14 de novembro de 2010

ENEM, porta de entrada para a faculdade!( opa, emperrou!)


É caros indigentes de plantão, a nossa tão famosa porta de entrada para a faculdade tem emperrado, detalhe (pequeno porém importante), só depois que virou porta! Se é que me entendem.
Quanto a avaliações desse nível, tenho dúvidas se as mesmas são revisadas mil ou duas mil vezes e mais dúvidas ainda eu tenho de que estes erros tão comentados na mídia sejam meramente coisas do destino por assim dizer, já que por coincidência tem ocorrido somente depois que o ENEM passou a ser a forma adotada pela maioria das universidades públicas como seleção de acadêmicos . É inacreditável que seja possível um orgão organizador ser tão displicente com uma avaliação nacional. Afinal, enquanto o resultado dessa novela não sai, os futuros universitários se obrigam a fazer (e pagar) suas matrículas em instituições particulares sem ao menos ainda contar com uma nota para apresentar ao PROUNI também tão desejado quanto o ingresso em uma instituição pública.
Uma vez é aceitável, afinal, todos imaginavam que um dia, apesar de todos os cuidados, uma prova do ENEM vazaria. Agora acreditar que uma prova deste porte contenha erros de formulação ou de edição é meio difícil, pensando é claro pelo lado da dúvida de quantas centenas de vezes uma prova destas é revisada e por quantas dezenas de pessoas e ainda mais no ano seguinte ao vazamento, que, aliás, segundo o site “folha.com” até agosto deste ano ainda não se tinha um responsável respondendo pelo caso. Bem, se nem o santo Google é capaz de dizer o nome destes, quem sou eu, mera indigente, para passar uma informação destas para vocês, leitores!
Mais antes que eu seja vista como uma pessoa negativa eu posso tentar ver isso pelo lado bom, vejamos:
- Os alunos (não só a alunos me refiro às pessoas em geral que farão novamente o ENEM) poderão se preparar melhor, já que é lógico que os cursinhos pré-enem reabrirão garantindo até uma vantagem para os organizadores dos mesmos (uma verba a mais sempre é vantagem).
- Outro ponto é que as pessoas terão opção garantida de curso, já que pagando a matrícula em vários cursos de outras faculdades você a terá garantido e pagando para várias enquanto o novo Enem não é feito você ganha até o direito de escolher em qual delas cursar.
E a conclusão de toda a minha opinião, caros indigentes, é de que a nossa vida acadêmica apesar de não ser American Pie ainda vira comédia. Enfim, como diz o ditado “tem que rir pra não chorar”.

Maiara Aparecida Sassi Cristan.

2 comentários:

  1. Bom galera do blog, a meu pedido a Maiara preparou este post pra mim postar hoje. Espero que gostem...Willian Freitas

    ResponderExcluir
  2. Wonh, Bom gente, o texto foi redigido bem de última hora, prometo que um outro dia faço algo bem mais caprichado, beijos,.
    Brigado Willian, ate uma proxima vez.
    Ass> Maiara Aparecida Sassi Crsitan

    ResponderExcluir