13 de agosto de 2010

Sexta de Música![3]

Opaaa, sentiram minha falta ? (claro que não)
Então pessoal, semana passada, não pude postar devido a problemas de saúde, o frio e a falta de casacos por pura irresponsabilidade acabam comigo. Por outro lado queria agradecer ao Brother Zé (José Luiz) pelo post sobre o “benefício” indireto que o “Powerpop/happyrock” traz aos Emos do nosso mundo, e para os Emos enrustidos que agora podem ouvir seu som, sem parecer tão gays quanto os coloridos.
Hoje para o terror geral o post vai ser duplo, ou seja, falarei de 2 vertentes do rock em um só post, como semana retrasada falei sobre o Rock N’ roll/rockabilly dos anos 60, nada melhor do que falar da digamos “evolução” desse estilo.
Rock N’ Roll 70/80
Como pokémons tudo tende a evoluir com o passar do tempo e muito treino, não foi diferente com o nosso amado Rock, nos anos 70 os músicos mais “modernos” começam a usar distorções nas guitarras, algumas bandas aceleram um pouco o som, outras atrasam o metrônomo e no fim o som que foi um BOOM gigantesco em seus 10 primeiros anos de vida, não sofre nenhuma perda de conteúdo, muito pelo contrário.
De 70 pra frente começam a surgir uma infinidade de estilos, punk, hardrock, metal, heavy metal, e daí pra frente. Ouso dizer que os anos 70 para o rock foi o século 21 para a ciência, onde o surgimento de estilos, comparando com descobertas científicas foi o mais abundante até os dias de hoje. Esse intervalo de tempo vai me render vários e vários posts.
Sendo uma evolução com riffs mais sofisticados, e mais trabalhados. Por falar do rock n’ roll, nada melhor do que citar alguns nomes de bandas e musicas que até hoje dominam esse estilo, AC/DC, Creedence Clearwater Revival ou apenas “Creedence”, The Doors, The Cure, Aerosmith, Kiss, Rolling Stones, U2, Queen, Led Zeppelin, Scorpions, Deep Purple, Bon Jovi, Jimmy Hendrix, Skid Row, Poison, The Who, e tantas outras.
“algumas são hard rock, que é assunto para o segundo post de hoje”
Suas letras abordavam os mais variados temas, mas todos eles envolviam um pouco do que mais se pensava na época, quem nunca ouviu aquela famosíssimas frase “Sexo, Drogas e Rock N’ Roll”? comparado a época dos nossos país (pra você com faixa etária entre 15 e 20 anos), a maneira de expressão dos jovens de hoje é bem menos apelativa, a década de 70 deixa os dias atuais no chinelo, se tratando de loucuras adolescentes.
Amores loucos, festas incríveis, aventuras passadas, bares visitados e garotas conquistadas, experiências sob efeito de entorpecentes, muita cerveja, esses eram alguns dos temas.
Tenho certeza que você já ouviu pelo menos um desses hinos do rock, como Smoke on the water, Back in Black, American Woman, Rock you like a Hurricane, Raiders of the storm, ou Sweet Emotion. Cabe a vocês se tiverem curiosidades pesquisarem sobre essas bandas, essas musicas e essas letras, recomendo demais. Vamos ao Hard Rock.
Hard Rock
Esquecendo um pouco as datas, e focando nos estilos, aqui vai mais um estilo difundido nas épocas de loucura do século 20, diretamente influenciado pelo rock raiz, o Hard (rígido), vem com o intuito de parecer mais pesado, mas trabalhado, com riffs de guitarra que lhe estimulam a bater cabeça, solos complexos, distorções e arranjos simples. Mas espera, se falarmos que o Hard rock é um som pesado, você logo se pergunta, “ué, mais e o metal?”, o “X” da questão é que o Hard rock é esse meio termo, entre roll e heavy, pois não é tão pesado como o metal e não rola facilmente como uma pedra pequena, e sim fica como se fosse uma pedra “dura”, ou seja o elo de divisão entre os 2. (trocadilho infame).
Hardrock , estilo esse que revelou ao mundo Van Hallen, Mr. Big, Queens of the Stone Age, Deep Purple, Poison, Guns N’ Roses, Skid Row, Motley Crue, Thin Lizzy, Def Leppard, Europe e White Snake. A linha das letras é muito semelhante as do rock N’ roll 70~80.
O que chamou muito a atenção para o Hard Rock, foi a “Rebeldia” do vestuário dos artistas, compostas com roupas rasgadas, apertadas, usavam maquiagem, cabelos grandes volumosos, vocês devem conhecer o Guns N’ Roses, onde o frontman Axl muitas vezes tocava de roupa íntima e botas de Cowboy, faixas no cabelo e muitas outras firúlas, o extremo disso tudo foi classificado de glam rock, que surgiu na Inglaterra.
Como cheguei num estilo classificado “rebelde”, semana que vem falarei do estilo que muitos acham a ovelha negra do rock, e outros pensam totalmente ao contrário. Um som simples e com muita raiva, até lá.

Um comentário: