29 de outubro de 2010

A sociedade influencia?

Bom galera, ATENÇÃO o post apresentado será o meu último do "Desafio Indigente"(grande coisa), o desafio termina essa semana.
“A sociedade influencia?”
Pois é, sim, ela influencia o indivíduo a/em tudo. Esse é um tema do qual não gosto muito de tratar, pois incendeia em mim tremenda revolta, mas vamos lá. Para ter uma ideia inicial, a sociedade influencia até mesmo no organismo da pessoa. Para ilustrar essa afirmação recorro a uma resposta, minha, em uma das provas de sociologia desse ano (eu acertei a questão, e minha professora é pós-doutora, então se ela deu certo era porque estava correta). Então aqui vai a resposta “Não é legal uma criança defecar no meio da rua, não? Por isso ela se controla para fazer em local adequado em condições adequadas. A sociedade está atuando nesse momento, se ela fizer merda, literalmente, na rua ela será repreendida.” Esse raciocínio nos leva a crer que não somos livres, e não somos mesmo, você acha que você é livre? Isso demonstra o quanto você está alienada. Por exemplo, eu não posso sair correndo pela rua pelado, porque logo receberei uma sanção, seja ela legal ou moral, no caso, as duas. Um homem não pode olhar para o decote de uma mulher, ou melhor, ele pode, e de fato o faz, mas se ele for pego no ato, por outra pessoa, receberá uma sanção moral.
A influencia da sociedade pesa nas nossas escolhas, nos nossos gostos. A beleza, a estética é produto da sociedade, e quando digo produto, é sim, no sentido de mercadoria e também no sentido de resultado.
Conheço um jovem que comprou um tênis adidas para “pegar” garotas (acredito que o investimento tenha sido em vão – só pra quem sabe) porque as garotas preferem os “malas”. Conheço outro rapaz que não gosta que uma pessoa que tenha um poder aquisitivo legal o chame de pobre, aí está a principal característica da sociedade capitalista, as classes sociais, a dominante e a dominada frente a frente, ele o dominado e inferior.
Para finalizar, uma frase que nos leva a refletir sobre a influencia do meio sobre nós.
''Todos nós nascemos originais e morremos cópias.'' (Carl J. Jung)

Bom, o post é de quinta mesmo.
Até semana que vem.

Alex, seu tema é simpatia (cara... simpatia, no sentido do ser simpático).

2 comentários:

  1. Kara uma vez eu comprei três adidas (um de cada cor)duma vez só. O maximo que eu peguei foi um chiclete grudado na sola.
    obs: devo os tênis até hj.
    ..e eu não tenho raiva de que me chamem de pobre, tenho raiva de ser pobre e alguém me lembrar.

    ResponderExcluir
  2. ahauahauahauahua que ferro néé... a vidaa é essa.. e dificilmente vamos conseguir mudaar..

    ResponderExcluir