1 de maio de 2012

Sr. & Sra. Smith







Título Original: Mr. & Mrs. Smith;
Lançamento: 2005;
Direção: Doug Liman;
Principais Atores: Brad Pitt, Angelina Jolie, Vince Vaughn, Adam Brody;
Duração: 115 minutos;
Gênero: Ação e Comédia-Romântica;








Sr. e Sra. Smith é um filme norte-americano estrelado por Brad Pitt e Angelina Jolie. John e Jane Smith são profissionais muito bem sucedidos nas suas áreas de atuação. Ele, engenheiro, e ela, empresária de sistemas em informática. Estão casados há "cinco ou seis anos" e ambos escondem um segredo: são espiões. Acabam descobrindo o segredinho um do outro, quando são enviados para a mesma missão e quase se matam. Segundo as regras de espionagem, quando alguém interfere na sua missão, você deve liquidá-lo. Isso é o que acontece, eles se caçam até decidirem que não conseguem resistir ao amor deles.
A principal característica do filme é a de conseguir reunir elementos da comédia-romântica e ação, o que o torna equilibrado e prazeroso para quem assiste. Momentos de ação em que os personagens demonstram suas habilidades referentes a espionagem e aos crimes sem deixar rastros, apenas um cadáver; e os diálogos que preenchem a relação de um homem e uma mulher.
Sua introdução é fantástica, os personagens estão numa terapia de casal e as questões feitas pelo terapeuta e as respostas já causam humor. A última pergunta concerne a como eles se conheceram, o que é respondido na cena seguinte em que um helicóptero passa e aparece a legenda na tela "five or six year ago" e a voz do narrador dizendo "cinco ou seis anos atrás". Percebe-se aí, como estão bem concatenadas as cenas.
Outra característica muito bem explorada pelo roteirista Simon Kinberg é a de retomar as falas dos personagens que causam um efeito cômico nos espectadores, por exemplo, John e Jane se conhecem e acabam se envolvendo, eles têm uma noite de amor, na manhã seguinte, Jane pergunta se eles se conhecem e ele responde: "desde a noite passada". Essa fala surge novamente, quando eles depois de aceitarem que não vão matar um ao outro, a Senhora Smith pergunta se eles se conhecem e ele diz a mesma resposta. Agora, realmente, eles se conhecem ou pelo menos sabem a verdadeira profissão do outro.
O ponto forte do filme são as cenas de ação que às vezes faz com que percamos o fôlego e, principalmente, ao meu ver, os diálogos, que fazem com que tenhamos ataques de risos.
No fim, eles vão ao terapeuta novamente e acabam expondo um pouco sobre o relacionamento deles. John, por exemplo, afirma: "olha, não vou mentir pro senhor, teve vezes que eu quis, brrrs... matar ela".
Em suma, um excelente filme com um bom roteiro e boas atuações. Recomendo.

Sr. & Sra. Smith

3 comentários:

  1. Esse filme é muito bom.
    Como tu disse no final um filme com muita ações, bom roteiro e boras atuações.
    Lembro-me que a 1° vez que assisti foi só por causa do Adam Brody que fazia The O.C eu era louca por ele.

    ResponderExcluir
  2. É verdade.. e o filme é mais ou menos da época do apogeu do The O.C.

    ResponderExcluir
  3. Quando eu assisti, senti raiva. Não lembro bem a razão, ou talvez não seja bom relembrar os motivos. Mas sei que a música era incrível, daquela cena em que eles dançam pela primeira vez... tipo assim, tudo a ver, né? Hahaha! Reparei em coisas diferentes, já que não sou fã de filmes de ação.

    E olha, sobre meu jeito poético de escrever... hahaha! Achei graça, pois não é sempre que acontece. E quando acontece, é muito sem querer! Relendo a forma que escrevi aquele post agora, me pareceu também, poético e um tanto rimado. Mas fico feliz que não seja uma regra :)

    Abs!

    ResponderExcluir