27 de novembro de 2012

Propaganda Eleitoral

Se você é profissional da Língua Portuguesa no Estado do Paraná e, conforme tem obrigação, já leu o documento que dá base para a prática dessa disciplina no estado, as Diretrizes Curriculares Estaduais, provavelmente já tem ciência de que há uma nova proposta para o Ensino de Língua Portuguesa. O trabalho passa a ser desenvolvido em cima dos gêneros discursivos. Enfim, outra hora escrevo um texto mais completo para os que quiserem entender mais a respeito da proposta voltada para a Análise Linguística e não para o ensino restrito à Gramática Normativa/Prescritiva.
Uma boa pedida para o professor de Língua Portuguesa é trabalhar esse gênero discursivo, propaganda eleitoral veiculada em canais de televisão. Uma desconstrução do Gênero para entender não só a estrutura composicional dele, mas também, as cargas ideológicas que o permeiam. "Não é mesmo, você eleitor de classe baixa, que provavelmente não entende o que eu escrevo, mas que poderia entender se tivesse tido aulas críticas e esclarecedoras sobra os segredos que a língua guarda?"



**Nota: Embora haja uma marcação a qual designe esse post a Gêneros Textuais, entende-se que a nomenclatura utilizada no post gêneros discursivos é mais adequada e a autoria desse texto tem total conhecimento sobre as diferenças teóricas e respectivas propriedades atribuidas ao que chamamos Gêneros Textuais e Gêneros Discursivos, duas coisas diferentes, oriundas de linhas de pesquisas diferentes.

13 de novembro de 2012

Star Wars - Episódio 7

Sabemos que o universo Star Wars tomou dimensões acima de si. O seu criador George Lucas, que cá entre nós, deve ser elogiado pelas suas criações, não só pelo universo de Star Wars, mas também, pelo clássico Indiana Jones, vendeu sua empresa, a Lucasfilm, por um montante de 4 bilhões de dólares. Trazendo para a moeda corrente no Brasil, algo em torno de 8 bilhões de reais. Além do dinheiro, George Lucas agora tem participação dentro da empresa Disney, tendo uma porcentagem das ações, fato não muito comum para pessoas físicas. Feito que poucos conseguiram, como por exemplo, Steve Jobs.
A empresa compradora é a Disney. Muito se especulou com a venda da empresa e, consequentemente, o repasse dos direitos de Star Wars e Indiana Jones para a Disney. Alguns afirmam que seria "infantilizar" a saga. Contudo, há muitas características que preservam a espectativa das crianças. Trabalho em uma instituição que atende crianças que estão no ensino fundamental I, eles assistiram o primeiro episódio e acreditem a recepção não foi ruim. Algumas cenas levaram as crianças à festa. Além disso, a Marvel responsável pelos filmes de grandes heróis, criados por ela, pertence à Disney e trouxe nos últimos anos bons filmes, como, "Homem de Ferro", "Os Vingadores" e "O Espetacular Homem-Aranha". Então, um próximo filme representaria mesmo uma queda na qualidade de um filme da saga "Star Wars"?