com personagens terrestres e peles coloridas? Super herois que usavam cuecas por cima da calça e capa? Cachorros com nomes interessantes e viciantes? Abertura com assobios, páginas folhadas...? Se você sabe do que estou falando é sinal de que os momentos que passou na frente da televisão em sua infância valeram a pena.

Doug é uma série americana do canal Nickelodeon originada de um livro não publicado, "Doug Got a New Pair of Shoes. Criado por Jim Jinkins em 1990, foi produzido pela Jumbo Pictures de 1991 até 1995. Em 1996, a Disney produziu novos episódios. No Brasil, o desenho era transmitido pelas Emissoras SBT, TV Cultura e, mais tarde, Band; os produzidos pela Disney foram transmitidos pela Disney Channel e pela SBT. Em 2009, a TV Cultura voltou a exibir os episódios da primeira fase, época da Jumbo.

10 de janeiro de 2013

Os Caracóis e a Ditadura Militar




Debaixo dos caracóis dos seus cabelos
-Roberto Carlos

Um dia a areia branca
Seus pés irão tocar
E vai molhar seus cabelos
A água azul do mar
Janelas e portas vão se abrir
Pra ver você chegar
E ao se sentir em casa
Sorrindo vai chorar
Debaixo dos caracóis dos seus cabelos
Uma história pra contar de um mundo tão distante
Debaixo dos caracóis dos seus cabelos
Um soluço e a vontade de ficar mais um instante

Death Note - Episódio 3: Negociações





Ao fim do segundo episódio, perguntei a mim mesmo se seria possível o terceiro me surpreender. Certo de que isso iria acontecer, assisti e cheguei à conclusão que a surpresa foi maior do que eu esperava.

No episódio anterior, a figura de um policial e seu assistente aparece fazendo comentários, como, quando “L” supostamente expõe seu rosto pela primeira vez e em rede nacional ou quando chega um pouco atrasado à conferência que decidiu pedir auxílio a “L”. Esse mesmo personagem cuja relevância antes não era algo tão expressivo surge nesse episódio e existe uma ligação dele com Light e “L”. Ele é pai de Light, estudante brilhante, responsável pelas mortes, e trabalha com “L”, embora não saiba seu verdadeiro nome, nem sua face. Isso é realmente interessante para a construção da trama.

6 de janeiro de 2013

Capital Inicial



"Mas só chove, chove, chove, chove..." Fãs de Capital Inicial que nunca lembraram desse trecho em um dia chuvoso que atirem a primeira pedra. Capital Inicial é uma das melhores bandas de rock do Brasil, criada em 1982 no Distrito Federal. A banda é formada por Dinho Ouro Preto nos vocais e guitarra, Flávio Lemos no baixo, Fê Lemos na bateria, Yves Passarell na guitarra e por Robledo Silva e Fabiano Carelli como músico de apoio, no teclado, guitarra e violão.

Capital Inicial surgiu com o fim da banda Aborto Elétrico, que tinha como integrantes Fê Lemos, Flávio Lemos e o saudoso Renato Russo. Imaginem agora a qualidade dessa banda que deu origem para duas das melhores bandas de rock ouvidas até hoje. Para confundir um pouquinho mais as mentes dos roqueiros nacionais: Fê Lemos e Flávio Lemos tocavam no Aborto Elétrico junto com Renato Russo e Loro Jones, oriundo da banda Blitz. Dinho Ouro Preto era baixista na banda "dado e o reino animal", onde tocavam também Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, que formaram, junto com Renato Russo, a banda Legião Urbana.

4 de janeiro de 2013

Gabriel García Márquez




"A vida é uma sucessão contínua de oportunidades" e, aproveitando essa, vamos falar de Gabriel García Márquez, escritor, jornalista, ativista, editor, político... homem. García Márquez nasceu em Aracataca, Colômbia, no dia 06 de março de 1927, filho do farmacêutico Gabriel Eligio García e de Luisa Santiaga Márquez, tivera ao total 10 irmãos. Em 29 seus pais se mudaram para Barranquilla e Gabo, como era chamado, ficou sendo criado por seus avôs, Dona Tranquilina Iguarán e o coronel Nicolás Ricardo Márquez Mejía, que era veterano da Guerra dos Mil Dias. Em 1935, seu avô falece e ele vai para Barranquilla, morar com seus pais.

Gabriel estudou em Barranquilla, passou a juventude ouvindo contos das Mil e Uma Noites, A Metamorfose, o que lhe influênciou a escrever, a criar personagens. Em 1947, muda-se para Bogotá e começa a estudar Direito e Ciências Políticas, curso que abandonou. Em 1948, torna-se jornalista em Cartagena das Índias, trabalhando para o jornal El Universal, posteriormente trabalhou também para El Heraldo e El Espectador, como reporter e crítico. Em 1958, vai para a Europa ser correspondente internacional; em 1961, trabalha em Nova Yorke também como correspondente, mas suas críticas a exilados e ligações com Fidel Castro fazem com que ele seja perseguido pela CIA. Gabo, então, muda-se para o México. Em 1994, funda, junto com seu irmão Jaime Abello, a Fundação Neo Jornalismo Iberoamericano.

Death Note - Episódio 2: Confronto




Se o primeiro episódio da série desperta no espectador a vontade de assistir o próximo capítulo, o segundo eleva esse desejo a dez vezes mais. Tudo isso porque surge na trama o personagem conhecido como “L”, um detetive de renome na área da investigação policial e que se coloca como rival ao personagem de Light.

Light mantém suas atividades assassinas, acabando com todos os bandidos que pode e seguindo com a sua vida cotidiana. Mostra-se brilhante, ao expor para o Shinigami Ryuk, quem lhe faz companhia, que não pode conversar com ele no colégio, pois seus colegas o veriam falando sozinho e isso não surtiria um bom efeito. Além disso, ele elabora um sistema que mantém escondido o Death Note em um fundo falso de uma gaveta, que seria encoberto pela visão de um diário, mas, caso alguém insista em “futricar” em sua gaveta e tentar forçar o seu fundo falso, um dispositivo seria acionado e então uma pequena explosão aconteceria, queimando o caderno da morte. Essa preocupação lhe veio após o Shinigami o alertar sobre a possibilidade de ser visto por outras pessoas caso elas toquem no caderno.

3 de janeiro de 2013

Tv Cruj




Se você já foi ou ainda se considera um ultra-jovem, preste atenção nesse post, pois ele com certeza te fará relembrar uma ótima fase de sua vida, quando suas preocupações se resumiam em se a Tv Cruj conseguiria interceptar o sinal do SBT e transmitir seus desenhos.

Confesso que eu fazia parte daquelas crianças que corriam para a frente da televisão, de segunda a sexta, em torno das 18 horas, para ver entrar em cena o Comite Revolucionário Ultra Jovem.

Criado por Cao Hamburguer em 1997, e não pelo Caju, como pensávamos... a Tv Cruj ocupava um espaço na emissora SBT e seu horário inicial era ás 18 horas, mudando depois para ás 19 horas, para 18h05min... e, por fim, para os sábados, às 10h15min.

Os Álbuns do Iron Maiden - Parte 2

Curiosidade: O avião da banda é pilotado pelo vocalista (e, obviamente, também piloto) Bruce Dickinson



Prosseguindo com a leitura dos álbuns do Iron Maiden e singles também. Seguimos então com uma mudança expressiva em sua formação, a alteração concerne a nada mais, nada menos do que ao frontman do grupo. Paul Di’Anno sai do grupo, muitos afirmam que isso ocorreu pelo seu comportamento autodestrutivo, com abusos no uso de cocaína, o que não agradava à banda, que era perfeccionista no palco. Enfim, a versão oficial é que ele não tinha “energia e carisma no palco”.

1982

 Então que no ano de 1982 pinta o terceiro álbum da banda, intitulado “The Number of the Beast”, com uma capa altamente polêmica. Isso fez com que a banda tivesse projeção internacional, já que era bastante conhecida em países da Europa, como, a Suécia e Noruega. Bruce Dickinson sai de sua banda “Samson” e assume os vocais. Junto com ele, estão Clive Burr, na bateria; Steve Harris, no baixo; Adrian Smith e Dave Murray, nas guitarras. O terceiro disco foi um sucesso, vendendo 16 milhões de cópias em todo o mundo. A capa polêmica mostra Eddie controlando o demônio por fios de marionete e esse controla um pequenino Eddie, do hell. Aí surge aquela conversa, “número da besta”, o álbum mais vendido da banda, pronto, eles têm parte com o capeta. Enfim, Harris no DVD “Iron Maiden The Early Days” afirma que não, “Iron Maiden não é satânica”. Bom, se os caras fossem, eles não diriam, mas eu não acredito numa coisa desse tipo. A mensagem é, pelo menos para mim: você sofre influências boas e más na sua vida, basta você dominar ou ser dominado. Típico Iron Maiden. As faixas do álbum são: “Invaders”; “Children of the Damned”; “The Prisoner”; “22 Acacia Avenue”; “The Number of the Beast”; “Run to the Hills”; “Gangland”; “Total Eclipse” (adicionada no relançamento da discografia); e “Hallowed Be Thy Name”. A canção “The Prisoner” é uma das primeiras canções do Maiden que traz uma intro com a fala extraída de algum discurso diferente, retirado do segundo episódio do seriado “The Chimes of Big Ben”. Algumas histórias circundam esse álbum, já ouvi rumores de que indo para o estúdio gravar o álbum, o veículo da banda estragou e o conserto custou exatas 666 libras esterlinas, doido, não?

2 de janeiro de 2013

As Artes das Palavras - Pleonasmo



"Hoje enquanto eu subia para cima, resolvi anexar junto esses documentos, nesse momento tive a certeza absoluta de que era o acabamento final de meu trabalho".

Quem nunca disse uma dessas frases? Por mais culto que você seja, caro leitor, não está livre de ter uma "hemorragia de sangue" ou um "panorama geral", me diga... Você nunca pensou em "adiar para depois" alguma coisa?

Essas frases são nossas amigas redundâncias que também atendem pelo nome de Pleonasmos.

O que são Pleonasmos?

Além de coisas divertidas quando ditas por outras pessoas, claro, o Pleonasmo é uma figura de linguagem, uma redundância, que pode ser proposital ou não, para enfatizar uma expressão.

Os Álbuns do Iron Maiden - Parte 1

Janick Gers, Steve Harris, Bruce Dickinson, Adrian Smith, Nicko McBrain e Dave Murray




A banda britânica Iron Maiden é uma das mais famosas bandas de Heavy Metal da história. Iniciada em 1975 por Steve Harris, baixista, hoje é composta por seis membros: além do criador, Harris; estão, Nicko McBrain, na bateria; Janick Gers, Adrian Smith e Dave Murray, nas guitarras; e Bruce Dickinson, nos vocais.

A banda tem 15 álbuns de estúdio e mais alguns com origem em shows ao vivo. Se você já teve a oportunidade de ver algum desses álbuns, provavelmente, notou a presença marcante de Eddie, criado por Dave Beasly, que marcava os shows da banda tendo “sangue” escorrendo por seus orifícios e, posteriormente, eternizado por Derek Riggs.

Bom esse post pretende apresentar uma leitura que faço da arte dos álbuns tanto da parte musical quanto a visual. Espero que apreciem.

1 de janeiro de 2013

O Fantástico Mundo de Bobby





Se você, caro leitor, foi criança durante os anos da década de 90 e possuia televisão em casa, já deve ter alguma vez passado pelo SBT e visto "O Fantástico Mundo de Bobby", ou Bob, um desenho animado que estreou em 08 de setembro de 1990 nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em 1991, para a alegria de muitos "pequenos heróis".

O desenho teve 7 temporadas, com 80 episódios, sendo apresentado até o ano de 1998. Seu criador, Howie Mandel, era quem dublava a voz de Bobby e também fazia o personagem, em desenho, de seu pai, Howard. Os episódios se iniciavam com Mandel humano contracenando com Bobby desenho, falavam sobre o tema do episódio até que Mandel passava a ser Howard.