26 de dezembro de 2012

Avatar: A lenda de Aang - O Último Dobrador de Ar --Livro 3: Fogo--

Avatar: A lenda de Aang

A terceira temporada de "Avatar: A lenda de Aang - O Último Dobrador de Ar", livro Fogo, inicia de modo não muito convencional. Aang foi atingido por Azula em um confronto quando estava no estado Avatar. Por pouco não foi morto e o ciclo Avatar destruído, porém, Katara o salvou, utilizando a água espiritual que ganhou no Pólo Norte. Isso explica o fato de ele ter cabelo e não entender a razão por estarem em um navio da Nação do Fogo, pois ficou em coma por algumas semanas. Todos acreditam que o Avatar está morto.
O início dessa temporada é marcado pela clandestinidade, os protagonistas, Aang, Katara, Sokka e Toph, têm que morar em colônias da Nação do Fogo espalhadas pelo mundo, fingindo serem cidadão nativos da civilização enquanto planejam um ataque ao Senhor do Fogo, Ozai, no dia conhecido como o dia do "Sol Negro", quando, em um eclipse solar, os dobradores terão sua energia reduzida pela metade, induzida pela baixa energia cedida pelo sol.
Enquanto Aang se envolve em algumas aventuras, ajudando cidadãos necessitados, Zuko e Azula, príncipe e princesa da Nação do Fogo, descobrem a possibilidade de o Avatar estar vivo e mandam um "brutamonte" de três olhos atrás dele. Um ponto interessante é a prisão do irmão do Senhor do Fogo, Iroh, o Grande General, conhecido como Dragão do Oeste, tido como traídor e desertor. Em uma das conversas com ele, Zuko descobre que possui uma ligação com o Avatar, o que se torna claro no episódio 46, intitulado "Avatar e o Senhor do Fogo", no meu ponto de vista, um dos melhores episódios de toda a saga. Esse episódio marca o princípio da mudança de pensamento de Zuko, o que o leva a ser, posteriormente, mestre de dominação de fogo, ensinando seus conhecimentos ao Avatar. O dia do sol negro chega e o plano de ataque contra a Nação do Fogo não dá certo, a existência do Avatar é revelada e uma mudança de estratégia é necessária.
Entre as problemáticas enfrentadas pelo grupo, uma delas é a passagem de um cometa, conhecido como Cometa Sozin. O Senhor do Fogo, Sozin, iniciou a guerra quando um cometa passava pela terra, o mesmo fenômeno está prestes a acontecer e o Avatar deve acabar com a guerra antes que os dobradores de fogo utilizem o poder emanado por ele.
Então, depois de algumas aventuras paralelas, chega o momento do duelo final. Aang tem uma crise em relação ao que deve fazer. Segundo os ensinamentos sob os quais cresceu, toda vida deve ser valorizada e, por isso, não consegue aceitar o destino de ter que matar o Senhor do Fogo, Ozai. Este, enquanto isso, planeja acabar com tudo, de uma vez por todas, e se nomeia o Rei Fênix, Lider Supremo do Mundo. Azula, na Nação do Fogo, é declarada por seu pai a Senhora do Fogo, mas antes da cerimônia que a tornaria, de fato, Senhora do Fogo, Zuko chega e uma luta entre eles acontece. A Sociedade Secreta "A Ordem da Lótus Branco" toma o poder de Ba Sing Se e a devolve aos domínios do Reino da Terra. Aang e Ozai travam a última luta, que decidirá o destino do mundo, enquanto Sokka, Toph e Suki, infiltrados, destroem parte do poder de ataque aéreo da Nação do Fogo. Aang, após receber muitos conselhos dos Avatares anteriores, conversa com a uma Tartaruga-Leão gigante, ela lhe mostra o caminho a seguir. Posteriormente, descobre-se que ela o ensinou a retirar o poder da dobra do oponente. Assim, Aang faz com que Ozai perca seus poderes de dominação do fogo e não precisa matá-lo.
No fim, Ozai é mantido preso, Zuko se torna o novo Senhor do Fogo, o grande General Iroh abre sua casa de chá em Ba Sing Se. O Senhor do Fogo e o Avatar se comprometem em reerguer o mundo. Sokka e Suki continuam juntos e a saga é finalizada com a cena de Katara e Aang em um beijo. Em suma, um bom final de série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário