21 de dezembro de 2012

Os Contos de Beedle, o Bardo

Essa troca de correspondência marcou o início da longa campanha do sr. Malfoy para que me removessem do cargo de diretor de Hogwarts, e da minha para que o removessem do cargo de Comensal da Morte Favorito de Lord Voldemort.

Esse é um livro citado na série Harry Potter. "Os Contos de Beedle, o Bardo", assim como, "Animais Fantásticos e onde eles habitam" e "Quadribol através dos séculos", é um livro que é mencionado na série e concretizado no nosso mundo, "trouxa", podendo ser lido pelos fãs. O livro reúne cinco contos de fadas que são contados para as crianças bruxas quando crianças. As estórias presentes nele, são: "O bruxo e o caldeirão saltitante", "A fonte da sorte", "O coração peludo do mago", "Babbitty, a coelha, e seu toco gargalhante", "O conto dos três irmãos".
Como sabemos, o livro foi escrito por Joanne Ketlin Rowling, ou seja, emana da criatividade da autora de Harry Potter, contudo, ela atribui a autoria à Beedle, o Bardo, que segundo Albus Dumbledore é um bruxo do século XV a frente do seu tempo, pois trata de alguns temas tratados como tabus, como, a presença de trouxas em histórias bruxas. Além disso, há comentários de um dos maiores bruxos de todos os tempos, Albus Percival Wulfrico Brian Dumbledore, Ordem de Merlin, primeira classe; membro da Confederação Internacional dos Bruxos; Presidente da Suprema Corte dos Bruxos; Professor de Transfiguração da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, mais tarde, Diretor; detentor por muito tempo da varinha das varinhas, citada n'O conto dos três irmãos; estudioso de alquimismo; e sábio. Ele traz comentários pertinentes a respeito de cada conto, fazendo uma breve análise dos valores tratados na obra. A tradução é feita das runas antigas para a linguagem "trouxa" por Hermione Granger.
Inicialmente, J.K. Rowling produziu a mão, com suas próprias ilustrações, seis exemplares do livro, com o intuito de presentear alguns amigos e leiloar um exemplar para arrecadar renda para uma instituição que cuida de crianças chamada Children's High Level Group. Depois, houve a produção para demais fãs e a renda dos livros vai para essa organização, co-fundada pela autora.

Foi graças a essa história que muitos de nós descobrimos que a magia não podia ressucitar os mortos - o que foi um grande desapontamento e um choque, convencidos que estávamos na infância de que nossos pais seriam capazes de acordar os nossos ratos e gatos com um aceno de varinha. E, embora tenham transcorrido uns seis séculos desde que Beedle escreveu esse conto, e desde então tenhamos concebido inúmeras maneiras de manter a ilusão da presença continuada dos entes que amamos, os bruxos ainda não descobriram como juntar corpo e alma uma vez que a morte ocorra. Diz o eminente filósofo bruxo Bertrand de Pensées-Profondes em sua famosa obra Um estudo da possibilidade de reverter os efeitos metafísicos e reais da morte natural, com especial atenção à reintegração da essência com a matéria: "Desistam, isto jamais acontecerá".
[Parte dos comentário de Albus Dumbledore a respeito do conto "Babbitty, a coelha, e seu toco gargalhante]

Aqui um vídeo sobre o quinto e último conto: O conto dos três irmãos. Assim, como é apresentado no filme Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1.


3 comentários:

  1. O conto dos três irmãos é o meu preferido. Então tu também é fã de Harry Potter? :D

    Ontem mesmo eu estava assistindo As Relíquias da Morte, hahaha, e pensando nos contos do Beedle, o Bardo. Coincidência pouca é bobagem!

    Gostei.

    ResponderExcluir
  2. Vixi.. sou muito fã da série.. os contos são muito bons.. mas, os comentários do Dumbledore acrescentam muito pro livro =D

    ResponderExcluir
  3. Fiquei na curiosidade pra ler. Entrou pra lista da minha futura biblioteca subterrânea! ;)

    (sobre a brincadeira com a tua amiga feminista... fiquei na dúvida: afinal, de que lado você está? hahaha!)

    ResponderExcluir