16 de novembro de 2011

The Last of the Mohicans

"I have lived too long. I have seen the last of the Mohicans!"

O Último dos Moicanos é um clássico da literatura norte-americana escrito por James Fenimore Cooper, publicado em 1826. A principal característica desse autor é retratar histórias dos povos nativos que habitavam a região norte da América.
A estória se passa em 1757, - antes da independência dos Estados Unidos da América, que aconteceu em 4 de julho de 1776, - nas proximidades do lago Horican no rio Hudson. Nessa época havia um confronto entre França e Inglaterra pelas terras da "América", cada país contava com a ajuda de algumas tribos. Do lado dos franceses estão os Delawares, omissos na guerra e posteriormente inimigos dos Hurons, e os Hurons. No lado dos ingleses estão os Mohawks e os Mohicans (moicanos).
No romance, existem apenas dois moicanos, Chingachgook e Uncas. Com eles, há Hawk-eye, um homem branco que foi adotado por Chingachgook. Os três encontram um oficial inglês e duas mulheres quando eles, os ingleses, iam ao encontro do General Munro, pai das garotas. Perdidos na floresta, pedem ajuda aos moicanos e ao homem branco.
No caminho há lutas com os Hurons e os três ingleses se tornam prisioneiros dos índios. No entanto, Hawk-eye e os moicanos os libertam. Depois de muita confusão, eles conseguem chegar a Fort Willian Henry onde está o General, mas, dias depois, por causa de um cerco formado por soldados franceses, eles são forçados a se retirar.
Depois disso, há o ataque dos Hurons aos ingleses quando eles deixam Fort Willian Henry. Há o sequestro das moças, Alice e Cora. Há também mortes.
Se você tem prova de literatura inglesa, sobre o livro, e pensa em assistir o filme para ter uma ideia, tome cuidado, no filme há muitas coisas diferentes, fatos que são totalmente distintos nos livros.
O livro lido é uma versão simplificada do romance, possui 63 páginas e é uma versão "readers" para você ler em inglês. Não é uma leitura pesada para você que quer praticar o inglês. Em três horas, no máximo, você termina a leitura. Uma excelente estória. Fica a dica.


The next morning, the Hurons went to get Uncas.
They were going to kill him. They found the bear's skin. But they did not find the Mohican.
Then they went to the cave. They found a dead woman. But they did not find Alice.
They found Magua. His hands and feet were tied. A cloth was in his mouth.
The Hurons untied Magua's hands and feet. They took the cloth from his mouth.
Magua was angry. "Kill the Mohican prisoner now!" he shouted.
"He has gone," said one of the chiefs.
Magua shouted with anger. And he ran out of the cave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário