27 de novembro de 2011

Caça às Bruxas






Título Original: Season of the Witch;
Lançamento: 2010;
Direção: Dominic Sena;
Principais Atores: Nicolas Cage, Ron Perlman, Christopher Lee, Claire Foy;
Duração: 103 minutos;
Gênero: Aventura.








O filme Caça às Bruxas é uma história de dois cavaleiros, que ao que me parece faziam parte do exército da Igreja, que posteriormente seria uma organização livre, os Cavaleiros Templários. Dois amigos, após matarem um vilarejo onde as pessoas eram acusadas de hereges, decidem abandonar suas obrigações com a Igreja. Por isso, são tidos como desertores e viajam discretamente.
Arriscando-me a fazer uma crítica, o filme é muito bem introduzido com uma cena que coloca elementos centrais do filme todo. A cena de introdução é uma condenação de três mulheres por bruxaria: um padre que orienta todo processo possui um livro nas mãos; nele, há um ritual que deve ser feito após a condenação. A título de informação, é importante saber que esse livro é destruído.
Quando os dois cavaleiros passavam por uma cidade atacada por uma peste, e é possível inferir que se trate da Peste Bubônica ou Peste Negra, cuja Europa, ela açoitou, na Idade Média, por volta de 1348, são reconhecidos e presos. No entanto, eles recebem uma proposta de levarem uma bruxa até um vilarejo onde os monges possam fazer a leitura desse livro e, desse modo, libertar a humanidade da Peste. Sim, pois acredita-se que a responsável pela doença é a bruxa.
Para viagem, monta-se uma equipe: os dois cavaleiros; um guia, conhecido como vigarista; um cavaleiro da região; e um padre. Posteriormente, um rapaz que seguiu o grupo, junta-se a eles.
Observa-se que a atmosfera criada nessa viagem é bem sombria e, no seu início, não é possível saber se a garota é realmente uma bruxa. Há momentos que a moça sorri de modo sarcástico, o que faz o espectador acreditar de que ela seja a vilã, mas há fatos que contrapõem essa ideia, como por exemplo, quando ela salva o jovem rapaz da morte, na travessia de uma ponte. Esse mistério a respeito da culpa da mulher é um ponto positivo no filme.
Além de sombrio, o clima se torna de suspense e de expectativa.
No final, surpresas acontecem e, é claro, mortes são inevitáveis. Um excelente filme, que expõe bem a situação da época. Fica a dica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário