29 de dezembro de 2011

A Cabana


"Deus se importa o suficiente comigo para me mandar um bilhete."

Escrito pelo canadense Willian P. Young, o livro "A Cabana" foi lançado em 2007, já tendo vendido 12 milhões de cópias. No Brasil, foi publicado em 2008 pela editora Sextante, do Rio de Janeiro.
A princípio, o livro que se tornou um best-seller logo em seu primeiro lançamento, não era para ser publicado. A história era um presente que o autor imprimiu para 15 amigos no Natal de 2005.
A sucesso da história perante os amigos, fez com que Willian P. Young mostrasse o livro para Wayne Jacobsen e Brad Cummings, produtores de cinema. Depois de passar 1 ano e meio reescrevendo o livro por quatro vezes, Young o enviou para 26 editoras e, todas o recusaram. Devido a isso, W. Jacobsen e B. Cummings criaram uma editora, Windblown Media, e publicaram "The Shack" (título original).


Após ter perdido a filha, Missy, de seis anos, em um acampamento no fim de semana, Mack Allen Phillip e sua família passam a viver um período de "Grande Tristeza". Três anos e meio depois do desaparecimento da menina, Mackenzie recebe um bilhete, supostamente de Deus:

Mackenzie
Já faz um tempo. Senti sua falta.
Estarei na cabana no fim de semana que vem, se você quiser me encontrar.
Papai.

Depois da disconfiança e, talvez movido pela curiosidade, Mackenzie resolve ir até a Cabana encontrar Deus. Ele estava prestes a ter um fim de semana que mudaria sua vida e que poderia aproximá-lo novamente de "Papai", como Mack o chamava.

Uma narrativa simples e fácil, que, sem dúvidas, lhe coloca como observador de Mack durante sua estadia n'A Cabana. Um livro interessante onde podemos nos sentir parte do ambiente, compartilhando das atitudes de Mack, Papai e os demais personagens.

"Se alguma coisa importa, tudo importa. Como você é importante, tudo o que faz é importante. Todas as vezes que você perdoa, o universo muda, cada vez que estende a mão e toca um coração ou uma vida, o mundo se transforma; a cada gentileza e serviço, visto ou não visto, meus propósitos são valizados e nada jamais será igual.
[...]
Jamais desconsidere as maravilhas de suas lágrimas. Elas podem ser águas curativas e uma fonte de alegria. Algumas são as melhores palavras que o coração pode falar."

Áh, o livro também possui várias frases bonitas, interessantes, além de citações no início de cada capítulo, como essa:

"Não importa qual seja o poder de Deus, o primeiro aspecto de Deus jamais é o do senhor absoluto, do todo-poderoso. É o do Deus que se coloca no nosso nível humano e se limita.
Jacques Ellul, Anarchy and Christiabity

Fica a dica.

2 comentários:

  1. Esse livro parece ser bem bonito.
    Gostei das citações.

    Bianca
    Um Universo Fantástico

    ResponderExcluir
  2. Realmente, Bianca, o livro é recheado de citações interessantes, além disso, é um livro de leitura simples e gostosa, recomendo.

    Bruna

    ResponderExcluir