29 de junho de 2013

Acadêmia Brasileira de Letras: Há algumas Pedras no Caminho.


Perto de completar 116 anos, fato que se comemora em 20 de julho, a Acadêmia Brasileira de Letras (ABL), sedeada na Cidade Maravilhosa, elege o sociólogo, professor e ex-presidente da republica, Fernando Henrique Cardoso, para suceder um membro, o jornalista João de Scantimburgo, que faleceu em março desse ano.

O fato, infelizmente, não gerou polêmicas. Digo infelizmente, pois esperava, assim como demais pessoas das Letras, que a ABL fosse ocupada por quem fizesse jus à cadeira.


Fundada em 1897, seguindo os moldes da Acadêmia Francesa, por escritores como Machado de Assis, Lúcio de Mendonça, Inglês de Souza, Olavo Bilac, Afonso Celso, Graça Aranha, Medeiros e Albuquerque, Joaquim Nabuco, Teixeira de Melo, Visconde de Tauanay e Rui Barbosa, é composta por 40 membros efetivos e perpétuos e por 20 sócios estrangeiros. Sua finalidade é cultivar o português brasileiro e sua literatura. Atualmente é presidida pela escritora Ana Maria Machado, ela que diz que "Só se chega por acaso, pois é impossível encontrar o caminho sem se perder".

28 de junho de 2013

Henry VIII and His Six Wives

I thought his blue eyes were watching me


Henry VIII foi um dos Monarcas mais marcantes da história da Europa. Governou a Inglaterra de 1509 a 1547. Membro da dinastia Tudor, ele foi herdeiro de Henrique VII, este conquistou o direito à coroa por derrotar o exército do Rei Ricardo III, último da dinastia Plantageneta, e garantindo seus direitos ao casar com a filha de Eduardo IV, irmão mais velho de Ricardo III, que também havia sido Rei.


Enfim, Henrique VIII é conhecido por ter sido um dos mais rígidos reis da Inglaterra e a condenar à morte sem o mínimo de misericórdia quem se colocava contrário aos seus ideais. Ele foi responsável pelo rompimento da Inglaterra com a religião Católica e a criação da Igreja Anglicana cujo líder máximo era o Rei. 

24 de junho de 2013

Ao Vento



Palavras, vento
Palavras ao vento
Lançadas ao solo
Revertidas em sementes
Cultivadas como sonhos
Broto verde
Surgi
Urgi
A questão
Arrancá-lo como erva daninha
Ou ampará-lo
Sabedor de que seus frutos
Alimentar-nos-ão em presente-futuro
Por toda uma eterna vida
Levada não mais em vão?

Paula Junior

2 de junho de 2013

As Aventuras de Pi




Título Original: Life of Pi;
Lançamento: 2012;
Direção: Aang Lee;
Principais Atores: Suraj Sharma, Irrfan Khan, Rafe Spall, Adill Hussain;
Gênero: Aventura.





Uma bela produção cinematográfica, vencedora de 4 estatuetas do Oscar em 2013, “As Aventuras de Pi”, no original “Life of Pi”, traz uma excelente história para o espectador e um conteúdo muito rico.

Certa vez, em algum momento chegou uma informação até a mim de que uma obra artística tem seu valor cada vez maior de acordo com as inúmeras interpretações que ela permite ao seu observador. Em outras palavras, quanto mais interpretações plausíveis uma obra de arte ter, mais valiosa ela é.