21 de dezembro de 2011

Percy Jackson e os Olimpianos: A Maldição do Titã


Ele voltou. Percy Jackson volta a ser tão "fera" quanto era antes. Agora, com quatorze anos, o menino começa a parecer que vai virar gente grande. Não que ele esteja cantando as meninas, mas porque o autor faz com que ele tome atitudes que exijam certa maturidade, além é claro de fazer com que ele perceba o quão grande é a "admiração" que sente por Annabeth.
No terceiro livro da série, ele volta a ser sarcástico e bem humorado... O que torna toda a narrativa diferente do segundo livro, já que é feita na primeira pessoa do singular, sob o prisma do protagonista.
Esse ano, Percy conhece Thalia, filha de Zeus, cujo espírito estava mantido em um pinheiro que marca os limites do Acampamento Meio-Sangue. Ela volta a vida depois de Annabeth, Grover e Percy encontrarem o Velocino de Ouro e curarem a árvore.
A trama de Percy Jackson e os Olimpianos gira em torno de uma profecia que afirma que o filho de um dos Três Grandes Deuses do Olimpo (Zeus, Poseidon e Hades), aos dezesseis anos, será decisivo na guerra que haverá entre os deuses e os titãs.
O que traz um clima de suspense com a volta de Thalia, pois ela pode ser a criança.
O Cabeça de Alga, nesse ano, passa por uma ligeira crise de ciúmes, pois todas as atenções se voltam para a garota, que tem um amplo conhecimento de batalha e todas as principais decisões são tomadas por ela.
Riordan acrescenta alguns personagens nessa terceira aventura. Aparecem as Caçadoras, que são as assistentes da deusa da caça, Ártemis. Além delas, surgem dois irmãos: Bianca e Nico di Angelo.
A estória começa com a missão que Grover, Thalia, Annabeth e Percy têm. Eles precisam escoltar Bianca e Nico até o acampamento. No entanto, a missão não é tão fácil assim, eles enfrentam um Manticore, que é um leão com rabo de escorpião. Na luta, Ártemis e suas Caçadoras surgem e o Manticore desaparece com Annabeth. A partir desse episódio, a deusa da caça decidi viajar a procura de um monstro que pode ser responsável pela queda do Olimpo. Nessa caça, ela é capturada e obrigada a segurar o fardo, a maldição do Titã.
Assim, cinco seres são mandados para uma missão de resgate para que ela possa chegar antes do solstício de inverno e possa participar da reunião dos deuses e alertar sobre o perigo da volta de Cronos. Uma profecia foi dita pelo oráculo, o que norteia a busca pela deusa.
Percy, por incrível que pareça, não é escolhido para ir na missão, mas de alguma forma ele entra na busca. Seria uma quebra à profecia? Não, necessariamente.
A estória se segue de maneira fantástica, de maneira rápida e envolvente. 
Ao fim, como sempre, surpresas acontecem.

O javali grunhiu e escarvou o chão, pronto para atacar.
- Este é o javali de Erimanto - disse Zoë, tentando ficar calma. - Não creio que possamos matá-lo.
- É um presente - afirmou Grover. - Uma bênção da natureza!
O javali disse "RIIIIIIIII!" e brandiu as presas. Zoë e Bianca correram, saindo do caminho. Eu tive de empurrar Grover para que ele não fosse lançado na montanha com o Expresso Presa de Javali.
- Certo, eu me sinto abençoado! - disse eu. - Fujam!
[...]
- Ah, Bessie - disse eu. - Agora não.
- Muuu!
Grover arquejou.
- Ele está dizendo que o nome dele não é Bessie.
- Você entende o que ela... hum, ele diz?
Grover assentiu.
(...)
- Muuuuuuuu!
- Ele diz que Percy é o seu protetor - anunciou Grover. - E que ele está fugindo das pessoas más. Diz que elas estão perto.
Eu me perguntei como é que se pode tirar tanto de um simples muuuuuu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário