30 de julho de 2010

Sexta de Música ! [2]


"Oh, boogie woogie Oh, boogie woogie
When your hips start rockin'
And your knees start knockin'
Lewis boogie, Lewis way
Lord, I do my little boogie woogie every day"
Alô galerê, iniciando o post com uma estrofe de "Jerry Lee Lewis", um dos pioneiros do estilo conhecido como Rock N' Roll, e mais tarde também dito rockabilly, junto com o Rei Elvis.
Lembro como se fosse ontem, lá no fim da década de 40, começam a surgir o Rock N' Roll e o rockabilly, que são 2 estilos que apareceram praticamente juntos, muitos chegam a dizer que são o mesmo, mas muitos não concordam, enfim, o negócio é que esses 2 estilos surgiram da mistura de vários outros, o Rock e o Rockabilly tem grande influência dos estilos Afro-americanos, como o Blues, e também tem uma pegada mais Country, com elementos de Folk e Jazz, no meio dessa salada toda de estilos surgiram músicas que contagiavam a todos que ouviam, se tornando praticamente algo impossível de se resistir, como esse.
Não vou limitar o post tentando apenas explicar as diferenças entre os 2, pois não é essa a minha intenção. Mas também vale lembrar que o rock é dividido em épocas , cada época com seus artistas e características únicas, um grande exemplo é AC/DC (assunto para posts futuros) também é rock N' roll, mas de meados de 80-90 até hoje.
Com letras que falam de agitação, algumas falam de paqueras, outras músicas incentivam as pessoas a dançarem, também não faltam músicas com letras românticas, para se ter uma boa noção, é só comparar as músicas do Roberto Carlos das antigas, as letras são bem naquela linha. Bill Halley (considerado pioneiro) , Chuck Berry, Ritchie Vallens, Carl Perkins, o Rei Elvis Presley, Chubby Checker os aclamados Beatles, são alguns dos nomes que fizeram essa época uma das mais ricas e bonitas da música de todos os tempos.
E vamos a um combo triplo de videos, com os artistas que mas se destacaram nessa época, e que depois de mais ou menos 60 anos seus sucessos são lembrados até hoje:
(a ferramenta de postagem de vídeos do blogger está com problemas, ou eu não sei como fazer, mas ai vão os links diretos no youtube)
http://www.youtube.com/watch?v=2gv62KbSBQM -Chuck Berry - Johnny Be Good
http://www.youtube.com/watch?v=A6xmdDhcPYU -The Beatles - She Loves You
http://www.youtube.com/watch?v=NrjbwVhQOAw -Elvis Presley - Blue Suede Shoes
Depois desse combo tenho certeza que o HP de vocês está quase no fim, mas antes do Perfect eu gostaria de destacar algumas curiosidades sobre esses artistas:
- A música Johnny Be Good, foi levada ao espaço através das naves Voyager 1 e 2, caso houvesse contato com extra-terrestres.
- Os Beatles até um certo período não conseguiam fazer shows em estádios ou em lugares muito abertos, por que os gritos das fãns eram tão altos, que os amplificadores da época não davam conta.
- Elvis foi considerado o Rei do Rock, e suas músicas ficaram famosas nos quatro cantos do mundo, sem que ele tenha saído dos Estados Unidos.
Agora para o Fatality pessoal, só queria dizer algo mais antes do fim do post, nessas séries de posts sobre o Rock e suas vertentes, eu vou procurar dar ênfase aos estilos que mais se destacaram, ou que foram considerados mais puros, claro que vou postar algumas misturas, mas nada muito excêntrico. E outra vou procurar seguir uma linha mas ou menos assim, Metal/Heavy metal/thrash metal, ou Rock/Hardrock/punkrock etc etc, e claro que vou postar alguns um pouco fora dessas linhas, como o Grunge e o Indie.
Mas crianças, por fim é isso mesmo, espero que tenham gostado, e até o próximo post!

Um comentário:

  1. raaaaar, que raiva dessa merda de Blogger, ainda não consegui editar do jeito que eu queria o texto ! ¬¬, vai assim mesmo, antes que eu quebre alguma coisa !

    ResponderExcluir