4 de setembro de 2010

Sexta de Música! (4)

Hao!(pele vermelha mode off), os posts começam a ficar cada vez mais difíceis de serem feitos, tanto pelo assunto quanto pelo meu tempo, que anda muito escasso, escassez essa que não existe quando o assunto é PUNK ROCK, é, o tão controverso e fascinante mundo do punk rock, taí um estilo que realmente criou raízes, gerou conflitos, expandiu idéias e como qualquer estilo de rock se tornou o pesadelo de papais e mamães desse mundo todo.
Foi lá em meados dos anos 70, que em uma cidade chamada Detroit começam a surgir umas bandas com um idealismo diferente, o som deles era simples e agressivo e suas letras abandonaram o “twist” e começaram a se tornar “Punch”(essa não é a origem do nome ok?). Já que mencionei letras,vamos atravessar um pouco da história e vamos tratar de ideologias, “I am Antichrist, I am Anarchist”, Sex pistols explica quase toda uma cena com essa frase, sem generalizar é claro. Com letras sobre o cotidiano, críticas pesadas seja à política ou a outros estilos de rock, com uma filosofia de “faça você mesmo”, tendo liberdades para fazer e acreditar no que der na telha, são algumas das características ideológicas dos punks.
“TURNCOAT, KILLER , LIER , THIEF, Criminal with protection of the law!”
“Traidor, Assassino, Mentiroso, Ladrão!, Criminosos com proteção da lei!”
(Anti-flag, Turncoat)
Refrão mestre da banda Anti-flag, um pouquinho de ataque ao governo.


- “Ai mano, flagra o Moicano ?”
- “Sim, aquele cabelo de boleiro né ?”
- “¬¬”



- “É disso que to falando véi !”
- “aahhm , ta! :x”
O visual punk foi algo como “Praquê costurar?, pra que lavar?, pra que tirar?”, pra que desviar da poça de lama, só um remendo no máximo. Fora isso, haviam roupas de couro, cabelos raspados nas partes menos prováveis, moicanos de todas as cores, coturnos ou tênis converse, jaquetas de couro, alfinetes, spikes e tudo mais. Algo que poderia tanto ser vestido aleatório quanto combinado.
Olha, não vou falar de Ramones, the stooges, misfits , e tudo mais, pois senão eu ficaria escrevendo até amanhecer, ou daria um “ctrl + C” descarado, então só gostaria de acrescentar mais algumas coisas, claro que o punk não pode ser resumido em “aversão a tudo”, é um dos estilos mais complexos e mais amados de todos, pois seus adeptos são realmente muito fiéis ao estilo. Punk por sua infinidade de subgêneros pode ser com certeza uma das vertentes mais difundidas de todas, dentre esses subgêneros posso destacar:
- Street Punk/Oi!: Foi o “Remake” do punk doas anos 70 (Banda: Cockney Rejects);
- Hardcore Punk : O Punk mais agressivo e crítico; (Banda: MDC)
- New Wave : Um Punk digamos mais “comercial”; (Banda: Joy Division)
- Pós Punk : Um punk mais alternativo; (Banda : The Cure)
- Anarco- Punk: O Nome já diz; (Banda: Conflict)
- Pop Punk: O começo do fim dos tempos, ou punk adolescente; (Banda: New Found Glory)
- Skate Punk: É o hardcore Punk, com temáticas Skatistas; (Banda: Black Flag)
Por fim, não posso deixar pedir desculpas né?, aos colegas de blog, e aos nossos fiéis leitores imaginários (brincadeira).
Bom feriados a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário