13 de dezembro de 2010

Lixo Espacial; Faxina Espacial; Homens na Lua e Pioneiros do Rock





Bom Galera, como o blog está escaço de posts vou postar logo 4 temas. São 3 temas que me interessam muito. E outro que é uma paixão mesmo, o Rock and Roll. Espero que gostem e que curtam. Aconselho a ouvirem algumas músicas das bandas citadas, tudo banda de alta qualidade e de muito respeito na área musical. Verdadeiros PAIS do rock.
Abraço a todos e até segunda que vem...


Quanto lixo existe em torno da Terra?

Cerca de 330 milhões de objetos maiores do que 1 milímetro. Desse total, 11 mil têm dimensão superior a 10 centímetros. O lixo espacial é composto de partes de foguetes e peças ejetadas, como, pedaços de lançamentos abandonados e satélites que chegaram ao fim de sua vida útil. À medida que colidem uns contra os outros, vão se fragmentando e aumentando ainda mais o número de detritos.
{txtalt}
Esse lixão todo é monitorado pelas agências espaciais americana e russa por meio de radares e telescópios. O problema é que boa parte da sujeira acaba, um dia, voltando para a superfície terrestre.

Entre 1999 e 2003, fomos “bombardeados” por cerca de 840 toneladas dedetritos, como o laboratório Skylab da Nasa, a agência espacial americana, que pesava 77 toneladas e caiu em 1979 no oceano Índico e na porção ocidental da Austrália. A estação espacial russa MIR, de 120 toneladas, também retornou ao planeta, mas sua queda no sul do oceano Pacífico foi controlada.


_________________________________________________________________________________________________

Rússia vai gastar 2 bilhões de dólares para limpar o espaço





Um projeto ambicioso de limpeza espacial está em andamento na Rússia. Eles vão enviar uma cápsula orbital para mandar cerca de 600 de satélites desativados e outras tranqueiras que a humanidade tem enviado para fora do planeta Terra de volta pra cá.
A cápsula vai, basicamente, ficar rodando ao redor da Terra por dez anos empurrando pra “baixo”(para fora da órbita da Terra em direção à ela) as latas velhas desativadas de mais de 50 anos de corrida espacial. O “Lixeiro Espacial” (ainda não divulgaram seu um nome oficial) é movido à energia nuclear e vai usar uma série de ondas rádio-termais que geram uma rede elétrica (é… físicos russos, por favor, expliquem melhor isso aí) que irá repelir o lixo espacial de volta para o planeta magneticamente.
Limpar a área próxima à Terra é muito importante, pois muitas órbitas estão ficando inacessíveis (ou pelo menos perigosas) para estações espaciais e satélites ativos. Em 2009, uma “chuva” de dejetos de metal causou a colisão entre um satélite ativo estadunidense e um satélite “morto” da Rússia.
Espera-se que esses satélites velhos queimem completamente durante a queda ou – na pior das hipóteses – que caiam no mar. Mas talvez seja melhor começar a olhar para o céu na hora de atravessar a rua a partir de 2023, quando a cápsula deve começar a funcionar.
_________________________________________________________________________________________________

Lua: quantos homens já pisaram


Até hoje, apenas 12 astronautas colocaram seus pés na superfície lunar. O primeiro a realizar tal feito foi o americano Neil Armstrong, em 1969. No entanto, as explorações lunares começaram formalmente dez anos antes, em 1959, quando sondas lançadas pela espaçonave soviética Soviet Luna voaram ao redor da Lua, se chocando com o solo. Na mesma época, missões americanas fotografaram a superfície do planeta, já preparando terreno para explorações com astronautas. Em 20 de julho de 1969, Armstrong, a bordo da Apollo 11, aterrissou na Lua, sua caminhada foi transmitida ao vivo para as televisões americanas - e assistidas no mundo todo. "As missões foram muito mais de cunho político do que científico, já que os mostrar aos soviéticos - que haviam lançado o primeiro homem ao espaço - que os Estados Unidos poderiam fazer algo maior, ou seja, pisar na Lua", afirma o físico Lázaro Padilha Jr, da Universidade da Flórida Central. Durante os nove anos do programa Apollo (1963-1972), a Nasa, a agência espacial americana, enviou ao espaço 22 missões - seis com astronautas. Em 1994, mandou à Lua uma nave mais eficiente, a Clementine, que realizou um mapeamento de sua topografia e composição. Uma espécie de satélite, com 13 ferramentas de pesquisa (como radar e raio X), está sendo desenvolvido para sobrevoar a superfície lunar por um ano e medir seu campo gravitacional. A agência também não descarta a possibilidade de construir uma base científica lá em cima.

_________________________________________________________________________________________________


Qual foi a primeira banda de rock?

Não existe consenso, mas muitos historiadores do gênero apontam Bill Haley & His Comets (Bill Haley & Seus Cometas), grupo que surgiu nos E.U.A., em 1951. A banda anterior do artista, Bill Haley and the Saddlemen (Bill Haley e os Seleiros), tocava country, mas acabou trocando de nome por causa das mudanças na sua sonoridade, que começaram com o cover da música “Rocket 88”. Eles incorporaram elementos do blues, do jazz, do rhythm and blues e do gospel (estilos tocados pelos negros) ao country e ao folk (tocados pelos brancos). Essa mistura é que daria origem ao rock. Dois anos depois, os “Cometas” emplacariam o primeiro sucesso de rock nas paradas americanas, “Crazy Man, Crazy”.





PIONEIROS DA GUITARRA


Outros artistas que marcaram a história do gênero com inovações bem rock ’n’ roll

THE WHO
Pete Townshend foi o primeiro a quebrar a guitarra no palco, em 1964. No início, foi por acidente. Depois ele concluiu o “serviço” só pra ver a reação do público.

THE BEATLES
Foram os primeiros roqueiros a lotar um estádio: o Shea Stadium, em Nova York, em 1965.

BOB DYLAN
Lançou o primeiro álbum duplo de rock, o clássico Blonde on Blonde, de 1966.

THE DOORS
Jim Morrison foi o primeiro roqueiro preso no palco – em 1967, por perturbar a ordem.

STEPPENWOLF
A banda cunha o termo heavy metal na música “Born to Be Wild”, de 1968. Várias outras disputam o título de pioneira nesse subgênero, como Iron Butterfly, criada em 1966, e Black Sabbath, de 1968.

ROLLING STONES
São os primeiros a “idolatrar o Diabo”, na faixa “Sympathy for the Devil”, de 1968. A letra não traz palavras explícitas de adoração, mas cria uma imagem glamorosa do capeta.

RAMONES
Inauguram o gênero punk, em 1974 – embora há quem aponte os New York Dolls ou Stooges como precursores. Em 1975, surgem os Sex Pistols, primeiros punks do Reino Unido.

5 comentários:

  1. Existem controvérsias, se de fato, o homem pisou na lua. A verdade é... que eu sou igual a Tomé, só acredito vendo.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Pessoas que não lêem e não pesquisam contestam msm.

    ResponderExcluir
  4. E viva a Lika!!! primeiro ser vivo a ir para o espaço. Tadinha ninguém lembra dela, só porque é uma cadela rsrs.

    ResponderExcluir
  5. O tema foi os astronautas que pisaram na lua, ela não chegou la, se o post fosse sobre quem foi ao espaço, concereza Laika seria a primeira citada, também Albert, o macaco que morreu antes dela por sufocamento. E todos os outros animais e humanos que morreram em nome de um sonho, e da ciência. Menos mal que a maioria eram americanos.
    hehehe
    abraços

    ResponderExcluir