10 de setembro de 2012

Top 20 - Aberturas de Novelas - Parte 1

Faz muito tempo que não acompanho tele-novelas. No entanto, passo algumas vezes pela sala enquanto minha mãe as assiste. Por vezes, acabo pegando algum momento que passe uma música como fundo de uma cena. Confesso, isso me deixa triste. Trazendo isso para as aberturas das novelas, é com extremo pesar que as músicas presentes nas aberturas das atuais novelas das 19 e 21 horas são de péssimo gosto. Por isso, resolvi, resgatando principalmente lembranças de um passado, em alguns casos distante, 20 aberturas de novelas que foram boas. Dentre elas, algumas que eu considero clássicas. Esta primeira parte conta com as posições de número 20, 19, 18, 17 e 16.

20º Lugar: Duas Caras
Novela que foi ao ar no horário nobre, 21 horas, transmitida pela Rede Globo de Televisão, entre 1º de outubro de 2007 e 18 de maio de 2008. Escrita por Aguinaldo Silva e dirigida por Wolf Maia, Duas Caras teve 210 episódios.



A música da abertura é "E vamos à luta", de Gonzaguinha. O rítmo popular brasileiro somado à letra da canção consegue traduzir a trama da novela que mostra o contraste que existe entre as classes sociais no Brasil.


19º Lugar: Bang Bang
Bang Bang foi ao ar pela Rede Globo, as 19 horas, no período de 3 de outubro de 2005 a 22 de abril de 2006. Ela foi escrita por Mário Prata e Carlos Lombardi. Direção geral de José Luiz Villamarim e direção de núcleo de Ricardo Waddington. Teve um total de 173 episódios.



Sua abertura é constituída por animações. Homens, representados por legos, em uma cidade do velho oeste. A música causa um efeito de suspense em seu início. Posteriormente, seu rítmo mais acelerado nos passa uma sensação de ação. O que representa bem a característica da novela, o misto entre a calmaria e a ação dos conflitos, tanto dos relacionamentos amorosos da trama quanto dos relacionamentos de interesses.

18º Lugar: O Beijo do Vampiro
Essa novela foi ao ar pela primeira vez no dia 26 de agosto de 2002 e pela última vez no dia 3 de maio de 2003. Com direção geral e núcleo de Marcos Paulo e escrita por Antônio Calmon, foi exibida 215 episódios.



Essa abertura é muito bem bolada. O uso da animação e da música tomam um contraste com os personagens sombrios que aparecem nela. Essa mistura, traz claramente a proposta da novela de ser sombria e cômica ao mesmo tempo. A título de curiosidade, é uma das poucas aberturas que contam com uma música estrangeira que não seja de tema italiano. O tema se chama " Blue Moon", de The Marcels.

17º Lugar: A Viagem
A Viagem teve duração de um pouco mais de 6 meses. Estando no ar, no horário das 19 horas, do dia 11 de abril até 22 de outubro de 1994. Foram exibidos 167 capítulos. Com direção de Wolf Maia, essa foi a última novela escrita por Ivani Ribeiro, que faleceu um ano depois do término da novela. Além disso, essa versão de 1994 é um remake do original "A Viagem", de 1975, reproduzida pela extinta Tv Tupi. Teve duas reprises no "Vale a pena ver de novo", a primeira em 1997 e a segunda em 2006.



Quando a novela foi ao ar pela primeira vez, em 1994, eu tinha apenas 2 anos de idade. Fui criado na frente da televisão, meus pais trabalhavam e eu ficava no sofá. Por muito tempo, sonhei com a abertura sem saber o que representava aquelas alterações dimensionais. Em 2006, ao "rever", percebi de onde saía aqueles sonhos. A música, homônima, excelentemente intepretada por Roupa Nova, junta-se com as imagens da abertura, criam perfeitamente o aspecto multidimensional que a novela sugere.

16º Lugar: Pé na Jaca
Pé na Jaca foi escrita por Carlos Lombardi, com direção de núcleo de Ricardo Waddington. Estreou no dia 20 de novembro de 2006 e terminou no dia 15 de junho de 2007. O autor faz muitas referências a personagens históricos na construção dos personagens na trama, por exemplo, Arthur, Lance, Gui, que dizem respeito à lenda do Rei Arthur, e Elizabeth e Maria Bô concernem a Elisabeth I, rainha da Inglaterra e Mary Stuart, rainha da Escócia.



A música é "Eu ando Ok" (versão de Riding High), interpretada por Zizi Possi, unida com a animação a la "Nem que a vaca tussa", mostra uma parte de onde a trama se passa. O sítio em que as crianças cresceram e, posteriormente, se encontrarão.


Um comentário:

  1. Tá ai, para quem gostar dos temas de abertura e quiser procurar a música ;)
    Excelente post, fico curiosa para ver sua classificação.

    ResponderExcluir