22 de novembro de 2011

Percy Jackson e os Olimpianos: O Ladrão de Raios - Filme

Ao terminar de ler o primeiro livro da saga de Percy Jackson, não pude me conter e assisti o filme. Não fiquei decepcionado no quesito "fidelidade ao que o autor escreveu", pois não é novidade que muitos filmes não são boas adaptações dos livros. É claro, questões de venda e não sei o que mais podem influenciar as alterações feitas no enredo.
Contudo, uma adaptação que não seja boa, não significa necessariamente que o filme não seja bom. Fica a mercê das avaliações dos críticos. Na minha opinião, é um bom filme: a atuação dos atores (alguns do Sobrenatural), música (Highway to Hell), roteiro, entre outras coisas. Acredito que ele possa ser exibido no trabalho para as crianças a fim de mostrar alguns valores dentre os quais estão a importância dos laços fraternos, da existência da honestidade e do trabalho em equipe.
A produção conta com nomes já conhecidos, como, Mark Radcliffe, produtor, e Chris Columbus, diretor; ambos trabalharam nos filmes do Harry Potter (no caso de Columbus, como diretor, só nos dois primeiros fimes e depois prosseguiu na franquia fazendo parte da produção). Diferentemente do seu trabalho em Harry Potter, as mudanças do filme em relação ao livro não foram decorrentes de cortes e omissões de fatos que acontecem no livro, em Percy Jackson há mudanças expressivas em relação aos personagens e ao desenrolar dos acontecimentos. Por exemplo, a morte do minotauro, no filme, faz parecer que Percy não teve muito mérito; as circunstâncias sob as quais ele conhece Annabeth foram outras, ela cuidou dele quando estava ferido, logo que ele chegou no acampamento; um dos principais vilões do livro nem ao menos é citado no filme, que é o deus Ares.
Além disso, algumas características dos personagens são totalmente diferentes. Percy tem doze anos no livro; no filme, parece ter no mínimo dezesseis; ainda, o personagem do livro é esperto e sarcástico, enquanto o do filme parecer ser um tanto "bobão". Grover é muito safadinho.
Enfim, foi uma adaptação fraca e um filme legal.
Agora é esperar para ver o segundo filme da série "Mar de Monstros", filme confirmado desde o início do ano. É claro que primeiro conhecer a estória partindo do livro como fonte de referência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário