6 de abril de 2011

BMX é isso!!!

BMX

O "BMX" surge nos Estados Unidos da América (E. U. A.), na década de 60. Logo, o esporte ganhou popularidade e admiração pelas pessoas, principalmente pelas crianças que ao verem seus ídolos saltando de motos (BMX) resolvem fazer o mesmo, usando suas bicicletas. A sigla "BMX" significa "Bicycle Motor Cross" e por ter sido copiado dos mirins de bicicleta, passou a ser sinônimo de "Bicycle Cross", primeira modalidade de corrida com bicicletas em estilo livre. Logo, as primeiras bicicletas "aro 20" ganhariam independência com suas próprias pistas e serviriam como base para outras modalidades, que somariam 5 no total. São elas: "Dirty Jump", "Street Park", "Flat", "Vertical" e o próprio "Bicycle Cross".




Dirty Jump
Surgido nos anos 70, Dirt Jump é talvez a modalidade "BMX" mais radical por ter obstáculos, ou melhor, rampas maiores. Além disso, elas não têm meio, obrigando uma maior precisão nos saltos dos pilotos.
Seu maior precursor foi Matt Hoffman, 10 vezes campeão mundial na modalidade. É aquele mesmo do "Play Station".






Street Park
Como modalidade, surgiu nos anos 70. Um estilo mais ousado e criativo. No começo, era praticado só nas ruas devido a falta de lugares apropriados para a modalidade esportiva. Este pequeno problema logo foi resolvido pelo fator "D" da questão. O fator "D" de "destruição" que levou autoridades governamentais daquela época a criarem lugares próprios para o esporte, já que bancos de praças, corrimões de escadas e tudo mais, eram destruídos pelos chamados marginais de duas rodas.






Flat
Surgiu nos anos 70 (que legal, né? Todos eles surgiram nos anos 70). O Flat surgiu para embelezar o "BMX". Estilo livre solo, esta modalidade exige do piloto movimentos de equilibrio e habilidade maior que os demais. É o que podemos chamar de "balé do BMX".






Vertical
Foi, também, surgido no blá blá blá. Modalidade praticada em rampas de duas invergações, chamadas de verticais. Nesta categoria vertical, tanto as manobras realizadas pelos pilotos como a altura em que elas são efetuadas são importantes na hora de decidir os pontos. Um dos seus maiores precursores é David Mirra (aquele também do Play Station), conquistando por várias vezes a medalha de ouro nos "Ex Games" realizado anualmente e que reúne os melhores de cada modalidade.




Bicycle Cross
Como já mencionamos acima, surgiu nos anos 60, derivado do "Bicycle Motor Cross". É uma corrida não cronometrada dividida em baterias com 8 pilotos e os 4 primeiros a chegarem vão passando para a bateria seguinte. A ultima bateria definirá o campeão. Só para lembrar, essa modalidade faz parte dos jogos olímpicos realizados de 4 em 4 anos.






Neste video abaixo você poderá acompanhar a "macacada toda reunida".
http://www.youtube.com/watch?v=6uchOVIAE8g

4 comentários:

  1. Show boy, você competia na última modalidade ali, certoo??
    abraçãoo

    ResponderExcluir
  2. Valeu... Claro que não boy. Eu praticava a 1° e 2° modalidades. Race não era a minha praia.

    ResponderExcluir
  3. Agora, eu sei porque vc é todo arrebentado... ahauauahu. Booa

    ResponderExcluir
  4. eu valorizo o BMX E QUERO PEDI A PREFEITURA DA MINHA CIDADE PARA QUE COSNTRUA UMA AREA ONDE NOS POSAMOS A EZECUTAR AS MANOBRAS.

    ResponderExcluir