21 de setembro de 2012

As Artes das Palavras - Duplo Sentido

Continuando a série "As Artes das Palavras", que, na verdade, ainda não é uma série, mas será... O assunto hoje são as frases com Duplo Sentido.


Quem nunca teve um daqueles amigos chatos que chega e pergunta se "alguém tem horas pra dar?" ou então, se você gosta de "Danoninho"? Ou, ainda pior... quem nunca respondeu "sim" para alguma dessas perguntas e só depois de ver as outras pessoas rindo conseguiu entender?
Pois é, eu também. Mas, amigo leitor, fique tranquilo, hoje você vai perceber que isso é normal e, melhor... vai aprender frases novas para pegar seus colegas, aliás, "pegar" tem duplo sentido.
Quero deixar claro que sou tímida e isso poderá prejudicar a qualidade do post, pois... não conseguiria convidar ninguém para um café assim: Vamos tomar um café? Já me falaram que você acha que no cuador é mais forte! Mas, você, caro leitor sem vergonha, faça bom uso.
Claro, também existem as ambiguidades inocentes, sem malícias e... áh, esquece, essas não tem a mesma graça.
O que são frases de Duplo Sentido?
São aquelas frases chatas que aquelas pessoas chatas usam para rir de você. Em outras palavras, são figuras de linguagem, parecidas com os trocadilhos, que deixam seu enunciado ambíguo, podendo ser entendido de duas maneiras diferentes, uma literal (o que a pessoa "realmente" queria dizer) e outro que visa a irônia, o humor (geralmente aquilo que as mentes mais poluidas entendem).
Se você quer se profissionalizar nessa área, lhe indico leituras teóricas de pesquisadores internacionalmente conhecidos e... tá bom, acesse aqui e saia usando.
Agora, cá entre nós... quem nunca deu uma dessas? Falando nisso... cuidem com o verbo dar, ele é perigoso.

No próximo post, os terríveis Pleonasmos repetidos (dããh, eu sei). Especialmente para você, amigo leitor, que não gosta muito de subir para cima, tampouco descer para baixo.

Um comentário: