20 de janeiro de 2012

Guy Fawkes

"Doenças perigosas requerem desesperados remédios".

Provavelmente, você conhece essa face, essa máscara. Ela se tornou popular graças ao filme "V de Vingança", uma boa produção de cinema que possui extrema influência da Conspiração da Pólvora (Gunpowder Plot) e, obviamente, da sua história original em HQ. A máscara utilizada pelo personagem principal do filme concerne a Guy Fawkes, o principal nome da conspiração citada anteriormente. Alguém que lutou pelo que acreditava.
Guy Fawkes nasceu no dia 13 de abril de 1570, em Stonegate - Yorkshire - Inglaterra. Filho de Edward Fawkes e Edith Blake, ele foi um brilhante aluno da Free School of St. Peters, localizada em "Le Horse Fayre". Lá, ficou sobre a tutela de John Pulleyn, um católico que para muitos é um dos primeiros a influenciar a orientação religiosa de Fawkes.
Em 1578, seu pai, Edward Fawkes morreu. Sua mãe fica nove anos sedada e em 1587 se muda para Scotton, onde se casa com Dionysius. É seu terceiro casamento, já que antes de Edward Fawkes, ela era casada com Antony Fawkes, que morreu em 1571. Edith e Dionysius aparecem para tomar posse dos poucos bens herdados por Guy.
Por volta do ano de 1593/94, Fawkes sai da Inglaterra e vai para Flandres, na Espanha, onde se alista no Exército Espanhol que, sob o comando do Rei Felipe II, tomou Calais, na França, em 1596. Posteriormente, em 1600, na batalha de Nieuport, Guy Fawkes já tinha reconhecimento por seus feitos e uma considerável fama entre os soldados. Além disso, assumira o nome Guido no lugar de Guy.
Sua aparência então se torna mais expressiva: um homem forte, alto, de cabelo volumoso, em um tom castanho-avermelhado, e uma barba espessa da mesma cor.
Em 1603, ele retornou para Inglaterra após uma conversa com Thomas Wintour. Conversa que provavelmente já tivesse tido um conteúdo relacionado com o grande acontecimento que marcou sua vida: A Conspiração da Pólvora. Esse ato era de conhecimento dos espanhois.
No ano seguinte, Thomas Percy foi o último a entrar para o grupo, que planejava um ataque ao Parlamento Inglês que era comandado pelo Rei James I. Esse último membro tem participação importante, pois ele tinha contato com a nobreza inglesa... Guy, agora usava outro nome, Johnson, e se dizia um empregado de Thomas Percy.
Além deles, participavam da conspiração: Robert Catesby, John Wright e Thomas Wintour.
Eles acreditavam que o modo com que o Rei governava não era justo para os cidadãos católicos, defendiam a ascenção da Igreja Católica no país que até hoje é protestante.
O ano de 1605 foi um ano de trabalho para os conspiradores. Em março, realizaram a primeira sabotagem ao parlamento, enchendo barras de ferro com pólvora. Após esse fato, Fawkes foi para Flandres fazer uma espécie de relatório para Stanley e Owen, braços da conspiração na Espanha. Em agosto, quando retornou para Londres, ele morou nos fundos da casa de uma viúva, a senhora Herbert, até que ela começou a suspeitar de seu envolvimento com católicos e ele decidir sair do local. Dia 18 de outubro, houve uma reunião, em White Webbs, com o objetivo de se discutir como os católicos, próximos ao Parlamento, poderiam ser afetados com a explosão.
No dia 26 de outubro, uma carta caiu nas mãos do Barão de Monteagle, ela fazia um alerta sobre a existência de conspiradores. Algo que aparentemente não surtiu efeito. Em 30 do mesmo mês, Fawkes, mesmo com o alarme da carta, fez questão de averiguar o local em que foram colocadas as pólvoras e identificou que elas não haviam sido tocadas. No dia 3 de novembro, domingo, os conspiradores se reuniram em Londres e concordaram que as autoridades não tinham conhecimento do que planejavam.
Todos sabiam que após explodirem o Parlamento deveriam sair de Londres rapidamente. Apenas Guy não tinha feito planos de fuga, porém lhe foi dito que ele deveria ir para Flandres, a fim de espalhar a notícia por lá, o mais cedo possível após a explosão. Ele mesmo queria disparar a chama que causaria o atentado.
No dia 4 de novembro, em uma segunda-feira a tarde, encontraram Fawkes no porão do Parlamento e ele disse que era um funcionário de Thomas Percy. Seu disfarce deu certo, até que fizeram uma vistoria que detectou pólvora. Guy foi levado para o Rei James I. Lá, foi questionado que como ele poderia ser capaz de horrível traíção; então, respondeu que uma doença perigosa requer um desesperado remédio e que queria soprar os homens escoceses de volta para a Escócia.
Ele foi torturado até confessar e começar a revelar seus companheiros de conspiração, o que durou alguns dias.
No dia 31 de janeiro de 1606, foi enforcado no Old Palace Yard, em Westminster. Ele foi o último a ser executado, foi nomeado como o pior, a grande besta de todas.
Seu legado é visto até hoje. Há uma tradição na Inglaterra, em que nos dias 5 de novembro, todos se reúnem para bater no boneco de Guy Fawkes, a data é chamada de "Bonfire Night" (noite das fogueiras), esse é um legado cultural, característico dos ingleses e que não deve agradar aos fãs de Guy Fawkes ou aqueles que admiraram sua atitude. Ele possui um legado maior, sua imagem é associada à luta, à busca por mudanças, ideia essa criada pelo personagem "V de Vingança" alguém fictício e, sobretudo, mantida, atualmente, pelo grupo denominado Anonymous. Essa é a maior contribuição de Guy Fawkes.

Guy Fawkes

Nenhum comentário:

Postar um comentário