19 de setembro de 2012

As Artes das Palavras

Um post com essa temática merece muito carinho e atenção, pois iremos invadir um 'vasto mundo', cheio de ambiguidades e perigos. Dúvida? Diga uma coisa errada na hora errada então e vamos ver o que acontece.
Elas, tão únicas e ao mesmo tempo infinitas; tão particulares e confusas; muitas, porém tão raras. Elas, que do jeito certo na hora certa te salvam, do jeito errado na hora errada... e, ai vamos ver o que acontece.
Poesia a parte, vamos iniciar o assunto: Mulheres!
...
Bom, até poderia ser, mas hoje eu me refiro às Palavras.
O que são palavras?
Vocábulo provido de significação.
Faculdade natural de falar.
Oração, discurso; pregação, doutrina.
Arte da palavra: a retórica, a literatura.
Dom da palavra: a eloquência.
De palavra, que cumpre o que promete: pessoa de palavra.
Só ter uma palavra, ater-se ao compromisso.
Medir (ou pesar) as palavras, tomar cuidado no que diz.
Dar palavra a, permitir (o presidente de uma assembléia) que alguém fale.
Pedir a palavra, solicitar permissão para falar, ou o direito de falar.
Direito de palavra, direito reconhecido a qualquer membro de corpo deliberativo de pedir e obter a palavra, nas condições previstas pelo regimento interno.
S.f.pl. Promessas vagas, discursos vãos (por opos. a ações, obras)


Legal, agora vamos para a parte prática da coisa.
Palavra, aquela pequenina coisa que você deve pensar muito bem antes de deixar escapar de sua boca, pois, não é sempre que você terá criatividade suficiente para tentar refazer essa sua ação. Um exemplo?
Essa humilde pessoa que vos escreve, estava um dia conversando com outra pessoa cujo conhecimento está um pouco mais a frente do seu. Quando, inocentemente, essa pobre universitária resolve, sem pensar, dizer: "Mas e a merda da tua moto?". Vendo as chamas nos olhos do outro, que perguntava: "Você adjetivou minha moto de o que?", teve apenas alguns segundos para montar um acróstico, diga-se de passagem, foda. "Merda, Maravilhosa E Rapida Deusa do Asfalto"
Agora, me diga a graça dessa descrição se eu não fizesse uso de certas palavras com finalidades dramáticas e humoristicas?
"As Artes das Palavras" pretende ser uma série de alguns posts sobre o que essas "coisas" podem fazer conosco, o que podem aprontar (para quem ainda não entendeu, 'artes' nesse caso deixa a ambiguidade de arte como dom e arte como bagunça).

No próximo post, vamos rir com as ambiguidades, com as frases de duplo sentido, em que, geralmente um deles é besteira.
A dica desse post: Pensar nas palavras que pretende usar diminui consideravelmente o número de mortos e feridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário