25 de março de 2011

BRASILEIROS: Ponto de vista de uma brasileira


Sem o clichê de que o brasileiro é um povo feliz, animado, festeiro, que tem um jeito para tudo, que ama carnaval e vive em função do futebol.

Também, sem dizer que o brasileiro é preguiçoso, burro, ignorante ou, então, intelectual, esperto, esforçado.

Brasil, um país tão grande, tão diferente... Como o rotulamos com tanta facilidade?

Aqui, onde temos alemães, negros, espanhóis, italianos, americanos, ingleses, árabes, libaneses, holandeses, paraguaios, argentinos... Temos também inúmeras variedades de "caráter". Temos realmente os fanáticos pelo "brasileirismo", que não abrem mão de uma "gambiarra", de uma festinha, que têm o futebol como plano de vida e que contam os dias para a chegada do carnaval.



Mas, existem também os "outros", uma imensa variedade de "outros": trabalhadores, esforçados, fãs de basquete, dançarinos clássicos, inteligentes, indignados com a política e suas consequências, com espírito revolucionário, crentes em um país do futuro que seja mesmo [um dia] um país do futuro.

Você vai encontrar placas escritas assim: CD=1,00; DVD=1,50; "PLEI 2"=3,00 [é fato, vai encontrar]. O que só comprova que o brasileiro é um povo altamente influenciado, adotando culturas estrangeiras. Sim, uma espécie de "puxa saco". Outro exemplo disso é a entrada do verbo "tuitar" no dicionário brasileiro, antes da entrada de "a gente" na gramática.

Mas, é como diz a música: "...Porque a gente é brasileiro, a gente ama esse país e ,mesmo com pouco dinheiro, a gente sabe ser feliz..."♪♫

Um comentário:

  1. gostei do plei... E realmente o Brasil é tão grande, tem uma diversidade tão grande de pensamentos que não é adequado rotular o cidadão brasileiro... Mas a grande maioria tem o seu jeitinho brasileiro de ser. hehehe Parabéns, bom post, Duia.

    ResponderExcluir