29 de maio de 2011

O Mundo de Sofia Romance da História da Filosofia

Este é um romance escrito por Jostein Gaarder. É uma obra estupenda e uma excelente opção de leitura para todos que gostam de uma boa estória regrada com um mistério e Filosofia.
Publicado em 1991, o livro conta a vida de Sofia Amundsen, que recebe cartas misteriosas com questões instigantes, a ela também são mandadas, depois de cada carta, um material, escrito em máquina de datilografar, com o conteúdo relacionado à  história da Filosofia. Assim ela começa seu curso sobre essa disciplina, seu professor é Alberto Knox, que, inicialmente, é anônimo na história - este é um dos mistérios da estória.
Um ponto misterioso na vida de Sofia é o fato de ela receber cartões postais de um major que trabalha para a ONU e está no Líbano, porém, esses cartões postais são endereçados para sua filha, Hilde Knag. Então por que Sofia os recebe? É um mistério que o livro revela.
Algumas das aulas são realizadas intensamente, como por exemplo, a aula de Filosofia na Idade Média em que é realizada em uma catedral e o professor se veste de monge.
Cada capítulo do livro aborda um filósofo ou um grupo deles. São 560 páginas de rico conhecimento sobre essa ciência tão antiga e importante para o desenvolvimento do ser humano ao longo de sua história.
Ao fim, Sofia e Alberto descobrem as suas verdadeiras condições de existência e transcedem a outro plano dimensional.
Em todo caso, fica a dica de leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário