4 de outubro de 2010

Moda: Das roupas de antigamente até os estilos atuais

Quando falamos em moda o que logo nos vem a cabeça?
Modelos anorexas, roupas escandalosas, cabelos esquisitos, roupas caras, etc...
Mas moda é muito mais do que isso, moda não está apenas no jeito de se vestir, também estão nos hábitos das pessoas, exemplo disso é o Twitter, é moda agora as pessoas terem Twitter, mas não o veste nem o calça. Moda também pode ser definida como uma maneire uniforme de pensamento passageiro que influencia profundamente nossa vida, seja nas vestes ou comportamento, exemplo medíocre são os tals Emos coloridos, que une roupas esquisitas com penteados esquisitos e comportamentos mais esquisitos ainda, mas é uma forma de "Moda".

História: Foram encontradas agulhas feitas de marfim, usadas para costurar pedaços de couro, datadas de 40.000 a.c., e o primeiro Tear que se tem notícia é do Egito datado de 9.000 a.c, mas tudo isso numa época em que as pessoas não pensavam em se vestir apenas pq outras tbm estavam usando, mas sim como forma de proteção, seja contra animais, pestes, calor, frio, etc.. Não era uma opção, mas sim a única coisa que existia na época.

Moda como conhecemos hoje só começou a ser fundada no século XIX, onde os longos e fechados vestidos e os trajes tradicionais masculinos da Idade Média começaram a ganhar ornamentos e enfeites cada vez mais elaborados e coloridos. Logo isso começou a ser copiado, e mais rápido ainda estava instalado nos 4 cantos do mundo, todos sabemos que nas colônias se usavam as mesmas roupas que suas Nações Mãe, sendo uma influência, ou seja, seguiam a moda que se usava na Europa.
No século XX, foi onde ocorreu a maior transformação da Moda, lado os longos vestidos ficaram mais curtos e com colo mais aberto. Com o cinema como principal veículo de divulgação das tendências que iriam ser seguidas por fãs tanto dos artistas como apenas de cinema, se deixando influenciar pela magia que aquilo tudo representava.
Com a Queda da Bolsa de Nova York em 1929, os vestidos voltaram para os calcanhares e os homens voltaram a usar os tradicionais chapéus que seus avôs usavam, uma espécie de volta ao tempo cultural, isso durando até meados da década de 50.
Na década de 1960 surge o movimento Hippie, quebrando todo tradicionalismo que estava presente na sociedade havia séculos, com cabelos longos, roupas coloridas, fitas nos cabelos, roupas largas e sem combinação, movimentos liberdade total, para se opôr a tudo o que o mundo passava, desde a segregação racial até mesmo a Guerra Fria. Influenciando as décadas seguintes, os Hippies são referência para a moda até os dias de hoje.
Nas décadas de 70 e 80 houve uma mistura de estilos, Hippes com tradicionais, dando origem as calças bocas de sino, cabelos black power, camisas gola alta e etc... Misturando costumes, modas e músicas, algo que é lembrado ainda com muito fervor e orgulho para quem viveu essas década de Ouro para a Moda e a Música.
Chegando anos 90, o glamour das 2 últimas décadas diminui um pouco e há outra mistura da Moda 70 e 80 com o social, dando origem a uma forma de se vestir mais comportada, e ao mesmo tempo mais desinibida, como as blusas mostrando a barriga e shorts curtos.
Chegando o Século XXI, o qual vivenciamos hoje, marcado por 2 idéias básicas, "Nada se cria, tudo se copia" e "Vai e Vem", onde tendências passadas são transformada e inovadas para se adaptar ao gosto exigente dos amantes de moda moderno, cada vez mais chatos e ousados nas escolhas por roupas, calçados e acessórios. Também uma moda que surge na Moda, é a reciclagem e o desenvolvimentos sustentável, aproveitando materiais reciclados e energias renováveis. Sempre relacionados a casas noturnas e baladas aparecem os piercings e tatuagens cada vez mais populares, também o hip hop, como formas de influência para a Moda mundial. Também não podemos esquecer dos Emos, que são um pouco mais recente e já estão incomodando pra caramba, tomara que seja uma tendência que dure pouco e que nunca seja aproveitada pelas gerações futuras, como os Hippies e 70, 80, pois a tendência da moda é sempre evoluir e melhorar.

Para concluir, uma definição de Moda formada após escrever este post: forma de pensamento onde copiamos o que está mais em evidência, uma forma de inveja saudável e sem prejudicar a ninguém, a não ser que se inveje os Emos, mas creio que isso ninguém jamais fará.
Abraço a Todos.

Para o Celso deixo o tema: "Sustentabilidade, o futuro renovável".

4 comentários:

  1. sintoo a galera desmotivaada na hora de escolheer os teemas.. deixa baixoo

    ResponderExcluir
  2. Vejo um blog com pessoas de pensamentos e idéias diferentes do comum... (y

    ResponderExcluir
  3. ainda bem... superação do senso comum é critério de avaliação de redação do vestiba da Unioeste.. mas ninguém aqui tá muito interessado em saber disso..

    ResponderExcluir