21 de novembro de 2011

Ernesto "Che" Guevara de la Serna


Nascido em Rosário, Argentina, em 14 de junho de 1928, em uma familia de boas condições sociais, Guevara era o mais velho de cinco filhos do casal Ernesto e Celia. Asmático, mudou de cidade algumas vezes em busca de um clima de melhor qualidade.
Ernesto foi político, jornalista, escritor e médico. Também foi um dos ideólogos e comandante da Revolução Cubana, entre 1953 e 1959, junto com os irmãos Raúl e Fidel Castro.
Desde a adolescência era incentivado pelos pais a ler livros da biblioteca da familia, foi nessa época que entrou em contato com a literatura socialista, lendo Marx, Engels e Lênin.

Começou a cursar Medicina em 1946, quando a familia mudou-se para Bogotá, Colômbia, concluiu a formação em 1953, após sua viagem pela América Latina, com o bioquimico e amigo Alberto Granado. Casou-se com Hilda Gadea, com quem teve uma filha, Hilda Beatriz Hidita.
Após anos dedicados a lutas sociais, Che Guevara é morto em uma aldeia na Bolivia, enterrado como indigente, teve as mãos arrancadas para servirem de troféu. Somente 30 anos após sua morte, em 1997, seus ossos foram encontrados por pesquisadores em uma vala comum. Seus restos mortais são transferidos para Cuba, onde em 17 de outubro do mesmo ano são enterrados com honras de Chefe de Estado, na presença de sua familia e do líder cubano Fidel Castro.

"Prefiro morrer de pé que viver sempre ajoelhado".
Che Guevara

Nenhum comentário:

Postar um comentário