História da África e Afro-brasileira
Escrito por Elisabete Melo e Luciano Braga, esse livro aborda a história da África pré-colonial ao Brasil, nos dias atuais. Como "O Mundo de Sofia Romance da História da Filosofia", livro já citado no blog, este livro trata um assunto importante e, muitas vezes, chato (dependendo do método de abordagem) de forma brilhante.
Conta-se a história de Lube, um homem negro de vinte e quatro anos que narra a história de sua vida. Mais exatamente, no período em que cursava a oitava série, quando teve que abandonar o colégio para trabalhar no semáforo para contribuir com a renda da família. Talvez não pareça, mas para esse garoto, isso fez toda a diferença.
Em um dia de trabalho, uma professora de um colégio especial, CIEJA - colégio que se enquadra às necessidades dos alunos - o convida a cursar, novamente, a oitava série. Nessa escola, ele estuda toda a história da África e da colonização africana e brasileira.
No livro há várias informações interessantes, como, o fato de que fóssil humano mais antigo foi encontrado no continente africano; que os quilombos - locais onde iam os escravizados fugitivos - abrigavam, também, índios e brancos pobres; que centenas de negros africanos lutavam e eram mortos em seus países; e que muitos negros, que foram trazidos e escravizados, eram médicos, engenheiros, homens de instrução e sabedoria. Todas essas informações são expostas nas salas de aulas? Não.
Temos uma visão limitada do que realmente aconteceu. Esquecemos de uma das civilizações mais incríveis e antigas localizada no continente africano.
Bom, o livro é excelente. Indico para todos que gostam de um livro que traz reflexões sobre um tema de maneira dinâmica e clara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário