27 de novembro de 2012

Propaganda Eleitoral

Se você é profissional da Língua Portuguesa no Estado do Paraná e, conforme tem obrigação, já leu o documento que dá base para a prática dessa disciplina no estado, as Diretrizes Curriculares Estaduais, provavelmente já tem ciência de que há uma nova proposta para o Ensino de Língua Portuguesa. O trabalho passa a ser desenvolvido em cima dos gêneros discursivos. Enfim, outra hora escrevo um texto mais completo para os que quiserem entender mais a respeito da proposta voltada para a Análise Linguística e não para o ensino restrito à Gramática Normativa/Prescritiva.
Uma boa pedida para o professor de Língua Portuguesa é trabalhar esse gênero discursivo, propaganda eleitoral veiculada em canais de televisão. Uma desconstrução do Gênero para entender não só a estrutura composicional dele, mas também, as cargas ideológicas que o permeiam. "Não é mesmo, você eleitor de classe baixa, que provavelmente não entende o que eu escrevo, mas que poderia entender se tivesse tido aulas críticas e esclarecedoras sobra os segredos que a língua guarda?"



**Nota: Embora haja uma marcação a qual designe esse post a Gêneros Textuais, entende-se que a nomenclatura utilizada no post gêneros discursivos é mais adequada e a autoria desse texto tem total conhecimento sobre as diferenças teóricas e respectivas propriedades atribuidas ao que chamamos Gêneros Textuais e Gêneros Discursivos, duas coisas diferentes, oriundas de linhas de pesquisas diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário