1 de dezembro de 2010

Amor Paternal


Qual é a explicação do amor de um pai, para com o filho? Explicação um tanto que confusa, não?
É como dizer a uma pessoa que nunca amou, o que é o amor. Ou tentar explicar uma sensação de alegria, sem a outra ter passado pela a mesma.
Alguns futuros papais, já fazem planos, preparam-se para quando chegar a hora certa de ter um filho, ele seja bem recebido nos confortos de um mundo injusto e cruel. Outros, não tão futuros assim, escolhem nomes e imaginam como seria levá-lo para o parque ou um campinho de grama para jogar bola.
Bom, procurei por esta resposta em dois campos de estudos totalmente diferentes. Uma é no campo da sociologia, a outra é a das ciências biológicas.
A sociologia (segundo alguns autores), fala que o amor paternal, maternal ou qualquer outro amor, seja ele qual for, é um fato social, ou seja, alguém nos diz que o amor existe e fica por assim falado.
Já para as ciências biológicas, o amor paternal, assim como outros, causa reações químicas. Nosso organismo produz grandes doses de substâncias, deixando a pessoa víciada.
Também há outras explicações para o amor paterno, como por exemplo, o amor de Deus, segundo a religião e a Bíblia. Porém, para mim, a explicação das ciências biológicas (apesar de não ser a dona da verdade) é a mais aceita, já que, uma vez aceita pela ciência, teria de ser provada e comprovada várias vezes.

2 comentários: