30 de janeiro de 2012

Legião Urbana


Esses dias, eu ganhei uma camisa do "Legião Urbana". Faz tempo que eu fico cantando por aí "...somos os filhos da revolução, somos burgueses sem religião, somos o futuro da nação, geração Coca-Cola". No entanto, não foi logo que descobri se tratar de mais um sucesso dessa banda.
Foi recentemente que algo vergonhoso me aconteceu e, pude perceber que não conheço realmente a banda de que eu tanto gosto. Meu DEUS, que espécie de fã sou eu?
E, devido a isso, a ideia desse post.
Surgiu em Brasília e ficou ativa entre 1982 e 1996, porém, suas músicas fazem sucesso até hoje. Banda de rock que lançou 16 álbuns, tendo vendido mais de 20 milhões de discos. Juntamente com Barão Vermelho, Titãs e Paralamas do Sucesso, faz parte do chamado "Quarteto Sagrado do Rock Brasileiro".

A história de sucesso começa com um desententimento entre Renato Russo e os integrantes de sua antiga banda, "Abordo Elétrico". A briga começa quando Renato leva uma baquetada de Fê Lemos, na época baterista da mesma. Com o fim da banda, Fê Lemos e seu irmão Flavio Lemos se juntam com Dinho Ouro Preto e formam o "Capital Inicial".
Para suas composições, Russo se inspirava em bandas como "The Beatles", "Ramones", "The Smiths"... e, no filósofo Jean-Jacques Rousseau (tá explicado então a reflexão que suas músicas causam).
A primeira apresentação foi no festival "Rock no Parque", em Patos de Minas. Foi também a única vez que Legião Urbana apareceu com sua formação original: Renato Russo (vocalista e baixista), Marcelo Bonfá (baterista), Paulo Paulista (tecladista) e Eduardo Paraná (guitarrista). Após o show, Paulo e Eduardo deixaram a banda, o próximo guitarrista foi o irmão de Dinho Ouro-Preto, Ico Ouro-Preto, mas logo foi substituido por Dado Villa-Lobos.
Em 1893, após uma apresentação no "Circo Voador", Rio de Janeiro, são convidados a gravar uma fita demo com a EMI.
Marcado pelas críticas a diversos aspectos da sociedade brasileira, o primeiro álbum conta com os sucessos "Será" e "Ainda é cedo".
No dia 14 de janeiro de 1995, em Santos, São Paulo, aconteceu o último concerto, mas o fim oficial da banda acontece em 22 de outubro de 1996, onze dias após a morte do mentor, vocalista e baixista, Renato Russo.
Uma carreira de 14 anos marcada por letras fortes, fatos incríveis e, quem sabe, uma esperança de fazer nossa república federativa mudar, Legião Urbana deixou saudades.

Alguns sucessos:
"Será", "Ainda é cedo", "Tempo Perdido", "Faroeste Caboclo", "Eduardo e Mônica", "Que País é Este", "Geração Coca-Cola", "Há Tempos", "Pais e Filhos", "Giz", "Índios".

♪♫"Nos perderemos entre monstros
Da nossa própria criação?
Serão noites inteiras
Talvez por medo da escuridão
Ficaremos acordados
Imaginando alguma solução
Pra que esse nosso egoísmo
Não destrua nossos corações"♪♫

Nenhum comentário:

Postar um comentário