23 de abril de 2011

Curiosidades sobre o Chocolate


Em véspera de Páscoa, o personagem principal parece ser mesmo: o chocolate, embora não seja. Mas em todo caso quero dividir com vocês, amigos leitores, algumas curiosidades sobre o chocolate!
A forma de primeira garrafa de Coca-Cola é inspirada na forma do “criollo”, o fruto de um dos tipos de cacaueiro.
A maior maqueta de chocolate até hoje construída foi a da cidade olímpica de Barcelona, em 1985. Pesava duas toneladas e tinha 10 metros de comprimento.
Em 1569, o Papa Pio V autorizou que o cacau fosse usado como bebida para suportar o jejun.
A Costa do Marfim é o primeiro produtor mundial de cacau, mas os países produtores são fracos consumidores. Os cacaueiros dão frutos, cacaueiro, durante todo o ano.
Guardar chocolate no frigorífico corta o brilho e mata o sabor.

CHOCOLATE PREVINE O ENVELHECIMENTO

A massa de cacau tem grande poder antioxidante, mais que qualquer fruta combatendo os efeitos da idade e alguns cientistas garantem que pode ajudar a prevenir o cancro.

CHOCOLATE PERMITE PERFEITA FORMA FÍSICA OU MENTAL

O chocolate mostra-se num alimento ideal para as diversas situações de crise pela invejável concentração de minerais (cálcio, fósforo, magnésio e vitaminas) que o compõe. Todos os tipos de chocolate, principalmente, os de leite, são uma fonte de proteínas vitais para o crescimento, recuperação e manutenção do corpo e do cálcio, essencial para a formação óssea. O chocolate branco contém maior quantidade de cálcio, zinco e vitamina B2 do que o chocolate puro.

CHOCOLATE MELHORA O CORAÇÃO

O chocolate é o mais novo aliado do coração, este é beneficiado pela teobromina presente no chocolate. Teobromina é uma substância estimulante que age no sistema nervoso central e também no sistema muscular, permitindo o bom funcionamento do coração. O chocolate também contém flavonóides, que ajudam a combater a oxidação da circulação sanguínea, melhorando assim a saúde das artérias e do coração.

CHOCOLATE FLEXIBILIZA O RACIOCÍNIO

O chocolate é considerado um excelente alimento para o cérebro, visto que contém teobromina e tiramina, são duas substâncias que estimulam os neurônios para uma maior concentração.

CHOCOLATE DÁ FELICIDADE

A feniletilamina estimula a produção de endorfinas e serontonina no cérebro, sendo conhecida como a “molécula da felicidade e do prazer”, atua numa área relacionada com as emoções – permite aliviar a tensão e ajuda a relaxar. Assim, o chocolate previne a insônia.

CHOCOLATE CURA DEPRESSÕES

Tem efeitos anti-depressivos, porque a teobromina e feniletilamina presentes no chocolate, são também substâncias estimulantes de bom-humor. Não deve ser consumido em excesso, pode provocar alterações emocionais, inicialmente dá euforia e aumenta o humor, depois segue-se a depressão e o organismo passa a sentir falta do alimento.

CHOCOLATE NÃO PROVOCA ACNE

Não existem estudos científicos que comprovem a relação entre o chocolate e o aparecimento ou agravamento de acne. O acne surge devido a alterações hormonais e ao stress, o Cchocolate só por si não determina o seu aparecimento, mas comer alimentos gordos estimula a pele a tornar-se mais oleosa, como o organismo absorve substâncias gordurosas, consequentemente aparecem borbulhas.

CHOCOLATE NÃO ENGORDA

O chocolate puro tem menos gordura, grande quantidade de magnésio (essencial para libertação de energia para as células) e ferro (essencial para a produção de glóbulos vermelhos) e tem menos valor calórico que o chocolate de leite e branco. Com a devida moderação é possível desfrutar do prazer de comer chocolate sem trazer prejuízos ao organismo. Contudo, deve-se controlar o peso, porque se o total de calorias consumidas por dia é elevado é aconselhado, então, que se gaste em atividades físicas.

2 comentários:

  1. Mas mesmo que haja controvérsias, além do chocolate ser gostoso.. quem não gosta de dividir um com a pessoa que ama? Ou ganhar um dela? :p

    ResponderExcluir