28 de março de 2011

O Mundo de Sofia; Documentários; Técnicas de Estudo

O MUNDO DE SOFIA
Romance da história da Filosofia. Este é um romance escrito por Jostein Gaarder. É uma obra estupenda e uma excelente opção de leitura para todos que gostam de uma boa estória regrada com um mistério e Filosofia.
Publicado em 1991, o livro conta a vida de Sofia Amundsen, que recebe cartas misteriosas com questões instigantes, a ela também são mandadas, depois de cada carta, um material, escrito em máquina de datilografar, com o conteúdo relacionado à  história da Filosofia. Assim, ela começa seu curso sobre essa disciplina, seu professor é Alberto Knox, que, inicialmente, é anônimo na estória - este é um dos mistérios da trama.
Um ponto misterioso na vida de Sofia é o fato de ela receber cartões postais de um major que trabalha para a ONU e está no Líbano, porém, esses cartões postais são endereçados para sua filha, Hilde Knag. Então por que Sofia os recebe? É um mistério que o livro revela.
Algumas das aulas são realizadas intensamente, como por exemplo, a aula de Filosofia na Idade Média, que é realizada em uma catedral e o professor se veste de monge.
Cada capítulo do livro aborda um filósofo ou um grupo deles. São 560 páginas de rico conhecimento sobre essa ciência tão antiga e importante para o desenvolvimento do ser humano ao longo de sua história.
Ao fim, Sofia e Alberto descobrem as suas verdadeiras condições de existência e transcedem a outro plano dimensional.
Em todo caso, fica a dica de leitura.
__________________________________________________________

DOCUMENTÁRIOS 
Ah, Documentários, eu gosto deles, para falar a verdade sou fascinado por documentários que sejam do meu interesse. Adoro ler artigos sobre determinado assunto, fazer perguntas a uma pessoa que conheça o que eu quero saber, mas não há nada comparado aos documentários.
E graças a internet, o acesso a eles é fácil e por isso eu também amo o youtube (I Love You Tube!!!). É verdade, sempre que quero assistir um bom documentário, abro esse site e digito o que quero assistir. O próximo que eu quero ver é um sobre aquela cidade, localizada no Peru, onde vivia uma civilização antiga, os maias, sabe... Aquela mesma, Machu Picchu (eu sei que foram os Incas), mas ando sem tempo.
Bom, eu gosto dos documentários pois acredito que através deles, há um acesso ao conhecimento ou informação, de maneira mais clara e, para mim, através deste meio, a fixação é mais natural e consistente.
__________________________________________________________
TÉCNICAS DE ESTUDO 
Ao pensar no tema interior, surgiu em minha mente, o tema que agora vou falar a respeito: Técnicas de Estudo.
Existe uma técnica de estudo ideal? Sim, existe, pelo menos no meu ponto de vista. Eu disse que há uma técnica ideal, não disse que ela tenha que ser genérica, padrão.
A melhor é a que se enquadra as suas condições de estudo. Os fatores que influenciam e que devem ser considerados, são: tempo, lugar, métodos. Esses são os três principais, ao meu ver. Há pessoas que possuem diversas obrigações, compromissos e veem o seu tempo de estudo reduzido, outras se encontram em um meio barulhento, que possui determinados odores ou que seja demasiadamente quente ou frio. Essas condições de tempo e lugar adicionadas à maneira errada de organizar-se para estudar só tem um resultado: trabalho ruim.
Documentários podem servir de instrumentos de estudo (que eu uso como complemento, todo conhecimento adquirido é repassado por mim através desses curtas-metragem) e a utilização deles dentro da sua técnica de estudo é uma sugestão que deixo aqui. Outra possível adaptação à rotina é a utilização de áudio. Por que não gravar o áudio de algum tema, passar para o celular e ouvir no ônibus ou em qualquer lugar que seja. São alternativas que podem ser simples e extremamente úteis para os que enfrentam de certa forma dificuldades com o ato de estudar. Outras alternativas são facilmente elaboradas a partir de uma reflexão do cotidiano de quem quer e precisa estudar.

2 comentários: