26 de maio de 2011

Spoiler; tipos de texto vs gêneros textuais; História da África e Afro-brasileira

Spoiler



"Esse post é contraindicado para os fãs, dessa saga, que não leram o último livro da série, pois contém spoilers." 
Talvez você já tenha se deparado com uma frase como essa. Isso quer dizer que o conteúdo do que você está prestes a ler, possui informações a respeito da estória.
Não, esse post não contem nenhum spoiler. Entao, se você for fã da série Harry Potter, cuja imagem acima se refere ao último livro, fique tranquilo, pois não revelarei nenhum fato importante sobre o final da trama.
"Final da Estória": "Ahh! Ele vai morrer, você acredita??"
Sempre tem uma pessoa sem graça que não perde a oportunidade de mostrar o quão chata ela é, falando sobre o que vai acontecer no fim, só para você perder toda a emoção e empolgação de continuar assistindo/lendo, ou seja, acompanhando.
Eu, particularmente, não gosto de spoilers. Bom, só em casos especiais. Casos como os dos meus amigos que gostam, assim como eu, de contar estórias. Nessas ocasiões, em que eu tenho contato direto com o autor, fico enchendo o saco dele para ele me contar ou pelo menos falar um pouco sobre os rumos que a estória vai tomar.
Em suma, os spoilers são muito utilizados, porém, em muitos casos, eles são falsos. Às vezes, o objetivo é simplesmente criar humor, satirizar ou, simplesmente, chamar a atenção.
Confira o último episódio da  "Caverna do Dragão" .
___________________________________________________________________________________

Tipos de texto vs Gêneros textuais

Agora um tema bastante confuso e importante para os estudiosos da língua portuguesa. "Tipos de texto". Essa é a definição usada para designar características linguísticas, intratextuais que um texto pode possuir. Essas características são: descrição, narração, dissertação, argumentação, injunção e exposição. Bom, estes são os principais tipos.
Através deles, definimos um texto como dissertativo, argumentativo, descritivo... Em todo caso, essa forma de classificação ainda é limitada, pois vários gêneros textuais podem ter um caráter descritivo, argumentativo e entre outros. "Gêneros textuais" são definidos pela sua utilização e forma. São gêneros textuais a carta, a bula, o romance, o conto, o poema e etc. Os gêneros possuem finalidades, que podem ser sociais, econômicas, políticas, jurídicas, científicas, entre outros. Há, para cada um deles, uma forma, estrutura, organização a ser seguida. A carta, por exemplo, possui local e data no cabeçalho; logo abaixo, o vocativo; e, no fim, a assinatura.
Portanto, o tipo de texto está relacionado com a sua natureza linguística e o gênero textual é definido pela sua finalidade e estrutura.
___________________________________________________________________________________

História da África e Afro-brasileira

Escrito por Elisabete Melo e Luciano Braga, esse livro aborda a história, da África pré-colonial ao Brasil, nos dias atuais. Como "O Mundo de Sofia Romance da História da Filosofia", livro já citado no blog, este livro trata um assunto importante e, muitas vezes, chato (dependendo do método de abordagem) de forma brilhante.
Conta-se a história de Lube, um homem negro de vinte e quatro anos que narra a história de sua vida. Mais exatamente, no período em que cursava a oitava série, quando teve que abandonar o colégio para trabalhar no semáforo para contribuir com a renda da família. Talvez não pareça, mas para esse garoto, isso fez toda a diferença.
Em um dia de trabalho, uma professora de um colégio especial, CIEJA - colégio que se enquadra às necessidades dos alunos - o convida a cursar, novamente, a oitava série. Nessa escola, ele estuda toda a história da África e da colonização africana e brasileira.
No livro há várias informações interessantes, como, o fato de que fóssil humano mais antigo foi encontrado no continente africano; que os quilombos - locais onde iam os escravizados fugitivos - abrigavam, também, índios e brancos pobres; que centenas de negros africanos lutavam e eram mortos em seus países; e que muitos negros, que foram trazidos e escravizados, eram médicos, engenheiros, homens de instrução e sabedoria. Todas essas informações são expostas nas salas de aulas? Não.
Temos uma visão limitada do que realmente aconteceu. Esquecemos de uma das civilizações mais incríveis e antigas localizada no continente africano.
Bom, o livro é excelente. Indico para todos que gostam de um livro que traz reflexões sobre um tema de maneira dinâmica e clara.

4 comentários: