19 de dezembro de 2011

Os Karas



"Os Karas" faz parte do universo literário brasileiro. Série infanto-juvenil criada pelo escritor Pedro Bandeira.
Seus integrantes são estudantes do colégio Elite, em São Paulo. Miguel, o líder; Crânio, o gênio; Calú, o ator; Chumbinho, o caçula [e ultimo a entrar no grupo]; e Magrí, a esportista.
A coleção é composta por cinco obras:


DROGA DA OBEDIÊNCIA: O livro trata do mistério que cerca o desaparecimento de alguns alunos em diferenciadas escolas de São Paulo, posteriormente, é descoberto que esses sequestros fazem parte de um plano do doutor Q.I., que pretendia dominá-los com uma pílula: a droga da obediência.

PÂNTANO DE SANGUE: Em busca de esclarecer a morte de um professor, Crânio viaja para o Pantanal onde o professor estivera semanas antes. Lá, Crânio é sequestrado e as pistas começam a aparecer graças a gravação feita por um piloto, pouco antes de ser assassinado.

ANJO DA MORTE: O livro gira em torno do mistério do assassinato de um professor de teatro de Calú, com as investigações d'Os Karas, novos mistérios vão surgindo.

DROGA DO AMOR: Neste livro, o grupo se separa, claro, não por muito tempo, pois um plano de Magrí e Chumbinho os une novamente. Surge uma droga que seria a cura para a praga do século, o cientista responsável por ela é sequestrado.

DROGA DE AMERICANA!: O colégio Elite recebe a visita da filha do presidente norte-americano, uma ginasta amiga de Magrí. Acontece, como já era de se esperar, o sequestro da ginasta e Os Karas decidem desvendar o mistério e se envolvem ainda mais depois de descobrirem que a sequestrada não foi Peggy, a americana, e sim Magrí.

Nos cinco livros, Pedro Bandeira mescla mistério, humor, surpresas, um pouco de romance, medo, aventura... através de uma narrativa empolgante, contagiante e fácil. Além de deixar seus leitores curiosos no início, devido aos vários códigos utilizados pelo grupo de amigos:
Código de Emergência: O desenho da letra K na mão esquerda.
Código Vermelho: A: ains; E: enter; I: inis; O: omber; U: ufter.
Tênis Polar: Substitui-se as letras respectivamente. T=P; E=O; N=L; I=A; S=R; e ao contrário também.
Miguel Crânio: Usado apenas em Droga de Americana, funciona igual o Tênis Polar, só substitui o I de Crânio por Y.
Além de códigos de silêncio [braço cruzado] e o famoso Código Morse.

Vale a pena viajar por essa ficção com Miguel, Crânio, Calú, Chumbinho e Magrí. Recomendo a leitura.

Um comentário:

  1. Muito bom o post... Agora eu acho que você poderia fazer um post sobre código morse, já que citou ele aí.. algo tão famoso que muitos desconhecem.. hehe
    Fica a dica

    ResponderExcluir