9 de setembro de 2012

O Estudante.

Um livro que marcou minhas leituras, me foi apresentado por volta de 2006, na época eu não conhecia muitos livros e fiquei admirada quando uma moça, alguns anos mais velha que eu, me contou sua história e o carinho que ela havia adquirido pelo título. A leitura, de fato, só fui realizar um bom tempo depois, mas desde então o livro se tornou um de meus preferidos e faço questão de indicá-lo.


Criado pela escritora brasileira Adelaide Carraro, O Estudante narra a história da familia Lopes Mascarenhas, parte da elite paulistana. O livro, que pode ser considerado polêmico, é dividido em duas partes: Parte Azul e Parte negra. A problematica dessa história são as drogas, por isso O Estudante é visto como uma forma de prevenção em relação aos tóxicos.
Renato, menino rico, inteligente, caridoso, alegre, tem uma familia estruturada e bem posicionada financeiramente, é irmão de Roberto. Os irmãos eram muito amigos, cresceram juntos e procuravam sempre que possivel uma forma de ajudar ao próximo.
Um dia, ao acordar com dores fortes da cabeça, Renato vai à escola e lá um colega lhe oferece um 'comprimido branco' para a dor, no inicio o garoto recusa, mas após a dor aumentar, acaba aceitando. O fato se repete por alguns dias até que o menino descobre que o tal comprimido era uma droga, mas essa descoberta se dá tarde e ele já estava viciado.
Consequentemente a postura de Renato muda e seu irmão acaba descobrindo que ele se tornou traficante, contando com a ajuda de um professor, Roberto tenta tirar o irmão desse caminho e acaba denunciado sua quadrilha. Como forma de mostrar sua revolta, Renato invade a casa dos pais com alguns amigos, procurando causar bagunça. Fora de si, o pai dos meninos acaba cometendo uma tragédia, o que abala toda a familia.
A tragédia em si eu não vou contar, pois vale a pena ler a narração, que além de mostrar os horrores que a droga pode causar, também narra a história de um amor, dos laços de amizade e de familia e do quão gratificante é fazer o bem.
A continuação do livro se dá em O Estudante II e O Estudante III, igualmente interessantes e com novas problematicas, entre elas a adoção e a violência.
Indico o livro para quem gosta de suspense, de emoção, de surpresas e, de lagrimas... Vale a pena conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário