30 de novembro de 2010

Humor Politicamente Correto

Cem mil reais, este é o preço que os programas humorísticos terão que pagar caso infrijam a lei eleitoral 9.504, que proíbe a ridicularização dos políticos durante o processo das eleições 2010.

Para a maioria dos políticos, isso é um meio de conter uma provável parcialidade por meio dos humoristas. Para os comediantes e a maioria da população, isso é uma agressão à Constituíção, que prevê a liberdade de expressão e o direito à informação.

Essa lei é um tanto quanto irônica, pois não podemos usar o humor contra os políticos, mas eles podem fazer-nos de “palhaços”. Foi pensando nisso que, no dia 22 de agosto desse ano, algumas das figuras mais importantes do cenário humorístico brasileiro fizeram um protesto no Rio de Janeiro contra essa “lei da mordaça”.

Sem dúvida, o humor é uma importante ferramenta informativa e pode influenciar, parcial ou imparcialmente, a opinião do eleitor, contudo, cabe a nós dissenirmos essas informações e optarmos pelo candidato mais apropriado, também pesquisando seu histórico e suas propostas.

Do que adianta todas as manifestações, as lutas e as mortes durante os períodos ditatoriais para reivindicar nossos direitos de cidadão se ainda hoje podemos encontrar medidas de represália à liberdade de expressão? “Essa lei é realmente uma piada”.

Augusto Lopez Dantas



Essa é uma representação da redação elaborada pelo vestibulando em um simulado do cursinho Pré-Vestibular Unioeste, sua versão manuscrita está dentro dos limites de linhas exigido no vestibular. Toda argumentação e recursos nela aplicados foram de elaboração exclusiva do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário