30 de novembro de 2010

Humor Politicamente Correto

Cem mil reais, este é o preço que os programas humorísticos terão que pagar caso infrijam a lei eleitoral 9.504, que proíbe a ridicularização dos políticos durante o processo das eleições 2010.

Para a maioria dos políticos, isso é um meio de conter uma provável parcialidade por meio dos humoristas. Para os comediantes e a maioria da população, isso é uma agressão à Constituíção, que prevê a liberdade de expressão e o direito à informação.

Essa lei é um tanto quanto irônica, pois não podemos usar o humor contra os políticos, mas eles podem fazer-nos de “palhaços”. Foi pensando nisso que, no dia 22 de agosto desse ano, algumas das figuras mais importantes do cenário humorístico brasileiro fizeram um protesto no Rio de Janeiro contra essa “lei da mordaça”.

Sem dúvida, o humor é uma importante ferramenta informativa e pode influenciar, parcial ou imparcialmente, a opinião do eleitor, contudo, cabe a nós dissenirmos essas informações e optarmos pelo candidato mais apropriado, também pesquisando seu histórico e suas propostas.

Do que adianta todas as manifestações, as lutas e as mortes durante os períodos ditatoriais para reivindicar nossos direitos de cidadão se ainda hoje podemos encontrar medidas de represália à liberdade de expressão? “Essa lei é realmente uma piada”.

Augusto Lopez Dantas



Essa é uma representação da redação elaborada pelo vestibulando em um simulado do cursinho Pré-Vestibular Unioeste, sua versão manuscrita está dentro dos limites de linhas exigido no vestibular. Toda argumentação e recursos nela aplicados foram de elaboração exclusiva do autor.

29 de novembro de 2010

Futuro: Guerra ou Liberdade?


A Guerra leva a Paz.
Quantas vezes já não ouvimos isso?
E quantas guerras não vemos por aí?
A guerra leva a paz, mas essas guerras nunca acabam, seja entre nações, entre grupos, entre bandidos, sempre há guerra. Como haverá paz, se sempre há guerra?
Agora, depois de muitos anos, o Brasil enfrenta uma nova guerra, contra o Narcotráfico, que está se intensificando e se concretizando, ja estava na hora. A população sofre, mas agradece por tudo o que está acontecendo e todos os brasileiros acho que têm esse mesmo sentimento, de gratidão.
Essa guerra poderá trazer a paz, mas começará outra guerra, em outro lugar, com outros envolvidos, e a paz será quebrada.

"A Guerra leva a Paz, mas a Paz leva a Guerra". (J.L.S.)

Abraços a Todos!
Uma ótima semana.
Até a próxima segunda!!!

28 de novembro de 2010

Se Deus fez; Se Deus não fez

Desde 1859 (ano em que foi lançado o livro "A origem das espécies", de Charles Darwin), a "guerra" entre cristãos e ateus ficou mais intensa, pois este livro, para os ateus, é uma maneira de tentar explicar o surgimento da vida sem Deus.
Mas há algum tempo atrás vi a capa de um livro chamado "Se Deus fez, se Deus não fez" (Michelson Borges) que me fez parar para pensar em como seria nossas vidas se Deus não tivesse nos criado.
1º) Não teriamos a quem buscar quando alguém da nossa familia estiver muito enfermo;
2º) Muito se fala em religião, mas pararam para pensar como seria o mundo sem elas? Vivemos num tempo em que o respeito ao próximo está acabando e o que ainda mantém esse princípio são as igrejas;
3º) Sem Deus, a nossa vida se resumiria apenas em "nascer, crescer, reproduzir,..., morrer" e não teriamos uma esperança de vida no céu.
Se parássemos para pensar como seria nossa vida sem Deus, perceberíamos o quão importante ele é para nós, pois “Quando se crê em Deus, não há cotidiano sem Milagres” (Nikos Kazantzakis).
Para finalizar, deixo uma frase como de costume:
“O cara só é sinceramente ateu quando está muito bem de saúde.” Millôr Fernandes

27 de novembro de 2010

Pensamento Positivo

O pensamento positivo é uma arma que você deve usar a seu favor em qualquer situação.
Se você tem uma meta, confie em você mesmo e procure alcançá-la, tenha determinação e coragem e não deixe que o medo ou o nervosismo te atrapalhe no caminho rumo ao seu sonho.
Afinal de contas, só atinge um objetivo quem luta para chegar até lá!
Lembre-se: Você Sabe, Você Pode!

Pra quem vai fazer o vestibular da Unioeste, amanhã 28/11m não se esqueça: Pensamento positivo e confiança no conhecimento adquirido.
Boa Sorte a todos os vestibulandos!

Post é de Sábado, até a próxima semana! *------*

Cursinho Pré-Vestibular Unioeste - 2


Bom galera, como já foi informado, haverá dois post's cada um com uma redação produzida por vestibulandos do Cursinho Pré-Vestibular Unioeste 2010. Essas redações serão postadas na próxima semana, no dia 30 de novembro e 02 de dezembro.
Como muitos já devem saber, no próximo domingo (28) haverá o concurso vestibular Unioeste 2011, desejo a todos os vestibulandos (do cursinho Unioeste, óbvio), uma ótima prova... Boa Sorte e são vocês na Unioeste ano que vem!

25 de novembro de 2010

A Boa Idade

"Pois vêem-se chamas nos olhos dos moços, mas no olho do ancião vê-se a luz”. Victor Hugo

Ah! A boa idade, sim, quando nascemos para uma vida nova. Quando o cansaço bate à porta e a única vontade é de poder relaxar. Quando se olha para trás e é possível rever, relembrar, tudo que de bom aconteceu e de ruim também. Recordar com saudade e reviver com alegria.
A idade ideal para a realização de objetivos pessoais, sonhos que por algum motivo não puderam ser realizados ou mesmo procurados. Enfim, a boa idade.
No entanto, de encontro ao que chamamos de ideal está o real. Lembro como se fosse semana passada quando meu professor de Teoria Literária fez a seguinte pergunta: "qual a probabilidade do mundo ideal existir no tempo presente do narrador?", a resposta!? Nenhuma!
Infelizmente é assim, quantos de nós afirmaria que a sua realidade atual é igual à que ele acredita ser a ideal para a sua vida? De fato, planejamo-nos para o futuro.
E quando estivermos na boa idade, o que nos garante que nossas condições de vida serão as ideais?
O Brasil, um país do futuro? O avô do Arnaldo Jabor já dizia isso. Como um colega viu no título de uma reportagem em uma revista sobre o assunto, "O Brasil está de cabelos brancos", que ótimo, o IDH cresceu, mas, e a qualidade de vida dos idosos? Muitos deles morrem sem receber a sua merecida aposentadoria depois de uma vida de contribuíção. Outros sofrem para conseguí-lo.
Os nossos "jovens a mais tempo" se sentem desvalorizados pela sociedade em geral. Toda vez que vejo alguma pessoa que está na boa idade caminhando pela rua, percebo a inexistência de autoestima, a cabeça baixa, a expressão vazia.
Não consigo imaginar em alguma solução para uma melhoria, e, frustrado, apenas tento me tranquilizar acreditando que eu posso fazer a minha parte.

24 de novembro de 2010

Lúcifer, fico lhe devendo essa!

Há tempos que estou querendo postar algo que tenha relação com a Bíblia. Histórias essas que são verdadeiros mitos (coisas que acreditamos mas, não temos certeza), e que, até hoje nos fascina com suas mais diversas análises, suposições e metáforas.

Caro leitor, antecipo de primeira mão de que, essa análise não é de minha autoria, e sim, uma compreensão de um estudo apresentado por um graduando, no curso de teologia.

Todos sabemos que Lúcifer foi o anjo mais perfeito do reino dos céus. Sabemos também que, ao ter se rebelado contra Deus, por motivos de inveja, juntamente com 1/3 de sua orquestra, foi expulso do reino de ouro.
Já neste primeiro parágrafo temos a resposta, do por que Deus ter criado Adão e logo depois Eva. Na Bíblia (voz de Deus) fala que "Deus criou um ser a sua imagem e semelhança para poder adorá-lo", esse ser seria Adão. Começaria ali, a ser preenchida a terça parte que faltara em seu reino, justamente, a parte da adoração, da orquestra. Deus já sabia que Adão não resistiria à maçã de Eva, dando início assim, ao povoamento. Essa concordância aparece no livro de Apocalipse quando Paulo escreve que Deus virá para buscar a sua terça parte.
Agora o que muitos não sabem é que Deus, ao expulsar Lúcifer do paraíso dos paraísos, tirou-lhe o dom para música e repassou para Adão, sucedendo as suas futuras gerações. É o motivo pelo qual os diabinhos (com todo respeito a Lucifer) tenham tanta raiva e ódio de nós.
Além de, sermos considerados filhos legítimos do "Homem", foi lhe tirado o dom, o da música.


O que me levou a crer nessa hipótese é o fato de todos gostarmos de música, seja ela o gênero que for, não existe e nem existirá alma alguma que não goste de música.
Sendo assim, podemos concluir, com base no texto acima, que a nossa existência só se foi capaz, pelo fato de ter havido lá no início, uma primeira santa guerra mundial.

Se algum de seus mensageiros poderem lhe enviar um recado, eu agradeceria. O recado é: Lúcifer, fico lhe devendo essa!

23 de novembro de 2010

A direção para se seguir



Vivemos em um meio formado por pessoas conhecido como sociedade, esse meio nos faz oscilar entre altos e baixos; o engraçado é que quem dita as regras somos nós, meros seres humanos, que convenhamos têm um ego medonho.
A sociedade diz o que fazer e quando, e convenhamos quase na maioria das vezes compramos a ideia. Exemplo, vamos falar de música, na atualidade do nosso país está na moda o grupo Cine e o Restart há um tempo atrás estava o Nx Zero e o Fresno que na época era criticado por ser modinha, banda emo e etc. Hoje são boas bandas que até subirão no gosto da sociedade; agora, o Restart e o Cine assumiu o status de bandas emo e etc. E daqui um tempo virão outras e outras bandas, muitas pessoas gostam de Nx Zero, Fresno, Cine, Restart e outras quaisquer e elas também ajudam a rotular tais porque a sociedade prega o que presta ou não. Dessa forma, acredito que todos que lerem este post que será real para uns e simplesmente imaginário para outros, concordarão que somos farsas, moldados pelas vontades da “sociedade”. Deixo claro que respeito a opinião dos realistas e os sonhadores, mas, ao mesmo tempo, digo que façam suas escolhas porque no fim de tudo elas farão de você o que você é.

22 de novembro de 2010

Quem escreveu a Bíblia?


Bom Galera, como eu estava sem muito tempo para postar, resolvi pesquisar alguma coisa para escrever aqui. Eu gosto de ler muito, e sobre muitas coisas, algumas úteis, outras não. Aí peguei um texto que é sobre algo que me interesso muito e vou colocar aqui para vocês. Espero que gostem. É um assunto polêmico, lembrando que respeito todas as religiões e crenças. Alias, "Em um mundo Democrático, as pessoas devem pensar como Querem e agir como Devem" (Jean Luca).


Quem escreveu a Bíblia?


Ela não foi escrita por somente um autor, trata-se de uma criação coletiva. "A Bíblia é um conjunto de livros escritos por autores variados e, muitas vezes, desconhecidos. Vários livros são resultado de uma produção coletiva ao longo do tempo", diz o cientista da religião João Décio Passos, da PUC-SP. Os especialistas estimam que a produção e reunião de todos os textos que compõem a Bíblia foram feitas ao longo de um período de mais de mil anos, iniciado provavelmente por volta do século 10 a.C. e estendido até o século 2 da era Cristã. A coisa complica de vez, e gera seguidas controvérsias entre os historiadores, quando se tenta identificar com precisão quem foram os responsáveis por determinados trechos da obra sagrada. Um dos grandes problemas é que até o século 2 d.C. era algo bastante comum atribuir, indevidamente, a autoria de vários textos a personagens bíblicos ou a apóstolos de Jesus.
Já existem fortes evidências, por exemplo, de que uma parte das Cartas de Paulo não foi realmente elaborada por esse importante seguidor de Cristo, e sim por escritores ainda totalmente desconhecidos. Independentemente de quem foram os autores dos vários livros que compõem a Bíblia, para a tradição judaico-cristã a obra, mais do que um trabalho humano, é principalmente o resultado de uma inspiração divina. "Acredita-se que esses textos não são apenas fruto da atividade criativa de quem os escreveu, mas também de uma ação de Deus, como prega ainda hoje a tradição católica. Os livros da Bíblia foram escritos por homens, mas são o resultado de uma revelação divina", diz o monge dom João Evangelista Kovas, do Mosteiro de São Bento, em São Paulo. É importante lembrar que boa parte do conteúdo da Bíblia é formada por textos que são considerados sagrados não apenas para os cristãos católicos e protestantes como também para os judeus.

21 de novembro de 2010

Momentos...

Às vezes, são felizes e por isso devemos aproveitá-los, pois, quando sorrimos e estamos acompanhados de quem amamos é que percebemos o quanto a vida vale a pena, afinal de contas, a maioria do nosso tempo empregamos em nosso trabalho, estudo, casa, namoro, etc. em nossos compromissos e esquecemos de aproveitar a vida.
Então, sorria muito...
Conte até dez para não perder a cabeça...
E registre de alguma forma tudo o que de alguma forma te fará sentir saudade daquele momento vivido.

O post é de Sábado. Até sábado que vem !

18 de novembro de 2010

Pagar Tempo

Se você é um profissional da Educação Infantil ou de alguma forma teve algum contato com esse universo tão fascinante e admirável, deve ter imaginado aquele momento em que a criança (arteira) fica isolada num cantinho da sala pensando no que ela acabou de fazer. É, eu também pensei nisso.
A questão que quero trazer, hoje, é a vontade que temos em vários momentos da nossa vida de que o tempo passe rápido. "Queria tanto que esse ano terminasse logo"... Logo, os meses se passaram, os anos se passaram e a sua vida se passou.

Juvenal. - é, ele mesmo. Ele tinha um emprego mais ou menos, uma rotina mais ou menos e queria mais. Ele tinha planos. Os planos dele eram todos para o ano seguinte. No próximo ano, ele iria entrar na faculdade, entrar em um emprego melhor e conseguir uma namorada.
"Ótimo Juvenal! Mas só ano que vem?"
É, só ano que vem.
O tempo passou, o ano seguinte chegou. Ele conseguiu o novo emprego, conseguiu a namorada (garanhão), e entrou na faculdade. E agora, Juvenal? O que você quer? Sim, porque sempre queremos mais, mais e mais.
Juvenal, agora, queria um carro, para sair com a namorada, gostaria de sair mais com ela. Então, o que é preciso? Um emprego melhor, mas para isso acontecer, ele se planeja para o próximo ano, quando ele já estiver um pouco mais experiente e possa conseguir a tão desejada vaga de trabalho que quer.

Não importa como anda a nossa vida, sempre queremos mais, sempre queremos muito mais. Depositamos nossas esperanças no próximo ano, que ele seja próspero, muito melhor do que o que estamos vivendo e assim é, eternamente. Cada natal, é um ano (praticamente) que se foi e que não volta mais. Cada reveillon é um ano que está por vir.
É sempre bom ter planos para o futuro, mas não deixe que ele tome totalmente o hoje.

Ah! O que aconteceu com o Juvenal, infelizmente, ele não chegou a ter o seu emprego melhor.

"Lembre-se do Passado, Pense no futuro e viva o Hoje!"

Post é de quinta mesmo!
Até quinta-feira que vem.

17 de novembro de 2010

APENAS PALAVRAS SOLTAS













ESTUDAR
PASSAR
VESTIBULAR
COMEMORAR
ESPERAR
TROTE
CALOURO
PINTAR
GRITAR
ESTADUAL
ALEGRIA
EUFORIA
ATENÇÃO
CONCENTRAÇÃO
MARAVILHA
TEMPO
PROVA
TRABALHO
RESENHA
ENSAIO
PORCARIA
BALADA
COMPUTADOR
EXAME
TENSO
FINAL
FÉRIAS
CONTINUA
VETERANO
REPASSAR
COITADO
AGUARDAR

14 de novembro de 2010

ENEM, porta de entrada para a faculdade!( opa, emperrou!)


É caros indigentes de plantão, a nossa tão famosa porta de entrada para a faculdade tem emperrado, detalhe (pequeno porém importante), só depois que virou porta! Se é que me entendem.
Quanto a avaliações desse nível, tenho dúvidas se as mesmas são revisadas mil ou duas mil vezes e mais dúvidas ainda eu tenho de que estes erros tão comentados na mídia sejam meramente coisas do destino por assim dizer, já que por coincidência tem ocorrido somente depois que o ENEM passou a ser a forma adotada pela maioria das universidades públicas como seleção de acadêmicos . É inacreditável que seja possível um orgão organizador ser tão displicente com uma avaliação nacional. Afinal, enquanto o resultado dessa novela não sai, os futuros universitários se obrigam a fazer (e pagar) suas matrículas em instituições particulares sem ao menos ainda contar com uma nota para apresentar ao PROUNI também tão desejado quanto o ingresso em uma instituição pública.
Uma vez é aceitável, afinal, todos imaginavam que um dia, apesar de todos os cuidados, uma prova do ENEM vazaria. Agora acreditar que uma prova deste porte contenha erros de formulação ou de edição é meio difícil, pensando é claro pelo lado da dúvida de quantas centenas de vezes uma prova destas é revisada e por quantas dezenas de pessoas e ainda mais no ano seguinte ao vazamento, que, aliás, segundo o site “folha.com” até agosto deste ano ainda não se tinha um responsável respondendo pelo caso. Bem, se nem o santo Google é capaz de dizer o nome destes, quem sou eu, mera indigente, para passar uma informação destas para vocês, leitores!

11 de novembro de 2010

Como Tentar Fazer Uma Mulher Feliz

Ame-a
Abrace-a, beije-a
Acredite nela, orgulhe-se dela
Olhe-a nos olhos, segure suas mãos
Agrade o pai dela, conquiste a mãe dela, ature o seu irmão
Sorria com ela, sorria para ela
Aceite-a, entenda-a
Viva com ela, viva por ela, morra por ela
Nada que tenha feito será o bastante, mas este é um bom começo.

9 de novembro de 2010

Cortar o Tempo

Cortar o tempo

Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.

Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente

"Carlos Drummond de Andrade"





Análise do poema:

Este poema nos trás o conforto que tanto precisamos para continuarmos firmes na rocha.
Estamos cansados sim, é claro mas, ânimo, logo é ano novo, já é quase natal e com ele vem a paz que tanto queremos. Não estamos ricos...? Ânimo, 2011 vai ser o ano da prosperidade. É tempo de matar o porquinho na virada da década (alguém me convide, please!), quanto mais porquinhos, maior será a nossa prosperidade.

Dúvidas de tais acontecimentos?
Não fique. É só assistir a TV, de preferência a Globo.
Que este ano de 2011 seja repleto de paz, alegria e bolsa família.

BOAS FESTAS !!!

O amor.


"O Amor...

É difícil para os indecisos.
É assustador para os medrosos.
Avassalador para os apaixonados!
Mas, os vencedores no amor são os
fortes.
Os que sabem o que querem e querem o que têm!
Sonhar um sonho a dois,
e nunca desistir da busca de ser feliz,
é para poucos!!"

Cecília Meireles

8 de novembro de 2010

A Idade de Ser Feliz

Existe somente uma idade para a gente ser feliz, somente uma época na vida de cada pessoa
em que é possível sonhar e fazer planos e ter energia bastante para realizá-las
a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.

Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente
e desfrutar tudo com toda intensidade sem medo, nem culpa de sentir prazer.

Fase dourada em que a gente pode criar e recriar a vida, a nossa própria imagem e semelhança
e vestir-se com todas as cores e experimentar todos os sabores
e entregar-se a todos os amores sem preconceito nem pudor.

Tempo de entusiasmo e coragem em que todo o desafio é mais um convite à luta que a gente enfrenta com toda disposição de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO, e quantas vezes for preciso.

Essa idade tão fugaz na vida da gente chama-se PRESENTE
e tem a duração do instante que passa.
Mário Quintana

Esse foi para nossa amiga Josi, que falamos em fazer um churrasco, mas por falta de comunicação, acabou não dando certo. PARABÉNS JOSI, muitos anos de vida e muita felicidade e saúde para você. Te desejo tudo de bom, sabedoria e paz nessa nova caminhada que começa, afinal, agora é de maior, hehehe, ta certo que não muda muito, mas as mudanças vêm com o passar do tempo. Beijos para você, e Muitas Felicidades!!!

7 de novembro de 2010

O professor está sempre errado...


O material mais barato na praça é o professor!
É jovem, não tem experiência.
É velho, está superado.
Não tem automóvel, é um coitado.
Tem automóvel, chora de "barriga cheia".
Fala em voz alta, vive gritando.
Fala em tom normal, ninguém escuta.

Não falta às aulas, é um "Caxias".
Precisa faltar, é "turista"
Conversa com outros professores, está "malhando" os alunos.
Não conversa, é um desligado.
Dá muita matéria, não tem dó dos alunos.
Dá pouca matéria, não prepara os alunos.

6 de novembro de 2010

5 de novembro de 2010

O Corpo Feminino.

Não importa o quanto pesa. É fascinante tocar, abraçar e acariciar o corpo de uma mulher. Saber seu peso não nos proporciona nenhuma emoção, não temos a menor idéia de qual seja seu manequim. Nossa avaliação é visual, isso quer dizer que se tem forma de guitarra... Está bem.
Não nos importa quanto medem em centímetros, é uma questão de proporções, não de medidas. As magrinhas que desfilam nas passarelas, seguem a tendência desenhada por estilistas gays que odeiam as mulheres e com elas competem não há beleza mais irresistível na mulher do que a feminilidade e a doçura, a elegância e o bom trato são equivalentes a mil Viagras.
As saias foram inventadas para mostrar suas magníficas pernas. Porque razões as cobrem com calças longas? Para que as confundam conosco? Uma onda é uma onda, as cadeiras são cadeiras e pronto. Se a natureza lhes deu estas formas curvilíneas, foi por alguma razão e eu reitero: nós gostamos assim. Ocultar essas formas é como ter o melhor sofá embalado no sótão.
É essa a lei da natureza... Que todo aquele que se casa com uma modelo magra, anoréxica, bulêmica e nervosa logo procura uma amante cheinha, simpática, tranqüila e cheia de saúde.
Nenhuma mulher vai reconhecer jamais, diante de um homem, com sinceridade, que outra mulher é linda.

4 de novembro de 2010

Noção de Valor

Hey galera, os post's dessa semana, fazem-nos pensar muito... o post de quinta não será diferente. Inicialmente ia postar uma crônica sobre o dia da eleição cujo título é "E no dia 31 de outubro... deu bruxa"(entendam como queiram), mas por fatos ocorridos essa semana, resolvi mudar. Antes de começar o tema de hoje, quero felicitar a mim, pelo post nº100, e ainda parabenizar duas pessoas que gosto muito, que no próximo domingo colhem mais uma rosa no jardim da vida... Mauri (ele nem vai ver isso) e Nava, parabééns!! tudo de bom para vocês, pessoas que, felizmente, fazem parte da minha vida.

Bom galera, não vou me basear em nenhum teórico, não fiz isso até hoje, não seria agora. Por isso, colegas, se você pensou em Saussure, eu também, mas vamos deixá-lo descansando, por enquanto.
Nossa vida é separada por prioridades e por outras coisas secundárias, nós, seres mortais, temos o costume de atribuir valor a tudo.
O dinheiro, consegue tudo? Que besteira, o dinheiro consegue muita coisa, mas ele não compra uma amizade... E, trazendo para campos mais abstratos, qual o valor que você atribui a uma amizade? Respeita? Preserva? É, o dinheiro não compra uma verdadeira amizade.
E a sua vida, você valoriza a sua vida? Muitas pessoas fazem drama, "quando eu morrer, ninguém vai chorar a minha morte"; "Ninguem se importa comigo", mas eu pergunto a ela. Você valoriza a sua vida? Você se importa consigo mesmo? 

Bom a frase de hoje é minha mesmo, fiz agora:
"O meu valor para você, importa a medida que o meu valor para mim também seja significativo"

O post é de quinta.. e até a próxima

3 de novembro de 2010

Momento Reflexão


Um salve para os leitores e colaboradores do blog. Enfim, o nosso desafio Indigente acabou mas, espero ansioso pelos próximos...
Nesta quarta-feira, quero falar sobre uma experiência de vida que presenciei, ou melhor, que aconteceu comigo. E nada melhor que um dia depois do outro para compartilhá-la com vossos colegas. Ou seja, após o dia dos finados.
Essa experiência foi há poucas semanas e parecendo loucura, ela se passou de dentro de cemitério. Passeando pela cidade de Santa Helena (interior do Paraná) fizemos uma parada no cemitério da cidade. Se fizemos, foi porque eu não estava sozinho, e foi justamente por causa dessa outra pessoa que fomos parar naquele local. Sendo mais exato, sua mãe estava e está sepultada ali. Entrando no cemitério, comecei a olhar para as fotos dos finados, velhinhos, idosos, jovens, crianças..., e na hora me deu um "baque" em pensar que não somos nada além de vermes, fazendo peso na terra. Comecei então a imaginar, fotos de pessoas queridas, amigos, parentes e até mesmo "eu" no lugar das que já estavam presentes (repito parece loucura), e o "baque" desta vez foi maior. Será que alguém vai lembrar de mim quando chegar a minha hora? Será que você compartilhou momentos felizes e sentimentos sinceros com o amado que se fora? Será que deu tempo para você perdoar?
A conclusão à que cheguei e, por sinal, muito atrasada, é que não importa o que conquistamos na terra, e sim, o que deixaremos.
Vou colocar uma frase de um colega de classe (desta vez sem erros técnicos) muito interessante;
"A loucura é o sentimento auge da razão" (E.L.B.)

2 de novembro de 2010

Saudade, por Miguel Falabella



Trancar o dedo numa porta dói.
Bater com o queixo no chão dói.
Torcer o tornozelo dói.
Um tapa, um soco, um pontapé, doem.
Dói bater a cabeça na quina da mesa, dói morder a língua,
dói cólica, cárie e pedra no rim.
Mas o que mais dói é a saudade.

Saudade de um irmão que mora longe.
Saudade de uma cachoeira da infância.
Saudade de um filho que estuda fora.
Saudade do gosto de uma fruta que não se encontra mais.
Saudade do pai que morreu, do amigo imaginário que nunca existiu.
Saudade de uma cidade.
Saudade da gente mesmo, que o tempo não perdoa.
Doem essas saudades todas.

1 de novembro de 2010

O Dia de Finados

Olá pessoal!
Como não tive tempo de escrever algo para esta segunda-feira, pesquisei sobre o dia de amanhã, que é o Dia de Finados. Um dia que muitos celebram mas sem saber sua história ou até mesmo seu significado. Então, aí vai um pouco sobre esse dia, para lembrarmos e celebrarmos aqueles que já partiram mas deixaram algo para nós. Um abraço a todos e Bom Feriado!!!
Assim como outras datas são importantes para nossas vidas, o dia 02 de novembro, mais conhecido como dia de finados, também tem sua relevância, pois foi criado em homenagem às pessoas falecidas.
A morte é o cessar definitivo da vida, seja ela humana, vegetal ou animal, que pode acontecer por diferentes motivos, como, doenças, acidentes ou violência.
O dia dos mortos é um dia de respeito, dedicado para que as famílias celebrem a vida eterna dos seus entes falecidos, tendo esperança de que tenham sido recebidos pelo reino de Deus.
As missas em memória às pessoas falecidas tiveram sua origem no século IV, mas foi no século seguinte que a igreja passou a consagrar um dia para essa celebração.
A escolha da data se deu em virtude do dia de todos os santos, primeiro de novembro, pois os religiosos acreditavam que todas as pessoas, ao morrerem, entram em estado de graça, mesmo não sendo canonizados.
A cultura de dedicar um dia para homenagear os mortos varia muito de localização ou religião, mas segue os princípios do catolicismo, pois a partir do século XI, os papas Silvestre II, João XVII e Leão IX passaram a exigir tal celebração.