24 de novembro de 2011

Romance Policial

Descobri há certo tempo que sou fã de "estórias policiais", minha aventura começou com "Assassinato no Expresso do Oriente", da Rainha do Crime, Agatha Christie, que até hoje é minha preferida.
Esse mês tive um trabalho da faculdade sobre o Romance Policial e o surgimento dos Detetives, trabalho que me brindou com um exame em Sociologia, mas... a admiração pelo gênero não diminuiu.




Quando se ouve falar em Romance, algumas pessoas ainda pensam em histórias de Amor, mas, na esfera literária o Romance é uma narrativa longa, fictícia, com personagens, cenário, problematização etc. Alguns críticos o veem como sinônimo de Novela.
Os Romances Policiais são aquelas "histórinhas de detetives", com mistério, morte, investigação, um pouco de terror e surpresa, muita surpresa. O gênero procura demonstrar que não há crime perfeito, tampouco impunidade. Excessões são permitidas, como, no caso de "Assassinato no Expresso do Oriente", em que, por opção de Hércule Poirot, os culpados não recebem punição.
Acredita-se que o gênero surgiu em 1841, com publicações de Edgar Allan Poe. Pode-se dividir em alguns estilos: Whoddunit, Noir, Thriller juridico, Thriller médico, espionagem.

Histórias curiosas, chocantes, onde a solução do mistério deve estar evidente desde o início, para que em uma releitura fique a impressão de "nossa, como não vi isso antes?", nos leitores.
Citarei alguns escritores desse gênero e seus respectivos detetives, começando por minha preferida, Agatha Christie, com o detetive Hércule Poirot.
Arthut Conan Doyle, com Sherlock Holmes
Dashiell Hammett, com Sam Spade
Adgar Allan Poe, com C. Auguste Dupin
Além de escritores nacionais, como Álvaro Cardoso Gomes e o investigador Medeiros
Luis Fernando Verissimo, com Ed Mort
Pedro Bandeira, com Os Karas. Aproveito a oportunidade para dizer que já li a coleção quase completa de "Os Karas" e indico.
Eu poderia dar também uma definição sociológica para o Romance Policial, mas acreditem, ela não é tão interessante assim, o melhor é ler alguns livros e tirar suas próprias conclusões sobre o gênero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário