13 de abril de 2012

Memorial Descritivo

Um memorial descritivo (MD) é um gênero textual que não é muito requisitado. Seu lugar de circulação mais comum é a Academia. Nele, estão os exercícios e a alimentação que você deve seguir para chegar a tal resultado físico? Não, não é bem isso.
A academia a qual me refiro é a científica, compreendida pelas instituições de ensino superior. Principalmente àquelas que correspondem a trinca que compõe a Universidade que é o ensino, pesquisa e extensão.
Esse gênero textual possui em partes a função do curriculum vitae diferenciando-se pelo fato de ser um pouco mais extenso e conter um maior número de informações a respeito da pessoa.
O memorial descritivo deve conter informações a respeito da vida pessoal de quem ele diz respeito. É escrito em primeira pessoa, o narrador fala de si mesmo. O interlocutor varia com a situação em que ela é empregada, conforme a finalidade do texto. Dentro da academia, ela pode ser utilizada para a disputa de vagas em cursos de pós-graduação, como, mestrado e doutorado; em outros casos, ela pode fazer parte da prova de redação do vestibular. Por isso, o interlocutor é uma pessoa instruída.

Outra característica importante a ser citada é que a linguagem utilizada no MD é formal e, por isso, não adequado fazer uso de gírias, jargões e expressões características da oralidade. Embora, a pessoa escreva a respeito de si, o texto deve ser autocrítico o que o torna avaliativo, desse modo, é preciso ter cuidado com a descrição a ser feita, os relatos a serem expostos, pois esses podem transmitir uma mensagem que não condiz com a realidade.
Para ilustrar a estrutura de um MD, tomamos como exemplo o texto de um vestibulando que tem por objetivo uma vaga no curso de Pedagogia à distância da UEM.
  •  Capa: Nome completo e resumo do texto todo;
  •  Breve fala da vida pessoal, desde a infância ao momento atual;
  •  Formação, aperfeiçoamento e atualização: informações a respeito da formação profissional, aperfeiçoamentos posteriores a essa formação e o que lhe mantém atualizado nessa temática;
  •  Atividades na área: aponta-se as atuações da pessoa que está concorrendo a vaga na área do curso que concorre;
  •  Aprovação em concursos;
  • Produção científica, artística e literária;
  • Motivos para a escolha do curso.
A grosso modo, essa é a estrutura de um memorial descritivo. Provavelmente, haverá particularidades por parte de uma instituição ou outra, mas essas características provavelmente serão elucidadas pela própria instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário